Tente fazer a Avaliação a seguir. Veja proposta de redação: junho e suas cores na programação da saúde

Fonte: crédito de textos e imagens em avaliação elaborada por Rosiane Fernandes Silva: Graduada em Letras.

Saiba mais e clique em: https://acessaber.com.br/avaliacoes/avaliacao-de-lingua-portuguesa-8o-ano/

+++

ESCOLA ESTADUAL “PROF. HÉLIO PENTEADO DE CASTRO”

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA DATA: _____ / junho / 2023.

ALUNO (A): Nº TURMA: 8º A NOTA:

HABILIDADES:

EF89LP33A - Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

EF08LP04B - Utilizar, ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos linguísticos e gramaticais.

EF08LP16A - Utilizar elementos que marquem os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).

LEIA COM ATENÇÃO OS TEXTOS E AS IMAGENS ABAIXO:

Observe a oração: …”perguntou porque eu estava…” a palavra PORQUE é:

a. um verbo. b. uma conjunção. c. um pronome.

2. “… eu sou assim tudo que tenho que falar, eu falo na lata…”: as palavras grifadas são respectivamente:

a. pronome, advérbios, conjunção e verbo. b. pronome, verbo, advérbios e verbo. c. advérbios, verbo e pronomes.

3. Observe a imagem abaixo:

Sabemos que preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos. Portanto, no texto acima, temos:

a. duas preposições b. apenas uma preposição c. nenhuma preposição

4. Leia a tirinha:

Na frase: “Hagar! Os construtores de telhado estão aqui!” temos:

a. uma oração com período simples. b. duas orações com período composto. c. uma oração com período composto.

5. Leia:

Texto do balão: Conjugano u verbo Faicbuqui: Eu postu, Tu comenta. Ele curti, Nóis comporilhamó. Vóis publicai, Eles ri, Ninguém trabaia.

Qual é a linguagem utilizada no texto?

a. linguagem coloquial

b. linguagem padrão

6. O texto abaixo foi extraído do Facebook de um adolescente.

E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj? Se for, chama o Kbça tbm q ele disse q keria ir. Viw, muleq! João.

Este texto está escrito na linguagem digital, com abreviações e uso de expressões específicas. Apesar de não ser considerada “errada”, devemos utilizá-la em qualquer situação? Assinale uma alternativa apenas.

a. Sim. Essa linguagem pode ser utilizada em uma conversa formal.

b. Não devemos utilizá-la em uma conversa formal, pois a mesma é específica para conversas em redes sociais.

c. Não. Devemos utilizá-la apenas em conversas com os pais.

d. Não. Essa linguagem é específica para conversas em redes sociais, não devemos utilizá-la em uma conversa informal.

7. Leia os trechos de músicas abaixo:

a. “Eu nunca mais vou respirar

Se você não me notar

Eu posso até morrer de Fome

Se você não me amar. ”

(Cazuza – Exagerado)

b. Não existiria som se não

Houvesse o silêncio

Não haveria luz se não

Fosse a escuridão

A vida é mesmo assim

Dia e noite, não e sim …

Certas coisas (Lulu Santos)

As figuras de linguagem representadas nas palavras destacadas nos dois trechos de músicas são respectivamente:

a. hipérbole e antítese b. metáfora e aliteração c. comparação e antítese.

8. Leia o “meme” do lado, agora:

Observe a frase:” não fique chateado…”, “…passar a vida gorda…” as palavras grifadas estão qualificando substantivos, portanto:

a. são pronomes b. são verbos c. são adjetivos

9. Observe: Explique o duplo sentido da oração destacada: “ Toda mulher deseja / o par perfeito / Um para o coração / e centenas para os pés.”

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Analise a oração ““Toda mulher deseja o par perfeito” e responda (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a. ( ) Essa oração possui um período composto por duas orações, pois apresenta dois verbos.

b. ( ) Essa oração apresenta um período simples, pois é composta por um verbo apenas.

c. ( ) Essa oração apresenta um sujeito simples.

d. ( ) O núcleo do sujeito dessa oração é “mulher”.

e. ( ) O predicado dessa oração é “deseja o par perfeito”.

______________________

PROPOSTA DE REDAÇÃO DE J B PEREIRA

Após a leitura do texto abaixo, escreva seu artigo de opinião:

Título: Cuidados com a saúde

HABILIDADE: EF08LP03A - Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista.

CONDIÇÕES PARA ESCREVER SEU TEXTO:

TÍTULO ACIMA, COLOCAR O SEU NOME, VALOR 10 PONTOS, 20 LINHAS EM FOLHA SEPARADA, SILENCIO TAMBÉM É OBSERVADO E VALE 5 PONTOS, FAÇA REVISÃO DO SEU TEXTO ANTES DE ENTREGAR AO PROFESSOR, CAPRICHO, LETRA LEGÍVEL.

JUNHO VERMELHO E LARANJA: CAMPANHAS QUE SE COMPLEMENTAM - Pró-Vida -

Incentivo à doação de sangue: porque, no inverno, os bancos de sangue sofrem redução de 30% nos estoques. A covid-19 não é transmitida por transfusão sanguínea. Por isso, o ato não coloca o doador em risco.

JUNHO VERMELHO: a doação de sangue é gesto de amor para salva QUATRO (4) vidas.

14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, proposta pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em homenagem ao nascimento do imunologista Karl Landsteiner, descobridor dos tipos sanguíneos.

Junho Laranja: mês da conscientização sobre anemia e leucemia -

A anemia, muito frequente, exige esclarecimentos sobre as dúvidas das pessoas. A menos frequente, pois está ligada ao câncer maligno da infância. As hemoglobinopatias podem ser estruturais, quando a hemoglobina não funciona adequada (ex.: doença falciforme), ou de produção, quando há redução da taxa de hemoglobinas (ex.: talassemias). A pessoa “anêmica” pode apresentar baixa quantidade de glóbulos vermelhos. A hemoglobinopatia ou a doença falciforme é o principal sinal da leucemia. A resolução da anemia, a curto prazo, requer reposição de sulfato ferroso, de vitaminas, por meio da transfusão sanguínea. Os médicos fazem a investigação da causa que resultou na anemia.

A leucemia ocorre em 10.180 novos casos no Brasil em 2020 (dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA). É a doença maligna dos glóbulos brancos, de origem desconhecida. Pode ser aguda ou crônica; afeta as células (linfoide ou mieloide).

Sinais e sintomas da leucemia: O acúmulo de células defeituosas e o funcionamento inadequado da medula óssea podem levar a sintomas semelhantes à síndrome anêmica (fadiga, falta de ar aos esforços e/ou em repouso, palpitações, claudicação, sonolência e confusão mental), mas há a redução dos glóbulos brancos, os quais levam a ocorrer infecções frequentes, febre, gânglios linfáticos inchados (“ínguas”), perda de peso sem motivo aparente, desconforto abdominal (aumento do baço e fígado), dores nos ossos e nas articulações...

Prevenção: Evite expor-se à radiação ou radioterapia e ao benzeno (substância encontrada na gasolina, na fumaça do cigarro e utilizada na fabricação de plásticos, lubrificantes, borrachas, tintas, detergentes, medicamentos e agrotóxicos).

Diagnóstico e Tratamento: A fase inicial é fundamental ao tratamento. Mas, a investigação acontece se houver suspeita clínica. Há terapias do paciente (idade, presença de outras doenças, capacidade de tolerar a terapia) e do subtipo da leucemia. O transplante de medula óssea pode ser necessário, como: a quimioterapia, imunoterapia etc.

Fontes: laboratoriobehring.com.br - blog.saude.mg.gov.br e https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/junho-vermelho-e-laranja-campanhas-que-se-complementam

J B Pereira e Redação proposta por J B Pereira e avaliação em: https://acessaber.com.br/avaliacoes/avaliacao-de-lingua-portuguesa-8o-ano/
Enviado por J B Pereira em 31/05/2023
Código do texto: T7802425
Classificação de conteúdo: seguro