Corpus Christi

"Do latim:Corpo de Cristo, Santa Ceia do Senhor, ou Eucaristia?

Evento religioso, dogma, ritual, memorial, tradição, costume, heresia?

Sacramento, ordenança, exigência ou preceito?

Blasfêmia, desobediência ou simples má-interpretação?

Simbologia, hermenêutica literal ou extensiva, lembrança apenas, ou dominação despida de fundamento teológico?

Procissão sem previsão bíblica, porque precisamente 60 dias depois do domingo de Páscoa? Novo sacrifício e adoração ao pão e vinho na eucaristia-transubstanciação? O corpo de Cristo se juntaria ao pão e ao vinho, ou é ele o próprio pão?Segundo esta teoria Jesus estaria presente fisicamente na Ceia; concordo. Mas conferiria poder sobrenatural aos que dela participam; Não concordo, a Bíblia não trata assim. Ademais, quem não participe da Ceia não teria a grata surpresa da presença Dele? Estaria excluído da presença de Deus? A presença de Cristo por meio da Santa Ceia é real- consubstanciação- testifica a crença no Jesus Cristo crucificado, no entanto não confere super- poder apenas neste momento, nem somente aos que dela participem, já que todos têm a presença do Espírito Santo a partir da aceitação, e não só, quando ceiam, Mateus 18.20.

Manifestação cristológica, obediência cega, interpretação errônea aos preceitos bíblicos ou simplesmente idolatria?

Alienação desmedida, costume amplamente aceito ou cultura sedimentada? Saiba o que está por detrás do texto”.