A lenda do Uirapuru

Quaraçá era o nome de um jovem índio. Ele morava numa tribo no meio da floresta Amazônica e o que mais gostava era tocar lindas músicas numa flauta de bambu. Vivia passeando pela floresta e tocava músicas tão lindas que até os animais da mata silenciavam para ouvir o som de sua flauta.

Acontece que Quaraçá apaixonou-se perdidamente pela mulher do cacique da tribo e, certo de que seu amor era impossível, deixou a tristeza tomar conta de seu coração. De tanto sofrer, nem queria mais tocar sua flauta.

Uma tarde, desanimado e sem esperança, o indiozinho caminhou para o meio da floresta onde ficou bem longe da tribo e, chorando tocou sua flauta e pediu ajuda a ao deus Tupã.

Tupã, percebendo o sofrimento de Quaraçá e encantado com o som da flauta, resolveu ajudar. Transformou o indiozinho num pequeno pássaro com belíssimo canto e deu-lhe o nome de Uirapuru.

Daquele dia em diante, Uirapuru voa pela floresta encantando a todos com seu canto triste.

Dizem que o Uirapuru é um pássaro mágico e seu canto traz muita sorte. Acredita-se que, quem conseguir ouvir seu canto, é só fazer um pedido que ele se realiza.