Modernismos articulados – resumo e comentários - Pesquisa FAPESP jan. 2022

J B PEREIRA

Não há uma escola do modernismo em si, mas fragmentações e tendências. Procuram insurgirem contra o simbolismo e o parnasianismo. A ideia sobre o modernismo foi elaborada entre 1937-45 pelo IEB-USP. Mario de Andrade foi contra a propaganda do Getúlio Vargas de utilizar o ideário modernista na retórica estatal e cooptar os intelectuais. Esse autor é um dos mais revolucionários e radicais por causa de seu perfil despojado. Mário tinha o pensamento descolonizador, embora isso seja diferente do decolonialidade recente (que questiona o eurocentrismo e os arquivos da memória coletiva latino-americana a partir anos 1990). Há o mito de que foi desorganizado, porque não imaginava ser o foco futuro sobre sua pessoa. Sabemos que retomava seus poemas exaustivamente. O santeiro do Mangue reescrito até 16 vezes.

Hoje é a revisão e encontro de material de arquivos com investigação de aspectos desconhecidos em cartas e obras inéditas, com antecedentes antes, durante e após a semana de arte 22. Por exemplo, o Manifesto antropofágico apresenta o indígena sem o processo violento da captura das estéticas românticas e verde-amarelíssimo e integralista. Procuravam os modernistas ver o real do Brasil nas artes, música folclórica, o povo indígena e afrodescendentes. Ainda estamos a redescobrir nosso país.

FONTE: Pesquisa FAPESP – jan. 2022.

J B Pereira e https://revistapesquisa.fapesp.br/modernismos-articulados/
Enviado por J B Pereira em 28/01/2022
Código do texto: T7439149
Classificação de conteúdo: seguro