Palmeira Balançando


Juju estava muito cansada e acabou pegando no sono na casa da vovó.

No outro dia, abriu os olhos e meio dormindo, abriu as cortinas da janela

Olhou para fora e o dia estava lindo! Cobriu a cabeça e voltou a dormir.

Mas, num repente lembrou do que viu e fez com que pulasse da cama.

Olhou novamente para fora e percebeu algo estranho. E gritou: Vovó?!

A palmeira do outro lado da rua balança demais! É alguém batendo nela!

Tem algo muito estranho acontecendo lá... Nem vento tem! Preciso conferir...

Vestiu um roupão comprido, chapéu, chinelo e foi pisoteando pela grama.



Atravessou a rua, subiu no muro, mas não conseguia ver como estava

Quando um enorme galho que não parava de balançar, bateu nela

Jogando-a para bem longe, se machucando toda. Mas voltou a insistir.

Queria ver o que estava acontecendo, os galhos pareciam pedir socorro!

Absurdamente assustador, o balanço da palmeira quando chacoalhava.

Então, algo que não cogitava ser a causa dos chacoalhamentos dela

Um cachorro enorme estava todo enrolado em uma corrente, a grunhir.

Desesperada, não sabia o que fazer. Pensou: Pulo o muro, solto e corro.



Foi então que ela ficou paralisada com a cena que presenciou:

O cachorro era enorme, dava medo, no entanto quando ela se aproximou.

Ele, imediatamente parou, e parecia chorar, seu pescoço estava sangrando.

A coleira que usava estava muito apertada, e os movimentos que ele fazia

Provocavam muita dor em seu pescoço. Imediatamente ela afrouxou e o soltou

O cachorro nem se mexeu, apenas deitou sua enorme cabeça no chão e se aquietou

Não mais sofrendo... Não latia... Libertou-se... Mão caridosa o acariciou..