Daqui só se leva o amor, em Jota Quest. Comentários de J B Pereira

Daqui, só se leva o amor.

Daqui, nada se leva, apenas o bem.

J B Pereira

Ambas as afirmações convergem na realidade afetiva ou atitude heurística e axiológica de amar e ser do bem ao fazer tudo por amor. O amor nos premia, plenifica-nos e eleva-nos ao ápice do Ágape e da autoestima. A construção do ser e da edificação mútua da vida afetiva a dois e da convivência social em seus âmbitos variados.

Ou se ama ou se perde. Ninguém se perde quando se amar e amar os outros por ideais e convicções éticas, cristãs, humanistas, reais e sobrenaturais. O amor começa aqui e pode desabrochar depois. Viver o amor é estar pronto a se doar, a deixar-se amar, a sacrificar por alguém, morrer até se preciso for para salvar vidas e pessoas.

São Paulo nos afirma: “Sem o Amor nada sou!” ( I Coríntios, 13). Nessa citação bíblica, Paulo enumera as virtudes e características do amor de Deus em nós quando consolidado por práticas não egolátricas, mas de respeito aos outros, à vida, ao próximo e não às culturas do prazer pelo prazer, do ódio, da perseguição, da humilhação, da morte ou sinais de morte nas culturas. Passamos a vida toda aprendendo a amar, a ter e a ser amor. O amor jamais esgota em si, contudo se edifica e continua em frutos e gestos de amor... O Espírito Santo vem em socorro de nossa fraqueza para nos conclamar, ensinar, fortalecer, consolidar na prática do amor como descoberta, processo, conquista, desafio, demanda, etapas da vida, superação de si e do mal em si e nas estruturas de pecado social... Para aprender a aprender e ensinar os outros a amar porque acreditamos e escolhemos o amor... Quem ama não é fraco, nem confunde amor com paixão ou qualquer outra coisa diferente do amor. Quem não ama se prede em ideologias, em confusão sistemáticas de egoísmos, narcisismos, individualismo, vícios ou pecados capitais sem amor, enlameia-se de riscos e desvios para não amar... Riscos e desvios de ideolatrar-se (egolatria) e idolatrar as coisas, pessoas, sistemas e práticas, nem sempre saudáveis e libertadoras e nem salvíficas.

Jesus nos convida sempre a amar e a perdoar por amor em seu nome como expressão máxima do desejo e da vontade do Pai, que nos perdoa à medida ou quando perdoamos igualmente a quem nos ofender... Na cruz sua experiência de amor maior e divino, sem deixar de ser solidamente humano e frágil e sangrento ou cruento pela salvação dos seres humanos de ontem, de hoje e de sempre no futuro. E Jesus configurou sua vivência de doação total e de perdão incondicional da Cruz na oração belíssima e completa do Pai Nosso.

Ser de Jesus ou cristão é viver essa convicção do amar e do perdoar. Pois o Mestre e Divino Amor perdoou também, de fato.

Jota Quest filosofa ou transcende o sentido do amor! O transcendental na existência. A reflexão do irredutível imperativo categórico: Viver o amor, daqui só se leva o amor... E em outra música: "Quero um amor maior do que eu..."

De um lado, o autor-compositor brasileiro, mineiro, concebe o aqui e agora como o presente do amor, a vida é o espaço do amor...; e, de outro lado, assevera a existência analógica e transcendental de um amor mais do que o ego-eu. O amor constitutivo do eu profundo pode conferir sentido maior à vida, ao indivíduo, ao individualismo e ao sistema.

O dêitico aqui - o espaço-tempo real - é o presente (somos presente no presente – Imagem de Deus – obras-primas do Creador, vivemos no momento presente... também para Carlos Drummond de Andrade, poeta mineiro de Itabira, que se tornou funcionário público no Rio de Janeiro, por muitos anos...).

A essência ou a existência da pessoa está impregnada do amor, da capacidade e da habilidade emotivo-social de amar e ser amado, de corresponder à alteridade, de vencer-se por amor... de doar-se... Daí a música insistir em na capacidade de amar, de mudar o momento presente, de viver intensamente o presente, de insistir em viver o sentido do amor cotidiano, com uma metamorfose interior (do eu profundo) e fazer sem esperar nada em troca (empatia, altruísmo, ágape, compaixão, doar-se, perdoar e amar por querer o bem do outro acima de tudo e sem se prender às proibições, sansões, preconceitos etc.

Se fizer assim, a vida terá sentido surpreendente, porque o amor é surpreende, quando o queiramos agir e ter atitude assim de amar...

Santo Agostinho soube bem filosofar o amor a partir de São Paulo em I Coríntios 13 ao ler que o amor triunfará ainda além daqui, no Paraíso, será a essência de nós conosco mesmos e diante dos outros como tais. Nós nos reconheceremos como somos no Amor Maior... no Amor Divinal.

Por isso, Agostinho de Hipona, África do Norte, soube dizer sabia e teologicamente: "Ama e faze tudo que quiseres..." E o que quer, de fato, o amor? O amor quer o bem, o amor nos quer bem. O Amor verdadeiro só quer o bem do outro porque aprendemos a aprender a amar, sem coação e obrigações... E o amor não se reduz às etiquetas, condições apenas sociais, é o primor do coração que ama em nome de Jesus, que me ama sobrenaturalmente e de todo o coração humano, por ser Deus e Homem verdadeiros, o Amigo predileto, que nos atrai a si e jamais nos trai.

Amar na liberdade e na liberdade dos filhos e das filhas de Deus é o princípio maior de um amor maior do que eu, que me completa e me ensina a viver para, com, por e no amor.

---------------------

Daqui só se leva o amor

Jota Quest

Viver

Tudo o que a vida tem pra te dar

Saber, saber

Em qualquer segundo tudo pode mudar

Fazer

Sem esperar nada em troca

Correr

Sem se desviar da rota

Acreditar no sorriso

E não se dar por vencido

Querer, querer

Mudar o mundo ao seu redor

Saber, saber

Que mudar por dentro pode ser o melhor

Fazer

Sem esperar nada em troca

Vencer

É recomeçar

Quando o sol chegar

Quando o céu se abrir

Saiba que estarei aqui

Aqui

Vamos amar no presente

Vamos cuidar mais da gente

Vamos pensar diferente porque

Daqui só se leva o amor

Daqui só se leva o amor

Daqui só se leva o amor

Daqui só se leva o amor

___________

Amor Maior

Jota Quest

Eu quero ficar só

Mas comigo só eu não consigo

Eu quero ficar junto

Mas sozinho só não é possível

É preciso amar direito

Um amor de qualquer jeito

Ser amor a qualquer hora

Ser amor de corpo inteiro

Amor de dentro pra fora

Amor que eu desconheço

Quero um amor maior

Um amor maior que eu

Quero um amor maior, yeah!

Um amor maior que eu

Eu quero ficar só

Mas comigo só eu não consigo

Eu quero ficar junto

Mas sozinho assim não é possível

É preciso amar direito

Um amor de qualquer jeito

Ser amor a qualquer hora

Ser amor de corpo inteiro

Um amor de dentro pra fora

Um amor que eu desconheço

Quero um amor maior

Um amor maior que eu (que eu)

Quero um amor maior, yeah!

Um amor maior que eu

Yeah! Yeah!

Então seguirei meu coração até o fim

Pra saber se é amor

Magoarei mesmo assim

Mesmo sem querer

Pra saber se é amor

Eu estarei mais feliz

Mesmo morrendo de dor, yeah!

Pra saber se é amor

Se é amor

Quero um amor maior, yeah!

Um amor maior que eu (que eu)

Quero um amor maior, yeah!

Um amor maior que eu

Um amor maior que eu, yeah!

Maior que eu

Um amor maior que eu

Maior que eu

Um amor maior que eu!

J B Pereira e Jota Quest - https://www.letras.mus.br/jota-quest/68366/
Enviado por J B Pereira em 14/02/2022
Código do texto: T7452072
Classificação de conteúdo: seguro