Filosofia e filosofar: o que é e para que serve?

Sócrates afirmava que, assim como a mãe parteira, estava preparado para ser o parteiro das ideias. Daí no grego: maiêutica: parto das ideias. Oikos é ideia, conceito...

Palavra de homem não faz curva

Renato, estudante do 9º Ano em Piracicaba, SP.

Aristóteles disse frase célebre de que amava a Sabedoria ou era apaixonado por pensar ou raciocinar com flexibilidade e profundidade.

Serve a filosofia para ajudar a pensar com cuidado os meios de ser compreendido, a convencer alguém de alguma realidade, a tomar melhor decisões, a sustentar escolhas, dividir preocupações e condividir responsabilidades.

Os sofistas resolveram que poderiam ganhar dinheiro ao ensinar os caminhos dos saberes, contudo protestou Sócrates: o saber não se reduz à prata e ao ouro.

Muitos morreram pela Filosofia antes e depois de Sócrates. Este foi condenado a tomar sicuta, cujos efeitos provocas paralisação dos músculos e o sufocamento da respiração pulmonar.

Filosofar pode ser um incômodo para os que nos escutam quando os temas não lhes são conhecidos ou não são aceitos ou diferentes em opções existenciais e pontos de vistas.

Não basta ter títulos para se dizer sábio. Sabedoria é a aceitação de si, ao mesmo tempo, que avançar na busca da verdade. Somos todos necessitados da sabedoria, porque somos marcados pela ignorância e dificuldade de pensar reflexivamente o que nos toca o real como construção de imagens, saber, sentir, sensações, concepções etc.

J B Pereira

________________

Filosofia

Pedro Menezes Pedro Menezes Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

O que é filosofia?

Filosofia é uma área do conhecimento dedicada à construção de saberes lógicos e racionais. A filosofia produz um conhecimento sistemático a partir da argumentação e da criação de conceitos.

J B Pereira, https://www.significados.com.br/filosofia/#:~:text=Filosofia%20%C3%A9%20uma%20%C3%A1rea%20do e a%20partir%20de%20sua%20argumenta%C3%A7%C3%A3o.
Enviado por J B Pereira em 08/08/2023
Código do texto: T7856333
Classificação de conteúdo: seguro