O inglês de Cilica

No nosso Ginásio pitanguiense dos anos sessenta, as coisas pareciam bem assentadas. Nos dois primeiros anos tínhamos lições de francês, ministradas por dona Lenita, também conhecida, a boca pequena, por Madame Le Pupître, e na terceira e quarta séries, saído o francês, entrava o inglês, pelas mãos do Doutor Professor Waldemar Campos.

Ambos mestres dedicados e já com um longo perfil de magistério. Em 1963, mal entrado na segunda série, recebi com trepidação, a notícia-convite de estudar inglês, informal e gratuitamente, com Dona Cilica, que, após um curso em Indiana, EUA, voltava para assumir a cadeira de Ciências, sucedendo a veteraníssima Dona Theotista, que se aposentava.

Entusiástica com a língua de Hollywood, Cilica usava a sala de seu casarão colonial no largo de São Francisco para acolher a turma no início da noite. Éramos seis pelo menos em dobro, sequiosos das novidades.

A inovação que Cilica trazia era a ministração das aulas, acho que duas vezes por semana, por meio da música...My bonnie lies over the ocean, Row row your boat, Are you sleeping, Brother John...e assim por diante.

Aquela melíflua associação, no entanto, durou pouco. E não me lembra, porém porque e como se dissolveu. Acho que a pouca apetência dos alunos para o canto terá sido a causa principal. Outra, me arrisco, era a emergência das telenovelas...and we kept on rowing our boats to the open seas...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 12/03/2020
Código do texto: T6886448
Classificação de conteúdo: seguro