Linguística: artigos. J B Pereira

"Saussure, ao dar prioridade à abordagem sincrônica, rompeu definitivamente com a tradição dos estudos históricos/comparativos do século XIX, baseados na abordagem diacrônica.'

"...Saussure considera que a língua ocupa o primeiro lugar entre os fatos da linguagem, isto é, a língua é que faz a unidade da linguagem. (...) A língua é um objeto de natureza concreta. As associações, ratificadas pelo consentimento coletivo e cujo conjunto constitui a língua, são realidades que têm sua sede no cérebro. Além disso, os signos da

língua podem ser fixados pela escrita em imagens convencionais (o mesmo não se pode fazer com a fala em todos os seus pormenores). Por essas características, Saussure definiu a língua como o objeto da Lingüística. (...) Fala/’parole’

A fala é a realização concreta da língua pelo sujeito falante, sendo circunstancial e variável. Os atos lingüísticos individuais são ilimitados, não formam sistema. Por outro lado, os atos lingüísticos sociais (a língua) formam um sistema em função de sua natureza homogênea. "

"Signo lingüístico (significante e significado)

Como já visto, Saussure (1987,p.23) define língua como uma realidade psíquica formada de significados e imagens acústicas; dessa forma, “constitui-se num sistema de signos, onde, de essencial, só existe a união do sentido e da imagem acústica, onde as duas partes do signo são igualmente psíquicas”. A partir dessa ideia, são apresentados conceitos basilares para a

teoria lingüística saussuriana: signo, significante e significado."

"O signo lingüístico une um

Atividade

Coisa Dupla: Conforme vimos

na subunidade ‘Língua: objeto

da lingüística’.

conteudo relacionado

Letras / Português

Lingüística Geral

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conceito e uma imagem acústica que não é o som material, puramente

físico, mas a impressão psíquica desse som. A imagem acústica é sensorial, ‘material’, enquanto que o conceito é mais abstrato.

Para Saussure (1987, p.24), signo lingüístico é uma entidade psíquica de duas faces: conceito e imagem acústica."

"O laço que une o significante e o significado é arbitrário, portanto, se signo é o total resultante da associação entre significante e significado, então o signo lingüístico é arbitrário. "

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingüística Geral. São Paulo :

Cultrix, 1987.

http://www.leme.pt/biografias/s/saussure.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferdinand_de_Saussure

Nestes links, você encontrará informações sobre a vida

(elementos biográficos) e dados sobre a obra de Saussure.

"Para tratar com cientificidade a Lingüística, Saussure definiu o seu objeto (próprio e autônomo) e apresentou conceitos basilares para os estudos lingüísticos como língua, fala, signo, diacronia, sincronia, valor, relações paradigmáticas e sintagmáticas. Esses conceitos foram, mais tarde, retomados e serviram de base para o Estruturalismo Lingüístico – primeira grande teoria lingüística."

"Para Saussure (1987), a língua não se confunde com a linguagem.

Podemos dizer que linguagem corresponde a toda e qualquer forma

de comunicação (sinais, gestos, símbolos, cores, língua). Dentre essas possibilidades, temos a língua, que, com sua característica própria,

passa a ser considerada a parte essencial da linguagem. Em outras

palavras, podemos dizer que a língua é a principal forma de linguagem,

uma vez que todas as demais possibilidades só fazem sentido se ‘traduzidas’ pela língua. "

"Semiologia: Para Saussure, Semiologia é a ciência geral dos

signos: trata de todas as espécies de signos que compõem as

linguagens dos homens: pintura, mímica, código de trânsito,

moda, linguagens artificiais etc."

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A linguística se tornou ciência independente da gramática aos poucos. Saussure teve seu passo fundamental graças às anotações de seus alunos que compilaram o Curso geral de linguística geral. Começa a fase do estruturalismo.

"O Curso de Lingüística Geral

foi publicado, em 1916, após a

morte de Ferdinand de Saussure,

por três editores – Charles Bally,

Albert Sechehaye e A. Redlinger. Esses três editores tiveram

acesso às anotações de alunos

que assistiram aos três cursos

de Lingüística Geral ministrados

por Saussure na Universidade

de Genebra. Em função disso,

acredita-se que a obra tenha

sofrido distorções pela leitura dos editores, o que tem gerado

polêmicas até os dias de hoje.

Atualmente, os manuscritos de

Saussure têm sido objeto de

analise de pesquisadores, o que

pode elucidar o que na verdade tem de tese saussuriana no

famoso Curso de Lingüística

Geral."

_____________

"O estruturalismo lingüístico:

http://pt.wikipedia.org/wiki/

Estruturalismo

Neste link, você terá informações sobre o estruturalismo

(europeu e americano) origem,

a importância da obra de Saussure, o estruturalismo na lingüística e nas demais ciências,

principais representantes etc."]

"Romam Jakobson:

http:/pt.wikipedia.org/wik/

Estruturalismo

Neste link, você terá informações sobre os principais representantes do estruralismo europeu.

"Louis Hjelmslev:

htmp.ricondelvago.com./

el-signo-linguistico.html-30k

Neste link, você terá informações sobre Louis Hjelmslev, importante nome do estruturalismo europeu."

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Noam Chomsky é um ativista político com atuação

bastante significativa no combate à política externa

americana. Em função desse papel político, Chomsky

foi um dos principais nomes do Fórum Social Mundial

realizado em Porto Alegre no ano de 2003.

Noam Chomsky:

http://pt.wikipedia.org/wiki/

Chomsky

Neste link, você obterá mais informações sobre a biografia, o

trabalho, a teoria chomskiana, a

atuação política e demais dados

sobre Noam Chomsky.

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B.F.SKINNER importante psicólogo americano. A sua

teoria é conhecida como ambientalista ou behaviorista e defende que a aquisição de uma língua consiste

fundamentalmente em uma aprendizagem de hábitos,

‘comportamento verbal’ através de processos de observação, memorização, generalização, associação. Daí

o nome behaviorista, em função do termo inglês behavior (comportamento).

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Gerativa:

1. Qual é o conteúdo do sistema de conhecimentos do falante de uma

determinada língua particular, por exemplo, o Português? O que é que

existe na mente deste falante que lhe permite falar/comprender expressões do Português e ter intuições de natureza fonológica, sintática

e semântica sobre a sua língua?

2. Como é que este sistema de conhecimento se desenvolve na mente

do falante? Que tipo de conhecimentos é necessário pressupor que a

criança traz a priori para o processo de aquisição de uma língua particular para explicar o desenvolvimento dessa língua na sua mente?

3. De que maneira o sistema de conhecimentos adquirido é utilizado

pelo falante em situações discursivas concretas?

4. Quais são os sistemas físicos no cérebro do falante que servem de

base ao sistema de conhecimentos lingüísticos?

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Pós-estruturalismo

Hoje, a linguística tem seus estudos com ecos em outras áreas: Psicologia, a Sociologia, a Etnografia, a Fonoaudiologia, entre outras.

"Século XX: Geralmente é apontado como a instauração da Linguística – ciência da linguagem – a publicação do livro Curso de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure, em 1916. O que é Lingüística?

Lingüística é o estudo científico da linguagem. Essa ciência busca explicar o funcionamento da linguagem e, especificamente, a organização das línguas em particular. Em função do objetivo da análise lingüística proposta, teremos várias áreas de interesse, que constituem os chamados ramos da Lingüística. A fonética

é a ciência que apresenta os métodos para descrição, classificação e

transcrição dos sons da fala, principalmente aqueles sons utilizados na

linguagem humana. A fonologia também se preocupa com os sons da língua, mas do

ponto de vista de sua função. morfologia, sintaxe. Pragmática

A pragmática é o ramo lingüístico que estuda o uso da linguagem

ou a linguagem em uso." Psicolingüística

A psicolingüística é o ramo lingüístico que tem como um dos objetivos analisar o processo de aquisição da linguagem – oralidade e

escrita, língua materna e língua estrangeira. Interessa-se também pelos

processos mentais relacionados com a produção da linguagem, estudando as relações entre essa e pensamento. Sociolingüística.

Antes, porém, outras iniciativas tentavam dar ensaios à linguística como: "Modistae: Pequeno grupo de

eruditos em atividade na universidade de Paris entre 1250 e 1320. Entre os principais modistas estão Martinho de Dácia, Miguel de Marbais, Tomás de Erfurt e Sigério de Courtaai. A doutrina modista se baseava na noção dos modi siginificandi - modos de significação – que fornecia um arcabouço para descrever o processo de verbalização. Na concepção modista, o objeto do mundo real, externo ao entendimento humano, podia ser apreendido como um conceito pelo entendimento, e o conceito podia ser dado a conhecer por um signo falado, tornando-se, dessa maneira, um significado."

https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/16395/Curso_Let-Portug-Lic_Lingu%C3%ADstica-Geral.pdf?sequence=1&isAllowed=y

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"Os estudos linguísticos do século XIX vão apresentar interesses distintos dos realizados no século XVII. Em função do contexto histórico, político e social, há uma mudança de perspectiva: não é mais a precisão, e sim a mudança, ou seja, o fato de que as línguas se transformam com o tempo. O ideal que vigora nesse período... O século XIX é o momento dos estudos históricos em que o objetivo é mostrar que a mudança das línguas não depende da vontade dos homens, mas segue uma necessidade da própria língua. Passa a ser importante destacar que as mudanças ocorridas nas línguas não são aleatórias, mas apresentam regularidades. "

https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/16395/Curso_Let-Portug-Lic_Lingu%C3%ADstica-Geral.pdf?sequence=1&isAllowed=y

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CHOMSKY, Noam. Linguagem e mente. Brasília: UNB, 1998.

FIORIN, José Luiz. (org.) Introdução à lingüística. V.1 e 2. São Paulo:

Contexto, 2002, 2003.

KRISTEVA, Julia. História da linguagem. Lisboa: Edições 70, 1969.

LYONS, John. Linguagem e Lingüística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

MUSSALIN, Fernanda, BENTES, Anna Christina. (orgs.) Introdução à

lingüística. Tomos 1 2. São Paulo: Cortez, 2001

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 1987.

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"O trabalho foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica em que, foi utilizado o manual do curso de linguística geral, produzido por Ferdinand de Saussure, para extração da informação que foi considerada útil no desenvolvimento da presente pesquisa. Para além de utilização de outros manuais relacionados para enriquecer as informações do presente artigo. O trabalho apresenta a seguinte sequência organizacional: Introdução, desenvolvimento, considerações finais e Referencias bibliográficas."

trabalho linguistica

Enviado por Venancio Mote

Descrição:linguistica geralDescrição completa

J B Pereira e https://pt.scribd.com/document/664657052/trabalho-linguistica
Enviado por J B Pereira em 23/08/2023
Reeditado em 23/08/2023
Código do texto: T7868322
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