Plano Completo da Eletiva agosto de 2023 - texto completo - Professores João Paulo Pires Neves e José João Bosco Pereira

Título

Horta Escolar Sustentável: valores humanos, históricos e ambientais 2023

Professor

Professores João Paulo Pires Neves e José João Bosco Pereira

Ementa

Esperam-se atitudes de reflexão e prática com a vida escolar a partir da eletiva. Os conteúdos e práticas serão dosados "in loco" na horta sustentável, pondera-se o contexto do nível de maturidade dos estudantes e os objetivos propostos. Dias chuvosos, ficarão em sala de aula. Os dias próximos à culminância, estarão em sala para confecção de cartazes, organização da Estande de atividades dos estudantes e resultados da horta. Talvez, alguns dos objetivos, habilidades, metodologias etc. poderão ser mais eficientes do que outros, devido aos fatores do perfil do alunado, disposição em aprender a aprender, dedicação e envolvimento das atividades propostas.

Justificativa

Espaço ativo de Horta sustentável Escolar designa várias condições e oportunidades para desenvolver cidadania corresponsável, educação ambiental com pertencimento escolar e educação patrimonial. O cuidado de si, da terra e da compostagem rendem possibilidades de como abrir janelas dos saberes e práticas educativas e socioemocionais para o relacionamento e o respeito ao outro – diferente de mim. O cuidado com o pensar o mundo e a sociedade e suas demandas de presente e futuro quanto aos acessos ao trabalho, alimentação saudável e alternativa, respeito às culturas agrárias e pecuárias diferentes seja do camponês e agricultura familiar e miniempresas, seja do indígena e do quilombola. Abre-se o diálogo com as matérias escolares como a Educação Física em performance ou atuação pedagógica básica corpo-mente-espírito e ecologia juntos na sociabilidade e saúde integral da pessoa. Pode-se realizar pesquisas desses temas transversais.

Ademais, deseja-se responder com os estudantes e seus pares, além dos encontros práticos na Horta em si, O que é Educação Patrimonial? “... O patrimônio cultural e o meio-ambiente histórico em que está inserido oferecem oportunidades de provocar nos alunos sentimentos de surpresa e curiosidade, levando-os a querer conhecer mais sobre eles. Cada produto da criação humana, utilitário, artístico ou simbólico, é portador de sentidos e significados, cuja forma, conteúdo e expressão devemos aprender a “ler” ou “decodificar”. Para desenvolver este aprendizado, o conhecimento especializado não é essencial. Qualquer pessoa pode fazê-lo, desde que utilize suas capacidades de observação e análise direta do objeto ou fenômeno estudado.” ( p. 7)

FONTE: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf

Plano Completo da Eletiva

Título

Horta Escolar Sustentável: valores humanos, históricos e ambientais 2023

Professor

Professores João Paulo Pires Neves e José João Bosco Pereira

Ementa

Esperam-se atitudes de reflexão e prática com a vida escolar a partir da eletiva. Assim, dosando os conteúdos e práticas in loco na horta sustentável, pondera-se o contexto do nível de maturidade dos estudantes e os objetivos propostos. Dias chuvosos, ficarão em sala de aula. Os dias próximos à culminância, estarão em sala para confecção de cartazes, organização da Estande de atividades dos estudantes e resultados da horta. Talvez, alguns dos objetivos, habilidades, metodologias etc. poderão ser mais eficientes do que outros, devido aos fatores do perfil do alunado, disposição em aprender a aprender, dedicação e envolvimento das atividades propostas.

Justificativa

Espaço ativo de Horta sustentável Escolar designa várias condições e oportunidades para desenvolver cidadania corresponsável, educação ambiental com pertencimento escolar e educação patrimonial. O cuidado de si, da terra e da compostagem rendem possibilidades de como abrir janelas dos saberes e práticas educativas e socioemocionais para o relacionamento e o respeito ao outro – diferente de mim. O cuidado com o pensar o mundo e a sociedade e suas demandas de presente e futuro quanto aos acessos ao trabalho, alimentação saudável e alternativa, respeito às culturas agrárias e pecuárias diferentes seja do camponês e agricultura familiar e miniempresas, seja do indígena e do quilombola. Abre-se o diálogo com as matérias escolares como a Educação Física em performance ou atuação pedagógica básica corpo-mente-espírito e ecologia juntos na sociabilidade e saúde integral da pessoa. Pode-se realizar pesquisas desses temas transversais.

Ademais, deseja-se responder com os estudantes e seus pares, além dos encontros práticos na Horta em si, O que é Educação Patrimonial? “... O patrimônio cultural e o meio-ambiente histórico em que está inserido oferecem oportunidades de provocar nos alunos sentimentos de surpresa e curiosidade, levando-os a querer conhecer mais sobre eles. Cada produto da criação humana, utilitário, artístico ou simbólico, é portador de sentidos e significados, cuja forma, conteúdo e expressão devemos aprender a “ler” ou “decodificar”. Para desenvolver este aprendizado, o conhecimento especializado não é essencial. Qualquer pessoa pode fazê-lo, desde que utilize suas capacidades de observação e análise direta do objeto ou fenômeno estudado.” ( p. 7)

FONTE: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf

Objetivos

Desenvolver argumentos com base em fatos, dados e informações científicas para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental, o consumo responsável, em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Agir e incentivar, pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência, a abertura a diferentes opiniões e concepções pedagógicas, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, para que o ambiente de aprendizagem possa refletir esses valores.

Compreender e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para poder ensinar a realidade com engajamento na aprendizagem do estudante e na sua própria aprendizagem, colaborando para a construção de uma sociedade livre, justa, solidária, democrática e inclusiva.

Pesquisar, investigar, refletir, realizar análise crítica, usar a criatividade e buscar soluções para selecionar, organizar e planejar práticas pedagógicas desafiadoras, coerentes e significativas.

Conhecer e difundir as diversas manifestações artísticas e culturais, tanto locais quanto mundiais, e a participação em práticas diversificadas da produção artístico-cultural para que o estudante possa ampliar seu repertório cultural.

Habilidades desenvolvidas

HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA – Prof. José João Bosco Pereira

EF69LP37 - Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.

(EF89LP33A) Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

(EF69LP36B) Revisar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

HABILIDADES ESSENCIAIS EM HISTÓRIA:

Prof. João Paulo Pires das Neves

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Depois de mais 300 mil anos de nomadismo, quando os seres humanos precisavam caçar e coletar, fizeram a Revolução Agrícola. Há mais ou menos 15 mil anos a.C, no Oriente, os seres humanos começaram a cultivar os próprios alimentos. Isso possibilitou as diversas transformações na vida humana.

A Revolução Agrícola possibilitou os seres humanos se sedentarizarem e construir grandes civilizações. Os seres humanos com a produção de alimentos puderam se dedicar a outras atividades. O excesso de alimentos possibilitou o surgimento de novas profissões e do conceito de Estado (Classe dominante e classe dominada).

(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.

Na Idade Média, com a diminuição do comércio e a fuga das pessoas no campo na Europa, onde a economia agrária era a fonte de subsistência das pessoas, houve, principalmente no final do século XIV, algumas transformações nas ferramentas que possibilitaram o aumento na produtividade.

(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

Após a Revolução Industrial, com a invenção das máquinas, acontece a mecanização do campo, responsável por um grande aumento da produção e o êxodo rural.

Eixos temáticos

( ) Investigação científica ( X ) Processos criativos

( X ) Mediação e intervenção sociocultural ( ) Empreendedorismo

Conteúdo programático

Os conteúdos programáticos mergulham-nos no currículo paulista e na educação ambiental.

Especificamente, podem-se repensar temas transversais de ecologia, valores humanos, revolução agrícola, uso do solo etc.

Cada aula teórica e aula prática se dedicarão ao conteúdo específico de valor relacional e afetivo ligados aos adolescentes, à vida escolar, aos conflitos que ocorrerem, soluções viáveis pela ética e moral vivenciada por orientação dos professores e a reflexão dos estudantes seja em sala, seja na horta em si.

Esta nova abordagem sobre a eletiva e seu aprofundamento prático nos objetiva na capacidade de ajudar os alunos em duas dimensões basilares: a escolar-pessoal e a ecológica. Ambas são convergentes à formação de equilíbrio entre escola-aluno-professores e conhecimento do potencial de cada aluno e suas demandas afetivas à medida que está no espaço da Horta Escolar.

Isso é o primor à medida que cada aluno se apercebe autor de sua plantação, cuidados, manuseio de sementes e mudas de vegetais. Ter em mira o ecológico não dispensa o pedagógico e psicoafetivo.

As capacidades socioemocionais e as habilidades essenciais se alinham no bem da formação cidadã e na busca de autonomia e no sentido da vida pessoal e social dos alunos na interação com a natureza, as condutas ecológicas e éticas.

O respeito a si e aos outros por vias da natureza se faz necessário, porque significa a superação gradativa e contínua do narcisismo e egolatria para uma postura altruísta e democrática. A escola democrática da qual somos adeptos nos insere na bandeira de dias mais abertos à dignidade e o respeito à pessoa humana e a busca do equilíbrio do meio ambiente.

Terra é a palavra afetiva para dizer alimento, relacionamento, meditação, atividades coletivas e capacidade de rever indispensáveis para o bem da vida humana em si e na sua interação ecológica planetária, que já começa em nosso quintal, apartamento, escola, horta sustentável.

Aclimar dinâmicas e elaborar atividades que envolvam os alunos na horta escolar é uma das opções e projetos da nossa escola cujo sucesso depende de cada pessoa envolvida.

Metodologia

Aulas teóricas contextualizadas

Debates, rodas de conversas, exposição de temas transversais relativos à educação ambiental, ao cuidado consigo e com a horta, com o solo e as sementes ou plantas.

Valores humanos, históricos e ecológicos ou ambientais em aulas teóricas e cartazes e A4 ou desenhos dos estudantes. Acesso a vídeos, filmes e falas educativos para os adolescentes, com propostas didáticas e pedagógicas à luz do currículo paulista e dos temas transversais pertinentes. Discussão dos temas e contextualização crítica e ética dos temas à vida dos estudantes.

Confecção de cartazes etc.

Preparação e organização da culminância da eletiva.

Aulas práticas engajadas

O cultivo e o preparo do solo para receber as mudas ou plantas de verduras. Adubação. Aguação diária. Implementação prática de técnicas ou tecnologias para o desenvolvimento dos alunos e das plantas, melhorar o relacionamento efetivo e afetivo dos envolvidos na Horta escolar etc.

Melhorar o relacionamento no contexto de conflitos e diferenças de temperamento, respeito e capacidade de dialogar, etc.

Seleção e cuidados para exemplificação de verduras melhores à eletiva e sua culminância, oportunamente.

Recursos didáticos

Folhas A4, hidrocores coloridos, vídeo, filmes, desenhos dos alunos, mídia escolar como TV, celular, cartazes, pesquisas online, lápis de cor, uso de material de horta para plantio e manejo de solo de modo educativo e relacional de educação ambiental aos estudantes.

Culminância

Em dezembro de 2023.

Avaliação

Cada momento em si e desempenho proximal e distante do aluno e sua autoavaliação com os professores e a sua turma constituem forte conduta de aproveitamento ou displicência ou omissão ou mediana visão do seu lugar neste espaço ecologicamente sustentável escolar.

Pode-se pedir resenhas ou resumos quando necessários para pesquisa de temas em andamento relativos à Horta Escolar Sustentável.

Diálogo respeitoso e democrático com os pares na ação e distribuição de atividades e comprometimento estudantil solicitado dentro dos limites de cada estudante e sua personalidade.

Contribuição pessoal e grupal de envolvimento e ações a favor da horta em si e da compostagem de matéria orgânica, quando solicitados e necessários durante os processos de semeadura, adubação, plantação, manutenção e organização dos canteiros e suas verduras, irrigação e colheita e distribuição conforme orientação professoral, da direção ou da coordenação pedagógica.

Ouvir e interessar-se por participar, acolher a boa fala, respeitar opiniões divergentes, atenção aos professores tutores, da eletiva, de palestrantes e o uso devido e cuidadoso dos instrumentos e recursos da horta e da compostagem em si, construída recentemente.

Espírito de ecologia, gratidão, entusiasmo, respeito, amor à terra e ao verde das verduras e acolhimento ao diferente e a quem vier nos ajudar ou orientar.

Realizar slogan, pensamentos, cartazes, desenhos, produções textuais etc. Conforme as demandas do processo supracitado de início, meio e conclusão da Eletiva e seus resultados esperados ou não.

Capacidade de ouvir, entender e ajudar e respeitar cada momento e grupos e pessoas e colegas no processo de articulação, opinião, envolvimento, sugestão etc., a que se der o processo e suas etapas em evolução.

Cronograma semestral

Data Atividade Desenvolvida

29 de agosto de 2023.

Conversa sobre metodologia e objetivos

05 de set. de 2023.

Material e recursos da horta sustentável escolar

12 de set. de 2023.

Carpinar a horta

19 de set. de 2023.

Formação dos canteiros

26 de set. de 2023.

Adubação dos canteiros

03 de out. de 2023.

Formação dos canteiros

10 de out. de 2023.

Adubação dos canteiros

17 de out. de 2023.

Formação dos canteiros

24 de out. de 2023.

Adubação dos canteiros

31 de out. de 2023.

Formação dos canteiros

07 de nov. de 2023.

Adubação dos canteiros

14 de nov. de 2023.

Formação dos canteiros

21 de nov. de 2023.

Adubação dos canteiros

28 de nov. de 2023.

Formação dos canteiros

28 de nov. de 2023.

Adubação dos canteiros

07 de dez. de 2023.

Esvaziar a compostagem

12 de dez. de 2023.

Aguar as verduras todos os dias pela manhã e ao fim da tarde.

Referências

REFERÊNCIA

HORTA ESCOLAR SUSTENTÁVEL “JUREMA” – Escola ESTADUAL PROFESSOR HÉLIO PENTEADO DE CASTRO (recantodasletras.com.br) – https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7084468

J B PEREIRA. ELETIVA: Caleidoscópio e origami: criatividade na escola é assim! //TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORG NICOS: Na Horta Escolar: engaje-se nesta atitude saudável.

https://www.recantodasletras.com.br/experimental/7048684

Ecologia integral. A grande novidade da Laudato Si'. "Nem a ONU produziu um texto desta natureza''. Entrevista especial com Leonardo Boff.

http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/543662-ecologia-integral-a-grande-novidade-da-laudato-si-qnem-a-onu-produziu-um-texto-desta-natureza-entrevista-especial-com-leonardo-boff

Programa incentiva cultivo de hortas em escolas públicas de Piracicaba

REVOLUÇÃO AGRICOLA em: https://www.todamateria.com.br/revolucao-agricola/#:~:text=O%20per%C3%ADodo%20neol%C3%ADtico%20(8%20mil,dominar%20a%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20alimentos.

UNESCO elege 2022 como Ano Internacional das Ciências Básicas para o desenvolvimento Sustentável

https://www.cersuschem.ufscar.br/news/unesco-elege-2022-como-ano-internacional-das-ciencias-basicas-para-o-desenvolvimento-sustentavel

Vegetais colhidos incrementam merenda; projeto já foi implantado em 54 escolas da cidade e envolve 19 mil alunos e 1,3 mil professores. Por G1 Piracicaba e Região

Quem planta pode colher boa verdura: esperamos que a experiência do momento presente marque emocional e logisticamente o aluno ao trabalhar a terra e edificar esforço coletivo em desejos de mudança e sentido de vida.

Professores:

João Paulo Pires Neves

Assinatura

José João Bosco Pereira

Assinatura

_____ Coordenadora Profª Tatiana Larroca dos Santos Pissinato ____

Coordenadora de Gestão Pedagógica Geral

Assinatura

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 21/08/2023
Reeditado em 22/08/2023
Código do texto: T7867004
Classificação de conteúdo: seguro