EDÍZIO, 70 ANOS DE HISTÓRIAS

EDÍZIO, 70 ANOS DE HISTÓRIAS

Eduardo Mendonça

Intérprete-Luiz de Jovino

PASSA A NOITE TRABALHANDO

TAMBÉM PARTE DO SEU DIA

SEM CANSAÇO VAI LUTANDO

COM HISTÓRIA OU COM POESIA.

TUDO APENAS POR AMOR

DEDICOU TODA A SUA VIDA...

POR PRAZER E EMOÇÃO

ENTREGOU SEU CORAÇÃO

À SUA TERRA TÃO QUERIDA.

SETENTA ANOS DE GLÓRIAS

DE AMOR E DE RESPEITO

DIVULGANDO NOSSA HISTÓRIA

COMO O FILHO MAIS PERFEITO.

COM PESQUISA E COM TRABALHO

DESCOBRIU NOSSA RAÍZ...

OS SEUS LIVROS PUBLICADOS

SÃO TESOUROS ESPALHADOS

QUE ENRIQUECEM ESSE PAÍS.

ENVELHECE SEM RIQUEZA

SEM ORGULHO, SEM AMBIÇÃO

AJUDOU TODA A POBREZA

COM O AMOR NO CORAÇÃO.

SUA RIQUEZA É SUA FAMÍLIA

E SUA TERRA TÃO QUERIDA...

AJUDOU LÁ NO PASSADO

CENTENAS DE APOSENTADOS

UMA VITÓRIA NA SUA VIDA.

ESSE POVO NÃO ESQUECE

SEU TRABALHO AQUI PRESTADO

COM ALEGRIA SÓ AGRADECE

PELO QUE JÁ TEM PLANTADO.

SE ESTA TERRA CONVERSASSE

DIZIA COM EMOÇÃO:

“OH! MEU FILHO TÃO QUERIDO!

MEU EDÍZIO TÃO SOFRIDO

MINHA ETERNA GRATIDÃO”.

SEUS CABELOS BRANQUEARAM

SUA FACE ENVELHECEU

BONS AMIGOS LHE DEIXARAM

E FORAM MORAR COM DEUS.

RUI PACHECO E ZUZA GORDO

SEU DEDEZA E NOVAIS...

DOUTOR TOSTA ERA UM IRMÃO

SÓ LHE TRAZ RECORDAÇÃO

TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS.

PARABÉNS MEU VELHO PAI

MEU EXEMPLO, MEU ESPELHO

SUA HISTÓRIA LONGE VAI

COMO A DE MILITÃO COELHO...

PARABÉNS BARRA DO MENDES

PELO TEU CINQUENTENÁRIO...

AO MEU VELHO TÃO QUERIDO

MEU ABRAÇO COMOVIDO

PELO SEU ANIVERSÁRIO.

OBS:

QUALQUER ESCRITOR OU HISTORIADOR, QUE SE ATREVER A CONTAR A HISTÓRIA DE BARRA DO MENDES, ELE TEM QUE PENSAR DUAS VEZES NESTA GRANDE RESPONSABILIDADE, SE NÃO A HISTÓRIA FICARÁ INCOMPLETA: SE REALMENTE ELE FOR INVESTIGAR A HISTÓRIA DE BARRA DO MENDES VAI ENCONTRAR A HISTÓRIA DE EDÍZIO MENDONÇA. SE ALGUM ESCRITOR OU HISTORIADOR FOR CONTAR A HISTÓRIA DE EDÍZIO MENDONÇA, ELE VAI ENCONTRAR A HISTÓRIA DE BARRA DO MENDES. UM É A HISTÓRIA DO OUTRO. NÃO SE PODE FALAR DE UM, SEM MENCIONAR O OUTRO. ELE É SIMPLESMENTE O MAIOR GARIMPEIRO CULTURAL QUE JÁ PISOU POR AQUI. E PRA MEU ORGULHO, ELE É MEU PAI. É O MEU ESPELHO, É O MEU EXEMPLO DE VIDA, MESMO COM TODOS OS SEUS DEFEITOS E VIRTUDES, QUE TODO SER HUMANO TEM. ESTA MÚSICA ACIMA, CUJA MELODIA É MUITO LINDA, APENAS CONTA UM POUCO DA HISTÓRIA DESTE HOMEM GRANDIOSO, NÃO POR SER MEU PAI, MAS SIM PELO TRABALHO QUE ELE TEM PRESTADO À NOSSA TERRA. PRATICAMENTE PASSOU TODA A SUA VIDA AJUDANDO NOSSA TERRA E CRESCER E A PROGREDIR, PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS ECONÔMICAS, CULTURAIS E HISTÓRICAS. DEVIDO AO SEU AMOR E AO SEU PATRIOTISMO, BARRA DO MENDES FOI CONTEMPLADA COM OBRAS IMPORTANTES, NUMA EPÓCA QUE SÓ A CIDADE DE IRECÊ QUE É A CIDADE SEDE DA MICRO-REGIÃO, FOI CONTEMPLADA TAMBÉM. BARRA DO MENDES INAUGUROU UM MODERNO HOSPITAL COM 3O LEITOS EM 1985, A AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL AINDA EM 1978 E A AGÊNCIA DO ANTIGO FUNRURAL EM 1977. TRÊS ÓRGÃOS IMPORTANTÍSSIMOS PARA A ÉPOCA, PORQUE FORAM OS ALAVANCADORES DO PROGRESSO QUE BARRA DO MENDES TEVE EM TODOS OS SENTIDOS. A ECONOMIA DA CIDADE DEU UM SALTO GIGANTE COM A INSTALAÇÃO DO BANCO DO BRASIL, QUE CONSEQUENTEMENTE MUITOS SUPERMERCADOS E OUTRAS LOJAS SE INSTALARAM EM BARRA DO MENDES. A RENDA QUE O POVO DAQUI DAVA À IRECÊ FOI FICANDO POR AQUI MESMO. OS ATENDIMENTOS MÉDICOS QUE ERAM FEITOS EM IRECÊ, NUM SACRIFÍCIO TERRÍVEL, PASSARAM A SER FEITOS AQUI MESMO APÓS A INAUGURAÇÃO DO MODERNO HOSPITAL DR. MANOEL NOVAES. OS PENSIONISTAS E APOSENTADOS DA NOSSA TERRA NÃO PRECISARAM MAIS SE DESLOCAREM ATÉ IRÊCE PARA RECEBER SEUS BENEFÍCIOS, QUANDO A AGÊNCIA DO FUNRURAL FOI INSTALADA AQUI EM 1977. E VIERAM MUITAS OUTRAS OBRAS IMPORTANTES COMO GABINETE DENTÁRIO, O SEGUNDO A SER INSTALADO NA REGIÃO, A INSTALAÇÃO DO SINDICATO RURAL QUE DEU SUPORTE PARA O FUNRURAL SER INSTALADO AQUI TAMBÉM, DANDO UMA ALAVANCADA ENORME NA ECONOMIA AQUI DA NOSSA TERRA, POIS OS APOSENTADOS PASSARAM A GASTAR EM NOSSOS COMÉRCIOS E NÃO MAIS NOS COMÉRCIOS DE IRECÊ. A PARTIR DAÍ, BARRA DO MENDES COMEÇOU A CAMINHAR COM SUAS PRÓPRIAS PERNAS E MUITOS OUTROS ÓRGÃOS IMPORTANTES VIERAM PRA BARRA DO MENDES, IMPULSIONADOS PELOS BENEFÍCIOS ANTERIORES. E TUDO ISSO FOI CONSEGUIDO GRAÇAS A COMPETÊNCIA, A INTELIGÊNCIA E PORQUE NÃO, GRAÇAS A ESPERTEZA, A MALÍCA E VISÃO FUTURISTA DE EDÍZIO MENDONÇA JA NAQUELA ÉPOCA. POR INÚMERAS VEZES FOI À SALVADOR E Á BRASÍLIA LUTAR POR TODOS ESSES ÓRGÃOS CITADOS ACIMA. POR ISSO O MEU ORGULHO PELO PAI QUE TENHO, POR TUDO QUE ELE REPRSENTA PRA ESSA TERRA E POR TUDO QUE AINDA CONTINUA FAZENDO POR ESTA TERRA MARAVILHOSA. OBRIGADO MEU PAI, EM NOME DA SUA QUERIDA BARRA DO MENDES.

Eduardo Mendonça
Enviado por Eduardo Mendonça em 30/09/2008
Reeditado em 27/10/2008
Código do texto: T1203521