Não posso celebrar o São Joao !

"Parece que muitos se esqueceram que, aquele João Batista, que pregava no deserto acerca da vinda do Messias, Jesus Cristo, o qual viria buscar o seu povo escolhido e preparado, que padeceria no madeiro e ao terceiro dia ressuscitaria foi morto justamente porque incomodou os Grandes e Poderosos da época. Acredita que pediram a sua cabeça numa bandeja e assim aconteceu? Foi morto só porque era profeta e preparava o caminho do Senhor. Foi ser arauto, propagador, pregador do Messias e perdeu a sua vida por amor ao Senhor.

E é, justamente, esta a festa que muitos, hoje, celebram chamada São João. O próprio João Batista que foi decapitado simplesmente porque viveu o "eis-me aqui" preparando o caminho para o Salvador, tentando corrigi o erro humano esclarecendo acerca do Reino de Deus e do arrependimento dos homens que deveria, de fato, acontecer o quanto antes.

A Igreja mudou, as tradições alteraram ao longo do tempo o fato, deram novos sentidos, mas o significado remonta a este acontecimento e à sua pessoa: o nosso irmão João Batista, primo de Jesus.

E, celebrar o São João além de concordar com a morte de João Batista é abolir a mensagem e o seu exemplo, enquanto servo do Senhor, anular a sua voz que ecoava no deserto e, mais, se curvar ao pecado da idolatria, a partir do momento em que você considera, mesmo que simbolicamente, este São João, como um santo, neste momento de festejo que, fora das questões culturais e de tradição ou regionalismo, trata-se, na verdade, de uma forma velada de desconhecer o acontecimento real, qual seja, a celebração da morte de João Batista e do seu legado de serviço prestado em prol da causa do Mestre Jesus, seu primo, profeta que predisse a sua vinda e do arrependimento e conversão a Cristo que deveria ocorrer no dia chamado hoje.

Assim, é por isso que eu não posso me deixar levar pela modinha ou costume do momento, do evento, da tipicidade junina e me esquecer do que está por detrás do fato, o que ele realmente significa e quer significar para mim.

Não posso festejar o junino, não devo matar João na memória, na lembrança e no coração como muitos que celebram a sua morte quando celebram o São João. Ele merece todo o meu respeito e admiração. Não o matarei assim como os Poderosos de seu tempo o fizeram.

Você sabia ? Por isso não posso celebrar o São João executando, novamente, João Batista."