2020: O ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL. O Lugar onde moro! - Produções escritas dos alunos: ESCOLA ESTADUAL “PROF. HÉLIO PENTEADO DE CASTRO”

2020: O ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL. 16/10/2019 . A ASSEMBLEIA GERAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) DECLAROU 2020 COMO O ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE. A DATA FOI PROCLAMADA A PARTIR DE ESFORÇOS CONJUNTOS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (FAO) E DO SECRETARIADO DO INTERNATIONAL PLANT PROTECTION CONVENTION (IPPC). A INICIATIVA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO DAS NAÇÕES, PARA GARANTIR A SAÚDE DAS PLANTAS, PROTEGENDO A BIODIVERSIDADE E O MEIO AMBIENTE. ALÉM DISSO, PROPÕE AÇÕES QUE FAVOREÇAM A SEGURANÇA ALIMENTAR E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL. FONTE: HTTP://WWW.PEAUNESCOSC.COM.BR/2019/10/16/2020-SERA-O-ANO-INTERNACIONAL-DA-SAUDE-VEGETAL/

OMS – 2020: ANO INTERNACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA. PUBLICADO EM 06/01/2020. A ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS) E A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) CELEBRARÃO EM 2020 O ANO INTERNACIONAL DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA. FONTE: HTTPS://NACOESUNIDAS.ORG/OMS-DEFINE-2020-COMO-ANO-INTERNACIONAL-DOS-PROFISSIONAIS-DE-ENFERMAGEM-E-OBSTETRICIA/

_____________

NOME: Talita Menighini Vieira

TURMA: 2º Ano B

O Lugar onde moro!

O lugar onde moro é muito conhecido como “O lugar onde o peixe para...”, seu principal ponto turístico é a Rua do Porto, sua beleza é marcada pelo rio, o Rio Piracicaba.

Nasci aqui mesmo, gosto bastante daqui, das pessoas, da comida, dos pontos turísticos etc.

O bairro onde eu moro é calmo, tem bastante chácaras, as pessoas são simpáticas (algumas) e, apesar de ser um bairro calmo, as notícias aqui correm rápido.

Atualmente, moro com a minha mãe. Meus pais se separam quando eu tinha nove anos, eu senti muito, mas hoje me sinto bem, sinto que superei isso, é claro que sinto saudades dos meus pais juntos, saudades de como eram as coisas antes, mas sou grata, que mesmo com tudo isso, ainda tenho contato com meu pai.

O futuro é algo que já está próximo e, é claro que já estou pensando bastante no assunto. Quando eu criança, eu pensei em ser professora, mas isso mudou quando me tornei adolescente, comecei a querer algo que me fizesse ajudar pessoas, salvar vidas, eu escolhi a medicina, em especialização na cardiologia.

Embora eu ame demais os animais, queria poder ajudar todos, poderia até ter escolhido a medicina veterinária, mas sei que não aguentaria ver um animalzinho partir. Por esse motivo, eu escolhi salvar vidas (pessoas).

Eu sei que irei enfrentar diversos obstáculos, irei errar muito, mas todos os erros servirão de aprendizado e todos os obstáculos irão valer a pena.

Eu não tenho certeza se irei morar aqui sempre, e nem mesmo se estarei aqui sempre, mas sei que minha cidade, o lugar onde nasci, será sempre o meu lugar.

_________________________________

NOME: Ariani Souza Oliveira

TURMA: 3º Ano B

O Lugar onde moro!

O lugar onde moro é uma região do interior de São Paulo, chamada Piracicaba. Tem um número considerado de habitantes e a cada dia crescendo mais, tanto os bairros quantos os moradores.

Piracicaba é uma cidade turística e procurada por sua cultura, comidas típicas (regionais), história e tranquilidade.

Nasci e cresci aqui, já vi os altos e baixos dessa cidade e mesmo assim, a cidade evoluiu. Hoje temos faculdades, empresas grandes, oportunidades de empregos e uma ótima agronomia.

Estou cursando o terceiro ano do Ensino Médio em uma escola sendo considerada de preferia, pretendo fazer um curso técnico de Veterinária, pois gosto muito de animais e pretendo fazer o possível para ajudar. (Mesmo que) Muitos dizem que seja impossível , porém independente do seu bairro, escola, cidade ou estado, com esforço, todos somos capazes de conquistar os nossos objetivos.

__________________________

NOME: Ana Caroline Fedatto Nadalini

TURMA: 3º Ano C

O Lugar onde moro!

Moro no interior de São Paulo, em uma cidadezinha que não é tão “inha” assim. Conhecida principalmente pela plantação de cana, pela pamonha e pelo seu peixe.

Vivo em Piracicaba, desde que nasci, meus pais nasceram e se criaram aqui. Amo a minha cidade e amo a sua cultura, o seu sotaque não tem para ninguém.

Essa cidade carrega consiga muitas histórias, seus engenhos nos lembram de um passado não muito distante. A lei da escravidão foi assinada, mas, para alguns é que somos todos iguais.

Meu bairro fica no fica no interior da cidade, é uma vizinhança bem tranquila, sem brigas, todos se conhecem. A escola onde estudo não fica longe da minha casa, seis quarteirões no máximo. Lá aprendi de ajudar as pessoas, mas fazer decide ser psicóloga, contribuir para salvar vidas de alguém não tem preço. Espero sentir essa sensação um dia! É claro que “muitas águas vão passar” e muita coisa precisa mudar, mas ainda sim, não deixo de amar meu lar.

_____________________________

ATA DA OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA 2019

Aos oito de agosto de dois mil de dezenove, reuniu-se a comissão escolar referente à Olimpíada da Língua Portuguesa 2019, composta pela Diretora Professora Flávia Fernanda Consentino Módulo Esteves Baptista, RG 24323704, CPF 191698088-05, Coordenadora Professora Maria Elisabete de Araújo Campos, RG 16886707-2, CPF 053636518-7, Professora de Língua Portuguesa Maria Stela Pedrochi, RG 24245885-3, CPF 14104949850, Professora de Língua Portuguesa Alessandra Estevam Faganello, RG 27716438-2, CPF 259650458-83, Professora de Língua Portuguesa Vitoria Dias Neme Perecin, RG 6848028, CPF 017063418-30, a mãe de aluna: Caroline Fernanda Silva Cordeiro, RG 48045379-2, CPF 38576175860, a mãe de aluno: Vanusa da Silva Valadão, RG 27477470-7, CPF 260496598-42, para análise e a seleção dos seguintes textos: documentário realizado por Talita Menighini Vieira, do 2º ano B, artigos de opinião realizados pelas alunas: Ariane Souza Oliveira, do 3º ano B, e Ana Caroline Fedato Anadalini, do 3º ano C. Sem mais nada a relatar, a comissão de professores da Escola Estadual “Professor Hélio Penteado de Castro”, decidiu pela escolha dos textos das alunas supracitadas. Assinaturas dos membros da Comissão Escolar da Olimpíada da Língua Portuguesa 2019.

Diretora Professora Flávia Fernanda Consentino Módulo Esteves Baptista

Coordenadora Professora Maria Elisabete de Araújo Campos

Professora de Língua Portuguesa Maria Stela Pedrochi,

Portuguesa de Língua Portuguesa Alessandra Estevam Faganello

Professora de Língua Portuguesa Vitoria Dias Neme Perecin

Mãe de aluna: Caroline Fernanda Silva Cordeiro

Mãe de aluno: Vanusa da Silva Valadão

J B Pereira e J B Pereira e alunos e alunas do ensino médio 2019
Enviado por J B Pereira em 03/02/2020
Reeditado em 03/02/2020
Código do texto: T6857293
Classificação de conteúdo: seguro