Desafios - provas e produção de texto em teatro - agosto de 2023 - J B Pereira

ESCOLA ESTADUAL “PROF. HÉLIO PENTEADO DE CASTRO”

AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE - 2023 - PROFESSOR: José João Bosco Pereira DATA: / agosto / 2023

NOME COMPLETO do(a) estudante: Nº TURMA / ANO:

HABILIDADES: EF08LP04A - Identificar aspectos linguísticos e gramaticais. EF08LP04B - Utilizar, ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos linguísticos e gramaticais. EF08LP14B - Utilizar recursos de coesão, construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto. EF08LP16A - Utilizar elementos efeitos de sentido do uso, em textos, de modalização e argumentatividade (pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos, advérbios etc.). NOTA

Questão 1. Leia o texto abaixo e responda as questões abaixo:

Quaisquer um de nós, já ouviu fazer de mitos. Veja a narrativa a seguir: “Segundo a mitologia da Grécia antiga, Pandora foi a primeira mulher da Terra. Sua história começa com Prometeu, que roubou o fogo dos deuses e o deu aos homens. Isso enfureceu Zeus, o rei dos deuses, que resolveu punir os homens. Zeus ordenou a Hefesto, deus do fogo e dos artesãos, que criasse Pandora.

Depois, cada deus propiciou uma dádiva a ela. Afrodite, a deusa do amor, deu-lhe a beleza. Zeus, então, enviou Pandora à Terra. Lá, ela encontrou um jarro ou baú misterioso, mais conhecido como caixa de Pandora. Embora advertida para não abrir o jarro ou baú, ela foi tomada pela curiosidade.

Segundo a lenda, assim que Pandora levantou o tampo, todos os tipos de males saíram voando. Ela tampou o jarro ou baú de novo, mas seu gesto foi inútil, pois os males e as doenças já haviam se espalhado pelo mundo. A única coisa que restou no jarro foi a esperança.”

Quantos de nós, curiosos, também, destampamos feridas e desfazemos relacionamentos, desse modo, nos prejudicamos e ofendemos a dignidade dos outros. Destruição é mais fácil que construção. Veja um muro. Derrubar é mais fácil que edificar.

Após a leitura do texto, responda:

a) Por que os humanos foram criados sem poder?

b) Quais ensinamentos Prometeu deu aos humanos?

c) O que deixou Zeus irritado?

d) Qual o castigo Prometeu recebeu de Zeus?

e) Quem mais foi castigado por Zeus nesse mito?

Questão 2. Ainda sobre o texto, explique:

a) Quem criou Pandora? ______________________________________________________

b) Por que Pandora abriu a caixa?_______________________________________________

c) O que tinha na caixa de Pandora? _____________________________________________

Questão 3. Sobre o texto em análise, marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Apenas coisas ruins saíram da caixa.

( ) O único sentimento que ficou na caixa foi o amor.

( )Pandora não se arrependeu ter aberto a caixa.

( ) Tudo ocorreu justamente como Zeus tinha planejado.

( ) A curiosidade e a mentira de Pandora espalharam o mal sobre o mundo.

Questão 4. A partir do texto acima da mitologia, procure uma oração em que há discurso indireto.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 5. Todo texto deveria ter coesão e coerência. Então, coloque, abaixo, três conectivos ou conjunções:

________________________________

_____________________________

____________________________

Questão 6. Vozes verbais indicam que os verbos têm sujeito ativo, paciente e reflexivo. Então, dê um exemplo de três orações em que apareçam as vozes verbais abaixo:

VOZ ATIVA: ________________________________________________________________________

VOZ PASSIVA: ______________________________________________________________________

VOZ REFLEXIVA: _____________________________________________________________________

Questão 7. Prefixos e sufixos fazem parte do processo de formação de palavras como vimos em Labirinto do Minotauro. Slides que expusemos em sala de aula. Todos vocês viram e o professor explicou e deu exemplos e anotações na lousa. Agora, a partir do texto acima, escolha três exemplos para:

SUFIXO: ________________________

PREFIXO: ________________________

INFIXO: _________________________

Questão 8. Leia com atenção e responda: “Ela tampou o jarro ou baú de novo, mas seu gesto foi inútil, pois os males e as doenças já haviam se espalhado pelo mundo.”

Analise sintaticamente, acima, as orações. Escreva sobre conjunções. Quantas orações há? Se o período é simples ou composto. Separe com barra cada oração como fizemos em sala de aula.

Questão 9. Analisar, morfologicamente, a oração abaixo, ou seja, escreva sofre cada uma das Classes de palavras, que existe na sequência numérica:

“Zeus 1, então 2, enviou 3 Pandora 4 à ( a + a) 5 Terra 6 .”

1. ___________________ 2. ___________________ 3. _____________________

4. __________________ 5. Dois as: _______________ e _____________ 6 _____________________.

Questão 10. “O mito de Sísifo: Zeus não perdoa: Por ter falado a verdade ao povo. Zeus estava apaixonado pela Egina, filha do deus-rio Asopo. Zeus furioso combina com Hades que castigasse Sísifo após a morte. Deveria carregar uma pedra até ao cume de uma montanha. Mas, a pedra sempre rolaria. Sísifo deveria de novo buscar e levar a pedra ao ponto final, sem nenhuma chance de sucesso. Este mito do eterno retorno é infindável ou um suplício fantástico no Tântalo, região sombria do Hades, o inferno dos gregos.

A partir do texto abaixo produza ou escreva seu texto teatral ou dramático. Vimos em sala de aula como é feito o texto de teatro nos mínimos detalhes.

J B Pereira e mitologia grega: Pandora e Sísifo.
Enviado por J B Pereira em 25/08/2023
Código do texto: T7870099
Classificação de conteúdo: seguro