A raiz "gressus"

Em português, temos várias palavras com a raiz latina “gradus”, que significa “passo”, e o verbo “gressus”, que significa “passar”, que veio do proto-indu-europeu “ghredh”.

Com isso temos:

- “Grau”, “Gradiente”, “Degradê”, “Gradação”, “Gradativo”, “Gradual”: que passa em escala, etapa.

- “Centígrado”: a centésima parte de uma escala.

- “Tartígrado”: passo lento. Na biologia, é um filo de animais segmentados.

- “Degrau”: nível da etapa.

- “Degradar”, “Degradado”, “Degradante”: que passou para baixo, rebaixado.

- “Graduar”, “Graduado”, “Graduação”, “Grado”: que passa com consentimento, autorizado.

- “Ingresso”, “Ingrediente”: que passa a entrar.

- “Egresso”: que passa a sair.

- “Regresso”, “Regredir”, “Regressão”: que passa de volta, voltar.

- “Retrógrado”: que passa para trás.

- “Progresso”, “Progredir”, “Progressão”: que passa em sequência, avançar.

- “Agressão”, “Agredir”: que passa para frente, atacar.

- “Transgressão”, “Transgredir”: que passa sobre, atravessar.

- “Congresso”, “Congregar”: que passa junto, encontro.

- “Digressão”, “Digressivo”: que passa para longe, afastar-se.

Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 28/02/2016
Reeditado em 14/03/2022
Código do texto: T5558320
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.