A LÍNGUA PORTUGUESA DE HOJE E A DE AMANHÃ: que língua falarão os nossos netos?

A língua portuguesa que hoje se fala em Angola poderá não ser a que os nossos netos falarão, e penso que o fenómeno também ocorrerá no Brasil, Moçambique, Cabo Verde, Portugal, enfim.

A sintaxe, a morfologia, a semântica, a prosódia, o léxico, tudo, provavelmente, se vai alterar, pois é desta maneira que as línguas vivas se comportam: como gente. Elas adaptam-se às mudanças sociais, culturais, epistemológicas, psicológicas e antropológicas pelas quais passam os que as falam.

As alterações que se verificam na vida do indivíduo, internas e externas, acabam por se reflectir - segundo teorias ligadas à Sociolinguística e à Psicolinguística - na fala, no discurso, independentemente da língua que ele utilizar: Kimbundu*, Umbundu*, Inglês, Francês, e a lista segue.

Diante dessa constante "instabilidade linguística", a qual não pode ser confundida com "caos linguístico", não é sensato corrigir o que o outro fala por alegado "erro de português", não é prudente desvalorizar a manifestação linguística de uma comunidade por razões ligadas ao etnocentrismo e não é correcto associar uma determinada variedade linguística a profecias apocalípticas (entenda-se aqui a palavra apocalíptica no sentido, digamos, cristão: fim dos tempos, destruição total; e não como revelação).

Estou certo de que os nossos netos falarão, à semelhança do que ocorre hodiernamente, a Variedade Angolana do Português (isso em Angola), no entanto, com variações e mudanças diferentes das que actualmente se verificam.

Neste caso, queridos(as) avôs/avós, estejam descansados, porque os nossos netos, ao contrário do que profetizou, enganosamente, claro, o célebre escritor Carlos Drummond de Andrade, saberão cuidar dela e ser-lhe-ão fiéis.

Para aquele poeta modernista, citado por Vaz (1981, p. 101), a língua portuguesa é tão "maltratada e ofendida, que poderá não resistir até ao ano dois mil". Ela conseguiu resistir, muito obrigado, apesar das inúmeras influências intra e extralinguísticas que recebeu e continua a receber.

No nosso entender, se as línguas não fossem adaptáveis, elas não durariam tanto tempo, uma vez que as pessoas que as falam possuem aquela característica. Em partes, portanto, é graças a todas as influências por que passa a língua portuguesa que hoje é falada por mais de 200 milhões de pessoas.

Famoroso José
Enviado por Famoroso José em 28/09/2021
Reeditado em 28/09/2021
Código do texto: T7352500
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.