OLHOS ABERTOS E FECHADOS: ARTIGO DE OPINIÃO. E a crônica a partir de 1930

SUMÁRIO A crônica a partir de 1930

Luiz Carlos Simon - Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

E-mail: danieldutra316@gmail.com.

2013 é o ano dos centenários de nascimento de dois grandes escritores que se tornaram expoentes como cronistas, Rubem Braga e Vinicius de Moraes.

http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL11.pdf

__________________

EDITORIAL: Quero ler um bom texto.

Veja este belo artigo de opinião - 31/03/2015

OLHOS ABERTOS E FECHADOS

Bruna Santana Capeleti, escritora jovem sucesso.

Novamente, encontro-me como o resto da sociedade de olhos abertos, mas, ao mesmo tempo, fechados. Tudo isso acontece por acaso e, quando vemos tudo, já mudou. Hoje é assim.

Enquanto os metrôs, pessoas e carros correm, paro por um segundo para observar tudo isso! Talvez a gente tenha esquecido como nos comunicamos sem usar a tecnologia. Mas, não vamos culpá-la, porque tudo tem seu lado bom. Imagina falar com alguém que está a quilômetros de distância, seria um tanto impossível.

Ao mesmo tempo que nos tornamos mais evoluídos, estamos esquecendo como amar. As pessoas são separadas pelo dinheiro, acabando por ignorar as que possuem menos condição, ao contrário de ajudá-las, como deveria ser. Essa é a parte dos olhos fechados.

Ainda que tudo isso esteja acontecendo, permanecemos de olhos abertos ao que nos faz bem: aquela felicidade repentina de que algo que você esperava muito aconteça. Por exemplo, o sorriso sincero, a felicidade de estar com quem se ama...

Isso não se perdeu. Talvez seja isso que nos mantenha sendo humanos, já que podemos tropeçar e cair e sempre haverá algum amigo, pronto para nos ajudar. Somos feitos de erros, e separarmos pra pensar, podemos levar as coisas até onde desejarmos, mesmo que, por causa desses erros, isso demore um pouco mais. Isso é sonhar. É não desistir, é não cair. "é correr à frente de nós mesmos ou ter coragem ir em frente quando tudo parece dizer não. Há uma luz de esperança nas crises. E logo mais, o seu sonho estará em suas mãos. Basta você manter os olhos abertos!

CORREÇÃO DO TEXTO: PROF. J B Pereira.

Texto autorizado e assinado pelos pais:

Jessi Capeleti e Karka Santana Capeleti.

_____________

MINHA GRATIDÃO A BRUNA E AOS SEUS PAIS POR PARTILHAREM O SABER VIVER, SABER SONHAR E SABER VER O MUNDO COM A ELEGÂNCIA E GENTILEZA DE QUEM AMA E MEDITA SOBRE A EXISTÊNCIA, VALENDO-SE DO DOMÍNIO DA LÍNGUA PORTUGUESA.

TODO TEXTO É UMA CONTRIBUIÇÃO ÉTICA À CULTURA DE VALORES E TROCA DE EXPERIÊNCIAS SAUDÁVEIS.

http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL11.pdf e Bruna Santana Capeleti
Enviado por J B Pereira em 31/03/2015
Reeditado em 02/04/2015
Código do texto: T5189797
Classificação de conteúdo: seguro