ORIGEM DOS DIAS DA SEMANA

Você leitor, pode um dia já ter perguntado ou pensado em perguntar a alguém a razão pela qual chamamos os dias da semana de “feira”, não é? -E por que são sete?

A razão de serem sete dias ainda não está totalmente elucidada, porém parece originarem-se de alguns números “mágicos”: sete foram os dias que Deus gastou para criar o mundo (diz a Bíblia-livro Gênesis-Moisés => Deus criou o mundo e descansou no sétimo dia); sete são as Notas Musicais; sete são os Mares, sete seriam os Céus, sete são as Cores do Arco-íris, etc..

Existe até uma recorrente piada de que somente dois dias da semana não tem feira: o Sábado e o Domingo (diametralmente oposto à realidade dos fatos, pois Sábado e Domingo são os dias em que as feiras têm maior movimento, mormente nas grandes cidades do Brasil). Embora em outras línguas os nomes dos dias da semana originam-se de “números cabalísticos ou mágicos” e nomes de planetas, alguns desses países acabaram por alterar o nome do dia da semana por motivos religiosos ou “seculares” (rejeição ou indiferença à religião ou ponderações teológicas).

Na língua portuguesa, a origem dos nomes dos dias da semana vem da Idade Média. No começo do cristianismo, a páscoa era uma celebração das mais sagradas. Todos faziam o possível e o impossível para reduzir o trabalho ao extremamente necessário, par apoderem se dedicar totalmente às orações. Dessa maneira, a Páscoa durava uma semana (que quer dizer sete manhãs). Esses dias eram os feriae (feriados em latim). Para enumerar os feriae, iniciou-se pelo sábado, como os hebreus faziam. O dia seguinte ao sábado seria o feria-prima (domingo), depois o feria-secunda (segunda-feira) e assim por diante.

A palavra domingo é originária do latim "dies Dominicus (ou Dominica)", que significa "dia do Senhor" e é considerado o último da semana para os cristãos, ou seja, o sétimo; quando Deus descansou da criação do mundo. Era no dia da missa que havia maior aglomeração de pessoas e, por isso, os agricultores se reuniam em torno da igreja para vender seus produtos - o primeiro dia de feira. O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira. E daí por diante até chegar o sábado, cuja origem é o termo hebraico shabbatt, considerado o último da semana para os judeus. O imperador romano Flávio Constantino, após se converter ao cristianismo, substituiu a denominação feria-prima por dominica (dia do Senhor), que foi adotado pelos povos latinos. Do latim para o Português, feria virou feira. Em espanhol, francês, romeno e italiano, os dias também são contados pela ordem astrológica, porém Sábado e Domingo seguem a mesma lógica do idioma Português.

Em Inglês, alguns dos nomes dos dias da semana derivam de deuses Anglo-Saxões. Thursday (Quinta-Feira) e Friday (Sexta-Feira) originaram-se dos deuses Escandinavos; Thor e Freyja, por exemplo. O nome Saturday (Sábado) é uma exceção entre os outros, pois deriva de Saturno (Saturn), um deus Romano. Nos países de língua inglesa os dias da semana são: Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, Saturday e Sunday. A maioria dos calendários nos Estado Unidos e Canadá marcam o Domingo (Sunday) como o primeiro dia da semana, embora no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e América do Sul, o primeiro dia da semana é a Segunda-Feira (Monday).

OS DIAS DA SEMANA

Domingo: o nome Sunday vem de Sunnandæg, palavra do Inglês Arcaico. Como a palavra sun significa sol e day significa dia, Sunday quer dizer "Dia do Sol" ("Day of the Sun"). A expressão "Day of the Sun" originou-se do Latim Dies Solis. Nos idiomas Alemão e Inglês, Domingo significa "Dia do Sol".

No Espanhol, Italiano, romeno e Francês, Domingo significa "Dia do Senhor".

Segunda-feira: significa "dia da lua" nestes idiomas. Em espanhol (lunes), italiano (Lunedi), romeno e francês. O nome Monday vem de palavra do Inlglês Arcaico. A primeira parte desta palavra vem de moon (lua em inglês). Assim, Monday significa "Dia da Lua" ("Day of the Moon"). Monday é uma tradução da expresão em Latim Dies Lunae.

Terça-feira: no Alemão e no Inglês, terça-feira significa "Dia de Tiw". O nome Tuesday vem de Tiwesdæg, palavra do Inglês Arcaico que significa "Dia do Tiw" (Tiu's day). Tiw (também conhecido como Tew, Tyr ou Tywar), foi um deus da guerra e da glória na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. Tuesday é baseado no nome Dies Martis, do Latim, "Dia de Marte" ("Day of Mars"), o deus da guerra Romano. No Espanhol, Italiano, romeno e Francês, Terça-feira significa "Dia de Marte". Em alemão é Dienstag; em Francês é Mardi, em Italiano é Martedi, em Espanhol é Martes e em romeno é Marti. Em Inglês é Tuesday.

Quarta-feira: em francês, espanhol e italiano, significa "dia de Mercúrio". Em Inglês, o nome Wednesday vem de dnesdæg, palavra do Inglês Arcaico que significa o dia do deus Germânico Woden, mais conhecido como Odin, que era o deus mais alto da mitologia norueguesa e um proeminente deus dos Anglo-Saxões e outros povos na Inglaterra até o século XVII. Wednesday é baseado no nome Dies Mercurii, do Latim, "Dia de Mercúrio" (Woden's day, em Inglês).

Quinta-feira: em espanhol, italiano, romeno e francês, significa "dia de Júpiter". O nome Thursday vem de dnersdæg, palavra do Inglês Arcaico que significa dia do Tunor, conhecido como Thor no Inglês Moderno (Modern English). Thor é o deus dos trovões na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. Thursday é baseado no nome Dies Iovis, do Latim, "Dia de Júpter" (Thor's day). No panteão Romano, templo dedicado aos deuses na Roma antiga, Júpiter era o deus mais importante e mantinha seu poder por causa dos seus raios, os quais eram temidos por todos.

Sexta-feira: em espanhol, italiano, romeno e francês, significa "dia de Vênus". O nome Friday vem de Frigedæg, palavra do Inglês Antigo que significa "Dia de Frige" (Freya's day), a deusa germânica da beleza. Na verdade, trata-se de uma adaptação do latim Dies Veneris (Dia de Vênus). Frige ou Frigg era a deusa nórdica do amor, correspondente a Vênus da mitologia romana, deusa da formosura, do amor e dos prazeres.

Sábado: provém do hebreu “shabbatt” (último dia). Seria o último dia da semana para os hebreus. A tradução Anglo-Saxã original de Saturday era Sæturnesdæg, que em Latim significava Dies Saturni, "Dia de Saturno" (Saturn's day). Saturday é o único dia da semana que possui origem Romana, vem de Saturno. Provavelmente os Anglo-Saxões adotaram esse nome porque não havia nenhum deus norueguês que correspondesse ao "deus Romano da agricultura".

- Os leitores que gostarem (e os que não gostarem), podem deixar seus comentários. Quem sabe eu me animo a pesquisar e escrever sobre os nomes dos meses... .

BIBLIOGRAFIA

- http://solinguainglesa.com.br/conte...

- http://revistaescola.abril.com.br/l...

- "Pergunte a ZH", Jornal Zero Hora.

- www.soliteratura.com.br

- Observações pessoais do autor.

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 31/03/2015
Reeditado em 09/05/2015
Código do texto: T5190253
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.