Raizes etimológicas e derivações em Schroder

O sobrenome alemão Schroder (escrito de formas variadas mundo afora) pode ser traduzido livremente por ALFAIATE, sendo formado pelas raízes SCHROD=talho, e ER=sufixo de profissão. Ao pé da letra: TALHADOR (de roupas, portanto, Alfaiate).

Por sua vez, a raiz germânica SCHROD origina-se na raiz proto-indo-europeia SKE(R/N), vinda do sânscrito KRNATI, particípio KREY, cujo significado é o mesmo: talho, corte, sendo SKER o corte, o cortar, e SKEN o particípio cortado, separado, selecionado. Esta raiz é encontrada em muitas palavras anglo-saxônicas e em algumas palavras latinas, principalmente italianas, portanto só iremos encontrar esta raiz em palavras do idioma português quando sua raiz latina derivar da mesma raiz primitiva das palavras de raiz anglo-saxônica ou de alguma raiz italiana.

O particípio SKEN, enquanto significado de algo cortado fora, serviu na anatomia para a palavra CUTES (a pele, o couro), da raiz CUT (de SKEN), que quer dizer: cortado fora. É que a palavra CUTES derivou do ato de se tirar o couro dos animais. Por sua vez, a raiz SKEN, do couro cortado fora passou a significar REVESTIMENTO (o couro cortado fora é o couro que cobre, que reveste o indivíduo). Assim temos, em inglês SKIN (pele, casca), SHOE (sapato: reveste o pé), SHELL (casco, concha), SKY (céu: cobre a terra), SHELTER (abrigo), SHIELD (escudo: protege).

Sugerindo o sentido de COBERTURA, REVESTIMENTO, a raiz proto-indo-europeia SKER gerou CELA, CÉLULA e suas derivações. Por exemplo, o idioma português não se apoiou no latim DOMUS para originar moradia, mas sim de uma raiz italiana para cobertura, por isso temos do italiano CASCA, CASA, CASAR, CASSINO. E em português: ESCURO/OBSCURO (do latim SCURUS=coberto), ESGRIMA (do particípio italiano SCRIM= proteger) e ESCROTO (SKRE=tecido que reveste) vem do sentido de bolsa de pele que reveste.

Do particípio sânscrito KREY, significando SEPARADO (separado dos demais), os gregos derivaram o particípio KRYPT, significando ESCONDIDO. E daí temos em português GRUTA, GROTESCO, CRIPTA, APÓCRIFO. De SEPARADO DOS DEMAIS, veio o significado de estar guardado, escondido dos demais, e então temos: SEGREDO, SECRETARIA, SEGREGAR.

O particípio KREY enquanto SEPARADO DOS DEMAIS, também deu origem à separação de comportamento ou decisão, e aí temos: DISCERNIMENTO, CERNE, CRISE, CRIME.

Da raiz proto-indo-europeia SKER significando cortar/corte derivaram as variantes em português: ESCORPIÃO (SCOR=ferir), SEÇÃO/SECÇÃO/SESSÃO, SETOR (SKE=divisão), CISÃO (SCI=corte) em Incisão, Cesariana, Precisão, Abscissa, Rescisão, ESCULPIR (SKE=talhar), ESQUIZOFRENIA (SKHIZ=divisão, mente dividida), ESQUISTOSSOMO(SE) (SKISTO=lapidado), ESCORIAR (SKE=esfolar, tirar a pele), ESCOTILHA (SKET=cortado), o sufixo -CIDA (SCHIDA=corte, ferimento) presente nos atos de ferimento mortal como vemos em HOMICIDA, PESTICIDA, BACTERICIDA etc.

Da raiz SKER significando "cortar fora", inicialmente para peles e couros, e derivando palavras com o sentido de dividir, separar, cobrir etc, vieram as palavras cujo corte/talho foi aplicado no ato de escrever da antiguidade, primeiramente talhando-se a escrita em pedras, e posteriormente em papiros e papel. Assim, a própria palavra ESCRITA e seus derivados (Descrição, Inscrição, Prescrição, Transcrição etc) vêm de SCRIPTUM cuja raiz é SCRIP, que quer dizer TALHAR. Da raiz SCRIP surgiu seu particípio latino SCHIDA, portanto, PÁGINA TALHADA. Referentes à SCHIDA temos em inglês SHEET (folha de papel), SCROLL (manuscrito), SCRAP (1.recado curto, 2.pedacinho), SCHEDULE (agenda). Em português, além da própria palavra ESCRITA e seus derivados, sobrou a palavra CÉDULA (de SCHEDULA, diminutivo de SCHEDA, página). A palavra ESCROQUE (de ESCROW, documento financeiro, posteriormente usado de forma pejorativa) que significa aquele que se apodera de bens alheios de forma fraudulenta.

A raiz SKER, prosseguindo o significado de "cortar fora", além de aplicado para peles e para papel, também foi aplicado a corte de comidas, corte de vestuários e a talho de minérios, no particípio SKRED. Por exemplo, SCROD é um filé de peixe, SHRED quer dizer retalhar em inglês, e SHREDDER é qualquer máquina que retalhe, como os trituradores de papel e os trituradores de metais, muito usados nos Estados Unidos (Obs.: No desenho animado Tartarugas Ninja, o apelido de seu vilão é SHREDDER, que recebeu a tradução no Brasil de Destruidor, quando o mais correto seria Triturador. SHRED é ainda usada como gíria para um estilo de guitarristas que visa o solo rápido e técnico, portanto, retalhando a guitarra).

SCRED (talhado), como particípio de SKER (talhar), gerou as demais palavras afins. A palavra ESCÓRIA (SKRED=talhado) significa justamente os resíduos de metais trabalhados. A palavra ESCRUTAR (SKRED=resíduo) significa pesquisar em meio aos detalhes, aos resíduos. A palavra ESCRUTINAR (SKROT=separado) significa separar cédulas, contar papéis. A palavra ESCRÚPULO (SKRUP=talhado), vem do latim Scrupulus: pedrinhas talhadas de forma afiada. E a palavra ESCARPA (SCARPP=cortado), um acidente geográfico. A raíz SCARP também originou a palavra Scarpa (sapato em italiano) e Scarpino (chinelo em italiano), que originou o tipo de sapato feminino conhecido como SCARPIN.

Por fim, SCHRED significando tecido talhado, recortado, que originou a profissão talhador, ou melhor, alfaiate, o SCHRODER, tornando-se sobrenome na Alemanha da Idade Média.

Como visto, na mesma raiz-particípio de SKRED, em Schroder, temos em português: Escrutínio, Escrutar, Escroto, Escrita, Escória e Escrúpulo. E na mesma raiz primitiva de SKER em CUT temos: Corte, Curto, Escorpião, Cédula, Escroque, Cisão, Seção, Esquizofrenia, Esculpir, Cutes, Escudo, e Escuro, além de adotarmos a palavra Scrap na internet, e Scarpin, na moda, e o já conhecido Shorts no vestuário (short=curto=cortado). Todas essas palavras com a mesma raiz etimológica estudadas a partir do sobrenome Schroder.