A Arca de Zândrus - Volume 1 - O Guardião - Apresentação

Estimado/a leitor/a,

É bom avisar que A ARCA DE ZÂNDRUS se trata de uma obra de ficção. Quem tem amarras e grilhões em sua mente considere-se avisado/a de que está prestes a fazer uma longa, mas prazerosa e alucinante viagem à ilha de Fesgra, um lugar fascinante, repleto de lendas, povos e criaturas que irão prender a sua atenção.

Desde já, muito obrigado pela divulgação que tem feito ou que virá a fazer desta obra!

O mercado editorial brasileiro é – como em muitos setores de nossa sociedade – curioso: a cada ano, vende mais livros, fatura mais. Todavia, reduz seu investimento em autores/as brasileiros/as, em especial novos autores/as. Mais vale investir milhares de reais em obras estrangeiras que venham com um aporte de merchandising do que apostar em novos talentos de nosso país.

Ok, sabemos que há muitas obras por aí, de autoria brasileira, que envergonham nossa literatura. Mas tenho visto muitos trabalhos bons, maravilhosos, de talentos anônimos. A internet, o orkut são ótimas ferramentas para divulgar esses trabalhos que, infelizmente, não conseguem conquistar o apoio de editoras tradicionais, dispostas a investir na publicação, distribuição e comercialização dessas obras.

Por isso decidi colocar a mão no bolso (que estava vazio!) e investir nesse trabalho. A ARCA DE ZÂNDRUS é uma Edição Independente ou Edição do Autor; fique à vontade com uma das duas terminologias.

Tudo começou quando eu e mais alguns amigos nos cansamos de jogar os mesmos roteiros prontos de RPG que existem por aí, pensados e executados lá fora e traduzidos por editoras aqui. Decidimos fazer um mix das regras dos diversos tipos de RPG, pegando isso ou aquilo de cada uma, que nos fizesse sentir mais à vontade, com uma sensação de menos “burocracia”, assim digamos.

Ok, já tínhamos nossas regras e formato de como jogaríamos nosso jogo. Faltava apenas criar um cenário, um enredo, personagens, npc’s, itens, desafios, premiações... ufa!

Criei o enredo central e principais personagens. Começamos a jogar nos finais de semana. Durante a semana cabia a mim, Mestre do Jogo ou Narrador (fique à vontade com uma dessas duas terminologias também...), dar continuidade à história. Meu desafio era criar novos desafios, que estivessem à altura do desenvolvimento das personagens.

Foi quando vi que dava pra escrever um livro, baseado no que estávamos jogando. E assim o jogo foi ajudando a criar o roteiro... e o roteiro foi ajudando a melhorar o jogo! Foi questão de tempo perceber que a história era complexa e longa, rica em personagens, situações e aventuras o suficiente para ser uma saga!

Daí que A ARCA DE ZÂNDRUS será apresentada em 4 volumes!

O primeiro deles é O GUARDIÃO, e dá início à saga, apresentando a problemática da soltura do Guardião de sua prisão – olhem só, a Arca! – e a necessidade de recapturá-lo antes que ele solte outros demônios aprisionados em outros lugares – os Templos Sagrados.

Ok, seria demais fingir que ele será capturado antes de soltar os outros demônios, né? Tudo bem, confesso desde já: ele vai soltar os outros demônios.

Calma, não estou estragando nenhuma surpresa.

O grande lance é ver o que acontece após a soltura de cada um desses outros demônios; descobrir a razão real do Guardião soltá-los; acompanhar a evolução das personagens; desvendar os mistérios que vão sendo apresentados no decorrer da narrativa; envolver-se nas tramas, intrigas e, claro, romances – afinal, ninguém é de ferro, né?

Pois bem, estamos disponibilizando os capítulos do Volume 1 – O Guardião, para que qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, possa ler essa história.

Disponibilizamos de imediato os 3 primeiros capítulos. A cada sábado, então, colocaremos um novo capítulo. Isso se a procura for grande (portanto, divulguem!) Disponibilizaremos dessa forma até o penúltimo capítulo (você acha que eu perderia a oportunidade de brincar com a sua curiosidade e simplesmente lhe mostrar logo o desfecho do Volume 1?)

O último capítulo do Volume 1 será disponibilizado no mês que antecederá o lançamento do Volume 2.

E QUANDO ISSO OCORRERÁ ? ? ?

Calma. A previsão do lançamento é para abril de 2008. Lembre-se que você esperou uns bons meses para nascer. O que serão mais alguns até ler o desfecho do Volume 1?

Após a leitura, comente com seus amigos/as, participe ou crie tópicos nas comunidades do orkut (

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=29051500 ou www.orkut.com/Community.aspx?cmm=18414782), mande e-mails pra mim! Adoro responder aos e-mails! (arcadezandrus@gmail.com).

Se você for bom em desenhos e quiser mandá-los para serem expostos no site, serão muito bem aceitos! O mesmo vale para comentários sobre o livro e personagens!

Se você gostar da história, ajude a divulgar esse trabalho.

E o mais importante! Divirta-se com essa história!

Tenha uma excelente leitura!

Peter Ângelo