Palavras...(o que que é isso?!) HOMÓFONAS.

Vamos saber o que é isso através das palavras

SEÇÃO, SESSÃO e CESSÃO...

Já de cara podemos perceber que, nestes três termos, estamos diante de exemplos de palavras que "mesmo escritas de formas diferentes, têm pronúncias exatamente iguais. Temos, em nossa língua, uma série de outros exemplos que se enquadram neste caso. Por exemplo : popa, poupa, polpa...

Quando isso ocorre (palavras escritas de forma diferente, mas com pronúncia igual), estamos diante de um caso dessas tais "palavras homófonas" ou um caso de homofonia.

A homofonia pode ocorrer de duas formas di-

ferentes :

a) As palavras são escritas de forma diferente, mas têm pronuncia igual (é o caso de seção, sessão e cessão). É a chamada Homofonia imperfeita.

b) As palavras são escritas e pronunciadas da mesma forma. É a chamada Homofonia perfeita (mesmo tendo significados diferentes)

(é o caso da palavra "caminha" que, tanto pode significar CAMA PEQUENA, como pode significar "Anda".).

Mas, voltemos à diferença de emprego das palavras SEçÃO, SESSÃO e CESSÃO...

1 - SEÇÃO : é o mesmo que departamento ou setor.

Ex.: Trabalho na SEÇÃO de vendas (= trabalho no setor de vendas).

2 - SESSÃO : pode ter dois sentidos :

a) Reunião, encontro

Ex.: Na SESSÃO (reunião ou encontro) de ontem, o síndico prestou

todas as informações aos condôminos.

b) Horário.

Ex.: Assisti ao filme (e não, "o filme") na SESSÃO (no horário) das

18 horas.

3 - CESSÃO (transferência ou o ato de ceder, doar).

Ex.: antes de morrer, o pai fez a CESSÃO (doação / transferência)

dos bens (patrimônio) a um dos herdeiros.

Obs.: Além dessas 3 palavras, há ainda o termo SECÇÃO (que vem do

verbo SECCIONAR, que significa "cortar".

? Chega por hoje, não

pedralis
Enviado por pedralis em 17/11/2019
Código do texto: T6796802
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.