A importância do gênero artigo acadêmico

O artigo é um texto que tem como objetivo divulgar os resultados de uma pesquisa, em livros ou periódicos especializados na área. Promove, também, comunicação entre profissionais da área, como professores, pesquisadores e alunos. Essa comunicação possibilita que os dados gerados pelas pesquisas sejam de conhecimento de todos os profissionais das diversas áreas profissionais existentes, para que possam estar cientes dos avanços nos estudos, os resultados encontrados.

Tais artigos são produzidos principalmente no meio universitário, pois tanto professores quanto alunos estão engajados em pesquisas nos mais variados assuntos, que num determinado momento terão seus resultados transformados em escrita acadêmica com a intenção de publicá-los, tornando-os, assim, conhecidos em congressos ou qualquer outro veículo de divulgação acadêmica. A partir deles outros profissionais realizaram estudos que virão corroborar com os já existentes, ou até mesmo com a intenção de refutá-los, levantando, defendendo teorias distintas acerca do assunto.

Um exemplo da importância do artigo acadêmico é o sol, houve uma época em que as pessoas achavam que o Sol girava em torno da Terra, muitos estudos foram realizados até que se soubesse qual o real movimento do astro, mas para que todos tomassem conhecimento foi necessário que as pesquisas fossem divulgadas e fosse possível que qualquer criança, atualmente, aprenda nas escolas. Tal conhecimento, em uma determinada época era restrito aos acadêmicos, às pessoas que detinham poder.

Para que o artigo tenha impacto na área disciplinar o estudo precisa apresentar relevância para a comunidade de saber em questão, para isso o autor “expõe e avaliar seus resultados, conclui e argumenta, utilizando as convenções próprias àquela área.” (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010, p.68), caso contrário não surtirá o efeito desejado, não apresentará informações relevantes para os estudos. Sem as divulgações científicas a sociedade especialista ou leiga não estaria ciente das descobertas inovadoras.

MOTTA-ROTH, Désireé; HENDGES, Graciela Rabuske. Artigo acadêmico: introdução. IN: Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 65-88.

Monique Sampaio
Enviado por Monique Sampaio em 22/10/2014
Reeditado em 22/10/2014
Código do texto: T5008397
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.