Saúde em foco

13 citações sobre saúde para usar na redação

por Giovana Murça em 28/09/20

Abaixo você confere 13 citações sobre saúde:

1. “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.”

Definição da Organização Mundial de Saúde.

2. “A saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.”

Art. 196 da Constituição Federal do Brasil.

3. “O homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio.”

Hipócrates, médico e filósofo da Grécia Antiga, considerado o pai da medicina.

4. “O Estado preocupa-se com a saúde do indivíduo em função de sua utilização como instrumento de trabalho e não em função de suas esperanças, de seus anseios, de seus temores ou de seus sofrimentos.”

Jayme Landmann, médico e professor brasileiro.

5. “Temos de ser contra a distorção a que estamos assistindo, em nosso país, da coexistência do mais alto nível de assistência médica e do mais baixo nível de assistência à saúde, na mesma cidade e no mesmo local.”

Adib Domingos Jatene, médico, professor universitário, inventor e cientista brasileiro.

6. “É impossível dar saúde a quem veste trapos e trabalha com salários que não permitem condições mínimas de subsistência. É impossível dar saúde a um povo se não o libertarmos de sua dependência econômica para que ele mesmo tome suas decisões.”

Salvador Allende, médico e ex-presidente do Chile.

citações sobre saúde

Salvador Allende (Reprodução/Wikimedia Commons)

7. “A saúde é um problema político, especialmente no que tange à medicina preventiva. As estruturas de saúde são reflexos da sociedade; assim, as estruturas políticas são os nossos melhores instrumentos para o desenvolvimento de um programa de atendimento médico.”

Hélder Martins, jornalista, ex-diplomata e ex-ministro da saúde brasileiro.

8. “O homem joga sua saúde fora para conseguir dinheiro; depois, usa o dinheiro para reconquistá-la.”

Confúcio, pensador e filósofo chinês.

9. “Saúde mental ideal, como a liberdade, existe para uma pessoa apenas se ela existe para todas as pessoas.”

Phyllis Chesler, psicoterapeuta, professora e escritora norte-americana.

10. “Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente.”

Jiddu Krishnamurti, filósofo, escritor, orador e educador indiano.

Confira: 12 Citações sobre Educação que podem te ajudar na redação

+ 12 Citações sobre Tecnologia para usar na redação

11. “Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade.”

Dalai Lama, chefe de estado e líder espiritual do Tibete.

12. “A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba.”

João Guimarães Rosa, escritor, diplomata e médico brasileiro.

13. “Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença.”

Lair Ribeiro, médico e escritor brasileiro.

Giovana Murça
Enviado por Paulo Miranda em 08/02/2024
Código do texto: T7994453
Classificação de conteúdo: seguro