RAMO ITÁLICO - A NOSSA FAMÍLIA LINGUÍSTICA

Demonstraremos a árvore genealógica da nossa Língua - Mãe.

Ela,Tem como nascedouro os idiomas do tronco indo-europeu.

Algumas Línguas vão desaparecendo gradativamente por falta de uso e muitas morrem caindo no esquecimento.

O sub ramo itálico é representado por três línguas: Osco e úmbrio, das primeiras restaram substratos.

E o LATIM, nosso foco de estudo.

O Latim formou-se no território de Latium, onde mais tarde surgiu a cidade de Roma.

Os romanos conquistando territórios e depois de três guerras, chamadas púnicas, apresentaram o Latim para os povos dominados e com o tempo, esta Língua tornou-se vasta na região.

Neste percurso histórico, o Latim absorveu em sua estrutura elementos desconhecidos, oriundos da Língua Grega, ocorre desse modo, melhoramento linguístico na Língua Itálica. Por ser a Língua dos gregos, mais aperfeiçoada.

Então, o encontro da Língua proveniente de Roma com as Línguas locais, conduziu uma interação linguística, ocasionando mudanças na estrutura original e também enriquecimento vocabular, no entanto, essas alterações no Latim, foram uma consequência natural, isto é, sem imposição, sem decreto.

O Latim Clássico pode ser chamado também, Literário. Por ser elegante no estilo, ter apuro vocábular e rigidez, aliada à artificialidade.

O Latim Clássico se manteve muito tempo estável.

Agora, o Latim Vulgar, foi utilizado pelas classes inferiores de todo império romano.

Os incultos não tinham interesse em preservar a Língua Materna, por este motivo, foram aparecendo inovações no vocabulário, alterando, dessa maneira, o Latím Clássico (literário).

Existe nos falares popular: - o Latim é uma língua morta.

Ledo engano!

Esta Língua prossegue atuante, possívelmente vem sendo estudada na Europa, Por fazer parte do tronco linguístico indo-europeu. Assim como, também é estudada no sólo brasileiro.

A Graduação em Letras permeia o estudo linguistico sustentado pela diretrizes da Língua em questão. A Língua latina, oriunda do ramo itálico carrega a história da Língua Potuguesa. Esta grade curricular, oferece ao graduando, a chance de desenvolver o pensamento matemáticamente articulado, tal proceder , diferencia este profissional, haja vista, desenvolvem capacitação para decodificação e finalização da Análise Sintática, dentre outras peripécias linguísticas.

O Latim vive porque oferece ao Homo Sapies (o homem que pensa) soluções referentes à diversas áreas do saber, por conseguinte, útil nos discursos acadêmicistas.

Eis algumas áreas contempladas:

Antropologia

Historiografia

Ciências

Direito

Filosofia

Teologia

Teoria Literária

Dentre várias palavras do Latim em uso no cotidiano, escolhemos apenas uma etimologia, para sustentar nosso ponto de vista discursivo.

Palavra

Escrita, falada:

Latim – DELETARE - Destruir (verbo), Muito em voga naqueles idos.

Inglês – TO DELETE

Português – DELETAR.

Sinônimos na Língua Portuguesa: Excluir, expulsar, rejeitar, restringir, exterminar, desmanchar...

Considerações finais

Salientamos, a linguagem é o elemento básico da sociedade, desprovido dela seria impossível a convivência dos homens.

Como podemos observar, as diferenças entre elas teriam surgido pelo contato com outras civilizações.

Com a Língua portuguesa não foi diferente, ELA se apresenta como uma FOLHAGEM VERDEJANTE, por excelência.