VERBOS INTRANSITIVOS E TRANSITIVOS: 8º Ano 2023

VERBOS INTRANSITIVOS E TRANSITIVOS HOJE

Prof. João Bosco

MATÉRIA DE AVALIAÇÃO OU PROVA

PRESTE ATENÇÃO E SILÊNCIO

Vamos ver hoje os VERBOS em orações e textos

EF08LP04A "Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (morfologia e tempos verbais) em texto."

EF08LP16A "Utilizar elementos que marquem os efeitos de sentido de uso e modalização (transitividade e verbos)."

Vamos escutar agora: CAZUZA em Poeta está vivo, cantado pela Banda Barão Vermelho:

Essa banda foi formado por:

Cazuza (no Vocal),

Roberto Frejat (guitarra),

Dé Palmeira (baixo),

Maurício Barros (teclado) e

Guto Goffi (bateria).

https://www.letras.mus.br/barao-vermelho/44427/

1. Vejamos, primeiro, o que é Verbo: é fenômeno da natureza, ação e estado do ser.

Fenômeno da natureza: Choveu, nevou, trovejou ...

Ação: nasceu, morreu, chorou, gritou...

Estado do ser: Pedro é feliz. O verbo é - verbo "é" liga Pedro a palavra "feliz". Feliz lembra felicidade: estado emocional de Pedro. Pedro está feliz, Pedro permanece feliz.

2. Vejamos o que é transitividade verbal:

TRANSITIVIDADE VERBAL: é quando o verbo precisa ou não de complemento verbal.

Exemplo: Pedro nadou.

O verbo nadou é uma ação completa então é um Verbo INTRANSITIVO. NÃO TEM COMPLEMENTO

Exemplo: Pedro comprou o celular.

Agora, comprou tem um complemento verbal "o celular". Então comprou é verbo TRANSITIVO. TEM COMPLEMENTO.

VERBOS INTRANSITIVOS

_____________

REVISÃO:

Exemplo:

Pedro nasceu.

Quem nasceu: Pedro: sujeito ou agente

O que se diz de Pedro: nasceu. Predicado

Veja que nasceu indica uma ação completa. O verbo nascer diz tudo sobre Pedro.

Por isso, o verbo NASCER é Verbo INTRANSITIVO. Por que o verbo NASCER tem sentido completo. Não precisa de complemento para o verbo "nascer".

___________________

Exemplo:

Pedro gosta de Márcia.

Gosta tem o complemento "de Márcia". Então, o verbo gosta é VERBO TRANSITIVO. por que completa o sentido do verbo gosta de...

__________________________________

ATIVIDADE EM SALA DE AULA

Em duplas, responda:

1. Faça o que se pede abaixo:

Circule os verbos, que indicam ação.

Sublinhe os verbos, que indicam Estado do ser.

Coloque um asterisco nos verbos, que indicam Fenômenos da natureza.

Texto: Escola e sua multifuncionalidade hoje.

Escola apresenta aos estudantes diferentes condições e oportunidades para desenvolver cidadania corresponsável, educação ambiental com pertencimento escolar e educação patrimonial.

Faça sol, tenha chuvas, esteja frio, passe calor...

O cuidado de si, da terra e da compostagem rendem possibilidades de como abrir janelas dos saberes e práticas educativas e socioemocionais para o relacionamento e o respeito ao outro – diferente de mim.

O cuidado com o pensar o mundo e a sociedade e suas demandas de presente e futuro quando aos acessos ao trabalho, alimentação saudável e alternativa, respeito às culturas agrárias e pecuárias diferentes seja do camponês e agricultura familiar e miniempresas, seja do indígena e do quilombola.

Abre-se o diálogo com as matérias escolares como a Educação Física em performance ou atuação pedagógica básica corpo-mente-espírito e ecologia juntos na sociabilidade e saúde integral da pessoa.

2. Complete as lacunas ou traços ao lado dos poemas para classificar os verbos intransitivos e transitivos.

Pode-se realizar pesquisas desses temas transversais.

Como disse Cazuza em uma de suas belas e provocadoras canções: O Poeta Está Vivo, da Banda Barão Vermelho

1 "Baby, compra o jornal ______________________________________________________________

2 E vem ver o sol ______________________________________________________________________

3 Ele continua a brilhar _______________________________________________________________

4 Apesar de tanta barbaridade __________________________________________________________

5 Se você não pode ser forte ______________________________________________________________

6 Seja pelo menos humana ________________________________________________________________

7 Todo mundo é parecido ________________________________________________________________

8 Quando sente dor ______________________________________________________________________

9 Mas quem tem coragem de ouvir ______________________________________________________

10 Amanheceu o pensamento ____________________________________________________________

11 Que vai mudar o mundo _______________________________________________________________

12 Com seus moinhos de vento __________________________________________________________

FONTE: https://www.letras.mus.br/barao-vermelho/44427/

3. Em duplas, responda:

Quais são os verbos INTRANSITIVOS E TRANSITIVOS no texto abaixo.

Texto: O que é Educação Patrimonial?

“... O patrimônio cultural e o meio ambiente histórico em que está inserido oferecem oportunidades de provocar nos alunos sentimentos de surpresa e curiosidade, levando-os a querer conhecer mais sobre eles.

Cada produto da criação humana, utilitário, artístico ou simbólico, é portador de sentidos e significados, cuja forma, conteúdo e expressão devemos aprender a “ler” ou “decodificar”.

Para desenvolver este aprendizado, o conhecimento especializado não é essencial. Qualquer pessoa pode fazê-lo, desde que utilize suas capacidades de observação e análise direta do objeto ou fenômeno estudado.” (p. 7)

FONTE: O que é patrimônio Cultural em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.

REFERÊNCIA

CAZUZA. O poeta está vivo. Amanhaceu o pensamento em: https://www.letras.mus.br/barao-vermelho/44427/

CURRÍCULO PAULISTA: competências e habilidades...

Materiais Digitais no Repositório em: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/

O que é patrimônio Cultural em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.

PROTAGONISMO JUVENIL para projetos escolares. Material digital. Ensino fundamental II. Minitextos adaptados à gramática contextualizada em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.

RECANTO das Letras. ferramentos. campo de publicação: juvenil em: https://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/editor.php?acao=ler&idt=7848855

TERRA, Ernani. Minigramática da Língua portuguesa. Agir. 1998.

Piracicaba, 29/07/2023.

Grato à Coordenadora de Área: Professora Cristiane

Grato a todos!

J B Pereira

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 29/07/2023
Reeditado em 29/07/2023
Código do texto: T7848855
Classificação de conteúdo: seguro