Domingão-Textão

Ninguém lê. Melhor ainda.

* Tive uma colega de grupo que escrevia poemas. Poesias com sonoridade.Gosto desses sons que afinam a audição.

Que se casam, combinam e fluem. Gosto de Florbela Espanca,simples mas com rimas deslizando gostoso...e, também ,porque as poesias dela são tristes. Acho as mais belas, as mais tristes. Morte, amor fatal, suicídio. 😊Sinistras e passionais . Gosto de Augusto dos Anjos, também. Mas voltando a essa colega que colocava versos com sonoridade, que eu admirava mas nao entendia tantas frases complicadas que usava. Ela recebia muitos elogios. "Poema maravilhoso, parabéns'.- Choviam. E nao entendia os textos.Mas os lia pra ver se captava o sentido daqueles dizeres elaborados...Também era meu começo em grupos na net, nem sabia usar dicionário on line. Acho que nem tinha Google. Ou o desconhecia.E pegar aquele dicionario enorme da estante, com aquelas letrinhas miúdas era um baita sacrifício, já que passei a juventude fazendo isso , pois o Prof. de português exigia uma sinonímia por dia - Para quem não sabe : oferecia um texto num livro e a gente tinha que fazer outro texto , similar , usando sinônimos , sem sair do conteúdo original , claro. E podia usar o dicionário. Assim, fui protelando...porque me parecia tão primitivo e cansativo. Um dia, veio uma força maior e saquei o ' livrão' da estante, peguei as palavras difíceis de um poema da colega, e eram muitas, fui verificar uma a uma no dicionário tradicional pois já me sentia incomodada completamente por não entender bulhufas do que ela escrevia.Para grande surpresa , nenhuma das palavras pesquisadas constavam ali . E eram da língua portuguesa . Ou de um ET? Vai saber. Folheei, fui, voltei, procurei, encuquei, insisti... nada achei.

Nenhuma daquelas palavras tão diferentes estavam no dicionário.Pois bem, ela escrevia longos poemas no nosso idioma mas com palavras inventadas e bem estrambólicas , desconfiei . Até hoje não sei que nome dar a esse tipo de montagem literária. Ainda espero que alguém me explique sobre esse sistema .

Desligada , demorada....mas curiosa aprendiz. 😶😊😁😘