Será que você sabe algo sobre essa tal...(crendeuspai!) POLISSEMIA PARADOXAL ?

Queremos crer que não.

E a razão é simples : as gramáticas NÃO falam dela...(esperamos que) por enquanto.

Trata-se de expressão criada por nós em nossa obra gramatical SEMÂNTICA BÁSICA APLICADA, termo esse que representa UM DOS PROVOCADORES SEMÂNTICOS (estes num total de 30 casos).

Veja esta frase e observe atentamente a palavra nela destacada em maiúsculo :

"DISPENSE todo e qualquer cuidado para com a sua saúde".

Que significado você atribui a essa palavra em maiúsculo, nesse contexto ?

Queremos crer que você diria : "empregue", "use", "faça uso"...estamos certos ?.

Se você concorda com essas opções de resposta, você estaria (parcialmente) certo (a).

E por que dizemos "parcialmente" certo (a) ?

É que, por um verdadeiro PARADOXO (daí a escolha do termo "polissemia PARADOXAL") a mesma alavra pode significar exatamente...O OPOSTO !

O termo "DISPENSE", neste tipo de contexto, pode assumir, por mais contraditório que possa parecer, o sentido de (pasmem!) ABRA MÃO, NÃO QUEIRA, NÃO USE.

pedralis
Enviado por pedralis em 01/12/2019
Código do texto: T6808293
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.