Certa vez eu disse a um professor querido:
_ Professor, eu tenho dúvidas.
_ Você não está mal, pois eu tenho dúvidas e dívidas.
 
A resposta bem-humorada permite lembrar que, comparando as duas palavras, apenas o U e o I são diferentes.
Interpretando com rapidez, os significados ressaltarão dois caminhos, mas, refletindo melhor, perceberemos interessantes coincidências.
 
Quem possui uma dúvida, nutre uma incerteza, ou seja, ele não sabe exatamente o que pensa que sabe.
Quem possui uma dívida também nutre uma incerteza, pois não sabe se vai pagar ou quando vai pagar o débito.
 
Eliminando a dúvida, a pessoa cresce a riqueza no campo das idéias.
Eliminando a dívida, a pessoa cresce a riqueza no terreno das finanças.
 
Ter uma dúvida costuma causar inquietação.
Ter uma dívida costuma afastar o sono durante várias noites, gerando, então, uma tremenda inquietação.
Façamos, porém, uma observação importante.
O mau pagador não sofre qualquer incômodo íntimo.
O velhaco, treteiro, caloteiro dorme sereno o sono dos patifes, contudo o credor frustrado fica triste, desesperado, pode até passar a ser violento e vingativo.
 
O bom pagador realmente sofrerá a angústia de não poder honrar a dívida que assumiu.
 
 
Afastar a dúvidas faz a mente compreender melhor.
A pessoa desenvolve as saudáveis certezas.
A dívida pendente gera também a certeza. O credor garante que não cairá mais nessa, no entanto ele age igual ao cidadão o qual fecha a janela depois da invasão.
 
* Merecer a atenção gentil de vocês me emociona demais. Com afeto e dedicação, tento, criando bons textos, pagar essa carinhosa dívida.
 
Acreditem! Nesse sentido eliminem qualquer dúvida.

Um abraço!

 
Ilmar
Enviado por Ilmar em 23/06/2015
Reeditado em 23/06/2015
Código do texto: T5286725
Classificação de conteúdo: seguro