Plano Individual de Aprimoramento e Formação - 2021

- Diagnóstico -

AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS

Competência Pontuação Indique a competência a ser desenvolvida

1. Protagonismo

2. Domínio do Conhecimento e Contextualização

3. Disposição ao autodesenvolvimento contínuo

4. Comprometimento com o processo e resultado X

5. Relacionamento e Corresponsabilidade X

6. Solução e Criatividade

7. Difusão e Multiplicação

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

J B PEREIRA - 07/08/2023.

A inteligências da pergunta nos conduzem à respostas relevantes. A mitologia nos possibilita repensar condutas, ideologias, amplia a visão de mundo e questionam condicionamentos culturais e psicológicos.

J B Pereira

O objeto deste PIAF é desenvolver as mitologias e adaptar as narrativas ao mundo dos alunos e aos conflitos e soluções possíveis afetiva e sociais práticas.

O público-alvo inclui os alunos do 8º A, 8º B, 7º A, B, C e D.

Com meus 62 anos, sou professor de Língua portuguesa no 8º Anos A, eletiva Horta Escolar Sustentável com o Professor João Paulo Neves, Orientação de Estudos e Protagonismo Juvenil.

Atualmente, participo da Quarta edição da Horta Escolar: Nossa escola Integral 2023, com dedicação e perseverança. Minha gratidão à Direção e Vice-Direção e coordenação pedagógica e aos amigos da Horta Escolar.

O presente Piaf se centra na sensibilização e releituras de mitologias greco-latinas, ainda favoritas a muitos na contemporaneidade, por seus ensinamentos e insinuâncias existenciais, a tragicidade, o melodramático, o irônico vital, o escapismo do destino, o medo do futuro e de castigos, o receio de si e dos outros, a perseguição como obcecão e fobias outras tantas nos espaços sociais, familiares e o poder ante as tormentas da natureza e a grandeza do mar...

À medida que escrevem sobre si mesmo tomam consciência de quem são e quais opções podem tomar ao longo de sua existência.

A pesquisa consistirá em recursos de investigar o google sobre as mitologias e suas contextualidades existenciais e narracionais e imperativas na psiqué e na sociabilidade complexa das vidas humanas.

Depois sobre os conceitos sobre esses gêneros textuais e de certa subjetividade, pois preenchem lacunas entre a vida social das pessoas e grupos, podem ser ainda úteis e flexíveis na cura de traumas e conflitos edipianos e outros a que a psicologia social e doenças mentais vêm se aplicando com tanto esmero como Freud, Jung, Lacan dentre outros por séculos desde o uso do Édipo Rei, que se tornou teatro e filme famosos.

A (in)consciência se abre quando o estudante se percebe dominado por desejos e sonhos, traumas, fobias e projeções... das quais ainda não se dá conta. E a busca futura por terapia lhe poderá abrir perspectivas de interpretações inusitadas de sua vida afetiva e social ainda trancadas na antessala da psiqué e nos labirintos do inconsciente. Momentos em que o ego se conlue ou conflutua com ig e superego. Ser cidadão e não apenas sujeito em formação requer alguma contemplação sobre seu universo simbólico e psíquico ou mental, à busca de saúde mental e socioemocional. Há todo um mundo em si e nas relações das quais nos constituímos: somos um barco à deriva e, ao mesmo tempo, responsáveis por ter o domínio do timão ou leme e dos meios de se nos conhecer como somos e como funciona nossas pulsões intrapsíquicas.

Segundo Freud, os lapsos da memória e errar nomes de pessoas já são indícios da interdição do superego sobre o ego. O id se libera com os sonhos e desejos reprimidos pela sociedade do mal-estar. Embora civilizados , nosso aparelho ainda é marcadamente do nosso ancestral Homo sapiens sapiens.

Para Lacan, é na dificuldade de dizer que somos mais, pois o desejo é o indizível. Contudo, sua interdição pode ser suspensão talvez por meios lúdicos e do desenhos cuja interpretação pode ser dos tons e suavidades para traduzir imperfeitamente a agressividade e traços da personalidade.

Contudo, o inconsciente é intraduzível em sua natureza inacessível cujos sinais são parcos e exíguos para todos nós seus inéptos intérpretes imediatistas e incipientes.

Alguns acreditavam como os mitólogos e analistas das ciências da religião que a hipnose e as narrativas mitológicas poderiam nos devolver uma certa assertiva dos dinamismos do psiquismos quanto ao entendimento da mente e do primitivismo da humanidade.

Percorrer os caminhos fictícios dos mitos e mitologias podem ser nos auxiliar no conhecimento de nós mesmos e dos outros; vermos o quanto complexos e paradoxais somos quanto nossos desejos, feitos e errâncias.

Cabe-nos pesquisar a função do mito em dadas culturas. Sua apropriação pelas pessoas e conflitantes relacionamento. A busca do sentido oculto para a terapia existencial. Sua estreita relação com a educação do ego e sede do prazer em nós, o recurso de regras e leis e outros aprofundamentos que se fizerem necessários ao longo dos terceiro e quarto bimestres de 2023.

É-nos desafiante tal conjectura pois não se trata tão-só saber ou conhecer é preciso saber fazer e apropriar-se dos conhecimentos práticos para visualizar-se como participante da história como seres comuns e não olimpianos... Além de que a prática histórica exige uma transformação de nós com os outros como agentes de realizações pequenas e relevantes no dia a dia. A consciência vem junto com a práxis e os sacrifícios e o jogo de poderes e desigualdades a serem revisitados e situados por nós como seres históricos, políticos, democráticos, plurais, sensivelmente emotivos e racionais, paradoxais e edificantes, capazes de tomar posições e divergir, convencer e atuar para mudar a si e os outros. A estagnação nos paralisa com certeza. A dinamicidade da vida é mais inquieta do que imaginávamos de quando estávamos acomodados ao nosso quinhão e às ideologias. Daí analisando perfis e ideologias, urge desmistificar e desconstruir quase tudo, para ficar com o que for-nos melhor, ético, saudável, oportunamente democrático. Nada de racismos, xenofobia... Desmistificar o caminho ou a vida nos é um parto descomunal ... E ao longo da vida, nós nos construímos com escolhas, das quais nos parecem sem sentidos, estranhas, paradoxais, fortes e fracas...

O público-alvo inclui os alunos do 8º A, 8º B, 7º A, B, C e D.

Obs.: Os mitos serão disponibilizados às turmas de modos e oportunidades diferentes. Adaptados segundo às condições emocionais e sociais de cada classe. Os trabalhos serão em narrativas e desenhos alusivos às mitologias a partir dos filmes ou desenhos animais na TV por turma. Os resultados poderão se diferenciar conforme a recepção de cada metodologia e visão dos alunos sobre o impacto dessas narrativas mitológicas e a maturidade de cada aluno e cada turma.

Serão organizados em duplas, grupos e/ou trabalhos individuais, apresentações teatrais se possível ao querer e disposição de turmas.

– Plano Individual de Aprimoramento e Formação -

- Planejamento das atividades formativas -

COMCOMPETÊNCIA ATIVIDADE DE

DESENVOLVIMENTO DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Indicar apoiadores (se houver) Período

(Início - Fim) OBJETIVOS ESPERADOS (evidências)

Desenvolver a DISPOSIÇÃO DE

Conhecimento e Contextualização

Dispor os alunos em duplas ou grupos/círculos produtivos e com provocações para produção de minitextos com os novos olhares e fatos do mito nas culturas e na vida deles.

AUTODESENVOL-

VIMENTO CONTÍNUO

Apresentar o conceito de mitologia grega e latina

Estudantes do 8º B.

Fase de pesquisa sobre elementos da mitologia elaboração da linha do tempo. Trazer pesquisas, imagens e narrativas dos mitos.

Selecionar e corrigir os textos conforme as normas da língua portuguesa.

Propor novos olhares e mudanças quanto aos mitos de vida: Ver os mitos ou rituais de iniciação: nascimento, casamento, relacionamento com pais, escolas, acontecimentos da infância e da adolescência...

2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro

Que produzam seus próprios minitextos utilizando as figuras de linguagem destacadas pelo professor.

Depois serão afixados ou apensados em móbiles ou em barbante em sala ou árvore, apara serem apreciados por familiares e colegas, professores e funcionários da escola.

.

– Formular e aplicar e mediar as

Propor temas do mitologia sobre o cotidiano dos alunos: amizade, profissão, vida, saúde, corpo,

afeto-racionalidade, outros valores humanos

Dividir em grupos ou duplas produtivas para desenvolver as temáticas que escolherem ou indicadas pelo professor ou dependendo do contexto, adotar novos procedimentos temáticos e/ou metodológicos funcionais e plausíveis.

Fazer legendas e localizar mitos quanto a fatos na linha do tempo e registrar estudos e datas do mito na Grécia e em Roma.

Registrar personalidades dos mitos e deuses e heróis na mitologia como lembranças, reminiscências da humanidade e conquistas e explicações pré-históricas a biografias de pessoas que fazem parte de sua vida.

Propostas de diferentes interesses coletivos:

3º e 4 Bimestre: Que se engajem em temas por grupos ou duplas produtivas conforme orientação e organização possível ou outro método e local melhor como sala ou área verde da escola, para inspiração ou necessidade de produção textual...

Fundamentos em mitologias greco-latinas ou outras.

A condição de existência como relevância de mitologias com a vida dos estudantes

Destaque de temática e referencial afetivo e da biográfico do estudante em família, na escola e na comunidade em relação à mitologia. terceira semana de setembro

Apresentar e viabilizar a SOLUÇÃO E CRIATIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO

Foco essencial do domínio das mitologia à foto e explicação sentimental e objetiva dos fatos..

Focar na cena do filme Édipo Rei, Sísifo, Dionísio ou Baco,

Fonte: Deusas, semideusas e mulheres na mitologia: Introdução à mitologia greco-latina: Figuras femininas em: http://www.portal.ileel.ufu.br/acontece/2023-03-introducao-a-mitologia-greco-latina-figuras-femininas

3º e 4 Bimestre:

Ver o filme e resumir, visualizando a metáfora.

Perceber o contexto popular e culto ou literário da metáfora e outras figuras.

Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Apresentar e viabilizar a SOLUÇÃO E CRIATIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO

Produção de vídeo da produção dos alunos em sala ou área verde da escola. Rever cada produção de recontar e releituras das mitologias em duplas e grupos de alunos em sala ou na área verde da escola.

Se possível, fazer um vídeo I de mitologia grega por estudante: 5 a 7 minutos.

Produção de mitologia latina ou outras por estudantes, registrados em vídeo II, em 5 a 10 minutos.

segunda semana de outubro

Propor que o vídeo seja editado e revisto à luz da estética ou estilista dos usos da conotação e do uso das figuras retoricas na vida escolar e dos alunos em produção textual em sala, no pátio e na área verde, conforme orientação do professor e quem estiver editando o vídeo.

Possibilitar, mediar, para exposição, verificar ou mapear o roteiro dos vi

vídeos e filmes sobre mitologias para verificação da produção das condições de produção do texto, imagem, vida ou dados e informações sobre o fotos e fatos. Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Finalizar, organizar, e publicar os trabalhos para exposição e divulgação na culminâncias cultural escolar.

Expor os melhores trabalhos e atividades no site da escola.

Haverá ordenamento, mural de fotos, cartazes, etc. na sala de aula.

novembro, culminância fim de novembro e início de dezembro.

Confecção em cartolinas e com brilhantes em formato móbiles pendurados em sala de aula e corredores da escola.

Apresentar, sistematizar, resumir, orientar em grupos e em duplas, ou projetar filmes e desenhos ou ADAPTAÇÕES DO MITO

À TURMA 8 A. EDIPO REI Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos 2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Apresentar e discutir o filme com os estudante e realizar resumos e resenhas. ÍCARO EM https://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/icaro.htm Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos

2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Apresentar e discutir o filme com os estudante e realizar resumos e resenhas. SISIFO EM https://www.google.com/search?q=SISIFO&oq=SISIFO&aqs=chrome..69i57j0i512j0i131i433i512j0i512l2j46i340i512j0i512l4.1664j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:cb12e4c2,vid:Sn-OQMG9aKY Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Apresentar e discutir o filme com os estudante e realizar resumos e resenhas. MINOTAURO EM https://www.infoescola.com/mitologia-grega/minotauro/ Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos

2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Apresentar e discutir o filme com os estudante e realizar resumos e resenhas. AFRODITE – MEDUSA EM https://www.todamateria.com.br/o-mito-de-medusa-na-mitologia-grega/ Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos 2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Desenhar e visualizar tais cenas da mitologia. ZEUS E GAIA Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos

2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Desenhar e visualizar tasis cenas da mitologia. DEUSES EM https://www.youtube.com/watch?v=B53GGpMZPXE Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Desenhar e visualizar tais cenas da mitologia. Eros e Psiquê: O Mito Completo de uma das mais Belas Histórias de Amor da Mitologia Grega

https://www.youtube.com/watch?v=35ApjIqnlYI Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos 2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Desenhar e visualizar tais cenas da mitologia. Hades e Perséfone: O Amor e os Amantes do Rei e da Rainha do Submundo - Mitologia Grega

https://www.youtube.com/watch?v=KlMpLzowgtg

Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos 2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Desenhar e visualizar tais cenas da mitologia. 12 OBRAS de Hércules: Mitologia HQ

https://www.youtube.com/watch?v=_E8qEjTGn_s Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos 2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Desenhar e visualizar tais cenas da mitologia. TROIA EM

Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos 2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Desenhar e visualizar tais cenas da mitologia.

Fúria de Titãs:

O mito de Perseu

e Andrômeda

http://www.esdc.com.br/CSF/artigo_2010_05_Furia_Titas.htm

Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos 2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.) Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

Desenhar e visualizar tais cenas da mitologia. Hera: Rainha do Olimpo - Os Olimpianos - Foca na História em: https://www.youtube.com/watch?v=q9yjVABgObE Haverá debate ou roda de conversas e registros de opiniões e fotos 2º e 3 Bimestre:

setembro até novembro Se puder, na medida do possível, com o fator tempo, há de se trabalhar ou ver com os estudantes esses filmes e textos de minha produção (estes foram citados nas referências bibliográficas e eletrônicas abaixo.)

O objeto deste PIAF é desenvolver as mitologias e adaptar as narrativas ao mundo dos alunos e aos conflitos e soluções possíveis afetiva e sociais práticas.

O público-alvo inclui os alunos do 8º A, 8º B, 7º A, B, C e D.

REFERÊNCIAS

HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. Comunidades alternativas em: 48811146-Maurice-Halbwachs-A-Memoria-Coletiva.pdfarol da responsabilidade.

CALKINS, Lucy. A arte de ensinar a escrever. Discurso escrito. Porto Alegre, 1989.

CINCO MELHORES FILMES DA MITOLOGIA GREGA: https://historiapibid2012.wordpress.com/2013/02/20/os-5-melhores-filmes-inspirados-na-mitologia-grega/

DELMANTO et. all. Português: conexão e uso. Saraiva: 2018.

Habilidades em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/01/L%C3%ADngua-Portuguesa-Anos-Finais.pdf

Minigramática do Ernani Terra. Estilística. 1990.

KOCH, Ingedore. A coesão textual. São Paulo. Contexto, 2002.

MARCUSCHI, Luiz. Da fala para a escrita. São Paulo: Cortez, 2010.

Mitologia feminina em: http://www.portal.ileel.ufu.br/acontece/2023-03-introducao-a-mitologia-greco-latina-figuras-femininas

Mito de Ícaro em: https://www.todamateria.com.br ou https://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/icaro.htm

Mitos clássicos em: https://www.amazon.com.br/Mitos-cl%C3%A1ssicos-Jenny-March/dp/8520009190

PEREIRA, J B. Mitologia. Biblioteca do professor. Material disponibilizado pelo professor. Recanto das Letras. 2023.

José João Bosco Pereira

O público-alvo inclui os alunos do 8º A, 8º B, 7º A, B, C e D.

Língua Portuguesa: agosto a dez. de 2023.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 21/08/2023
Código do texto: T7866909
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