Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ARTIGOS: ELEMENTOS ANAFÓRICOS E CATAFÓRICOS

Os artigos o, os, a, as (definidos) e um, uns, uma, umas (indefinidos) desempenham o papel de determinantes do substantivo, indicando-lhe o gênero gramatical (masculino/feminino) e o número (singular/plural), de forma ampla ou particular.

É comum tal classe gramatical aparecer combinada e contraída com preposições: de + o = do; em + as = nas; de + um = dum; a + a = à, entre outros.

A IMPORTÂNCIA DOS ARTIGOS NO DISCURSO

O emprego adequado do artigo depende de algumas situações na interação que vão além do que ensinam as gramáticas tradicionais.

DEFINIDOS

Além de os artigos definidos servirem para diferenciar um indivíduo de uma espécie, eles se unem ao substantivo para indicar que este é um termo velho, ou seja, conhecido dos interlocutores envolvidos num diálogo.

Ex.: O pai levou seu filho ao zoológico. O menino adorou o passeio.

Nesse caso, o artigo "o" na segunda sentença tem de ser definido, pois o menino e o filho são a mesma pessoa. Sendo assim, o artigo funciona como elemento anafórico, porque referencia a outra passagem do mesmo enunciado.

Vale lembrar também que no último período há uma coesão lexical, ou seja, a expressão "O menino" substitui o termo "filho", presente na segunda frase verbal.

INDEFINIDOS

Esses artigos, além de terem a função de indicar uma espécie de substantivo e ampliá-lo, são empregados com o intuito de apresentar um termo novo, isto é, que ainda não foi referenciado.

Ex.: Era uma vez um príncipe que...

Aqui a função do indefinido "um" é introduzir uma informação nova no discurso e, nesse caso, desempenha função de elemento catafórico, pois remete à informação nova no enunciado: príncipe.
Cliceu Laibida
Enviado por Cliceu Laibida em 05/11/2019
Código do texto: T6787907
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Cliceu Laibida
Blumenau - Santa Catarina - Brasil, 52 anos
6 textos (1719 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/11/19 13:28)
Cliceu Laibida