ORIGEM DOS NOMES DOS MESES

O calendário gregoriano (o qual seguimos ) é uma reforma do calendário juliano, razão pela qual, os nomes dos meses tem origem no latim, na mitologia dos romanos. O calendário Juliano foi criado por Júlio César. Aqui o Tio Babá mostra a origem dos nomes dos meses.

Segue:

• Janeiro (Ianuarius): é uma homenagem a um dos principais deuses romanos, Janus. Ele é tido como Guardião do Universo e o deus dos Inícios, da primeira hora do dia e do primeiro mês do ano. Era um Deus de duas faces, uma voltada para frente e outra para trás. Ele era ainda o protetor das entradas das casas e cidades.

• Fevereiro (februarius): referência ao festival que ocorria nesta época em Roma chamado «Februália ou Purificação». Na ocasião, eram oferecidos sacrifícios aos mortos para apaziguá-los. No calendário dos antigos romanos, era o último mês do ano. Nessa ocasião eram celebradas festas para espantar os maus espíritos e promover a fertilidade das mulheres.

• Março (Martius): em Roma, era o mês dedicado a «Marte, deus da guerra». Nesse mês, escudos sagrados, eram carregados pelos sacerdotes em volta da cidade em sua homenagem. Em Roma, março é o início da primavera; evento apropriado para se iniciar um novo ano, e para começar campanhas militares.

• Abril: existem duas possibilidades para explicar o nome. O primeiro seria uma homenagem a «Afrodite, deusa do amor», a quem o mês é consagrado. Abril também pode ser derivado da palavra latina aperite, ou aperire (abrir), referência à abertura das flores. Já que é primavera no Hemisfério Norte. É consagrado à deusa Vênus.

• Maio (Maius): acredita-se que seja uma referência a uma antiquíssima deusa romana chamada Maia, mãe do deus Mercúrio e/ou Hermes.

• Junho: Uma provável homenagem à deusa Juno, protetora das mulheres em geral, especialmente das esposas legítimas. Todas as mulheres tinham a sua Juno, uma espécie de anjo da guarda, pois protegia os casamentos, as parturientes e os recém-nascidos.

• Julho: Inicialmente chamado de Quintilis, por ser o quinto mês, foi rebatizado em homenagem ao imperador romano Júlio César, que nasceu no quintilis. O s romanos, após a morte de Júlio César, passaram a chamar o mês de “Júlio mensis”, ou mês de Júlio César.

• Agosto: O nome Sextilis foi substituído para auto-homenagear o imperador César Augusto (63 a.C a 14 d.C), um dos maiores gênios administradores da história. Ele reformou a estrutura de governo do Império e somou a ele novos territórios.

• Setembro: o nome vem do latim septem ou sete. Antes do calendário implantado por Pompílio, esse era o sétimo mês.

• Outubro: refere-se a o latim octo (oito).

• Novembro: vem do latim nove.

• Dezembro: referência ao número dez ou decem em latim.

Bibliografia

- Baú De Retalhos Literários

-kid-bentinhoblogspot.com

Criado e publicado em 17-02-2016

-----------------------------------------------------------

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 17/02/2016
Reeditado em 22/02/2016
Código do texto: T5546912
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.