POLISSEMIA - PARTE II

A significação da palavra - "Cabeça", palavra corrente. Isolada, no sentido mais geral, em significação física e primitiva, 'parte superior do corpo humano'; frequente emprego e significado há mais de mil anos, porém com o uso da palavra surgiram uma série de sentidos subsidiários, mais ou menos diferentes do sentido etimológico (etimologia: estudo da origem das palavras, fixação da forma e do sentido primitivo).

Mais usuais diversas significações:

Polissemia da palavra "cabeça" - sentido principal - parte superior do corpo. / Toda a gente o louva: é uma grande cabeça - intento, inteligência. / Sabia de cabeça todos os versos do poema - de memória, de cor. / Ele vinha à cabeça de todos os concorrentes - à frente, na parte superior. / Essa vila é a cabeça da comarca - capital. / Pagaram dez tostões por cabeça - indivíduo, pessoa, unidade. / Feriu-se na cabeça do dedo - extremidade, ponta. / O cabeça da conspiração foi aprisionado - líder, chefe, pessoa principal. / Isso não tem pés nem cabeça - sentido claro. / Deu-lhe agora na cabeça fazer versos - capricho, fantasia. / Cada cabeça, casa sentença - homem, personalidade. / Então perdeu por completo a cabeça... - razão, serenidade.

CURIOSIDADES ETIMOLÓGICAS e histórias das palavras - "O povo italiano é hipócrita" - palavra deriva do latim 'hypocrisis' e do grego 'hupokrisis' (representação de um ator, atuação, fingimento) - no fundamento da etimologia helenista, 'São naturais atores, gostam da exibição espetacular". --- Apelido "marechal", na atualidade significação honorífica altíssima, na origem 'encarregado da cavalariça'. --- "Coitado" namorado que curtia dores por sua amada, no tempo dos trovadores medievais; hoje, pobre ou infeliz, a quem a vida não corre bem.

EXERCÍCIO - Traduza as significações da palavra "pena":

1-A pena admirável do escritor. - 2-O pássaro deixou cair três penas. 3-Foi condenado a pena maior. - 4-É pena que não vás!

---------------------//////////////------------------------

FONTE:

"Estilística da Língua Portuguesa", livro de M. RODRIGUES LAPA (1897 / 1989) - filólogo português.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 24/02/2019
Código do texto: T6582690
Classificação de conteúdo: seguro