ANÁLISE DO DISCURSO

O discurso é um fenômeno complexo, percorre o espaçotemporal e interpreta mundos imaginários, verbais, não verbais,sonoros, visuais, ou seja, aguça nossos sentidos.

A exposição das ideias textuais amparadas pelas nossas palavras, ou trabalhos artísticos, não se sustentam. Faz-se nescessário a inter relação daquele que escreve,pinta,ou esculpe, então canta,com aquele que lê, visualiza,ouve...

As Teorias Semiótica de Linha Francesa, Linguística Aplicada,também a Teoria Literária e todas as ramificações, nos acolhe como modelo para análise instrumental do discurso.

Mesmo assim, o leitor não se decepcione!

Esse arsenal Científico não dará conta de suprir, responder todos os questionamentos intrísicos num discurso textual.

Até porque toda teoria é limitada, boa e falha.

Esclarecemos, o discurso tem uma estrutura de base: ABSTRAÇÕES/CONCRETIZAÇÕES.

Quando nos relacionamos com ideias abstratas:

RIQUEZA/POBREZA -ALEGRIA/TRISTEZA - VIDA/MORTE.

Estamos tratando do nível fundamental do texto.

Agora, ao estabelecermos relações com as percepções concretas:

HÁ CONCRETIZAÇÃO DAS FIGURAS.

Assim, o texto passa a ser observado como nível discursivo.

Importante salientar:Entre um nível e outro se encontra outro nível,este, MALEÁVEL:O nível Narrativo.Local este propício para o jogo entre o Implícito X Explícito. Onde se instala o efeito de representar o mundo se produz OBJETIVIDADE/SUBJETIVIDADE.

Um objeto narrativo, quanto mais abstrato pode ser concretizado de múltiplas maneiras.

Os três níveis ou patamar, provoca o percurso gerativo de sentido do discurso (texto).

Local onde acontecem as manipulações,o imprevisto, a quebra dos paradigmas, pois são elas as criadoras de prisões psíquicas em que vivemos.

A obra de arte (texto) fazem o papel de nos tirar da mesmice,pois se relaciona também com o contexto sóciohistórico, objetos culturais,folclóricos,poéticos,também, artísticos, econômicos e psicológicos.

Quando nos apropriamos de um tema aliado ao figurativismo, expomos a ideologia entendida como "visão de mundo",daquele que se predispõe ler determinado discurso ou prefere outro.

Por essa razão nos interessamos por diferentes modalidades textuais e suas decodificações.