CORRUPÇÃO:DA GÊNESE DOS TANTOS CAOS...

Pensamento ao pé da letra

Certa vez, num passado algo recente, fui ao dicionário HOUAISS para entender a semântica completa da palavra CORRUPÇÃO.

Porque existe um sentido informal mais conotativo, muito citado entre nós e, vira e mexe, inserido nas notícias , nas relações sociopolíticas, porém, também há um sentido DENOTATIVO amplo e muito, muito sério.

Um sentindo, digamos, lentamente subliminar...que faz estragos invisíveis em crescente.

Eu me lembro que em uma das descrições estava lá o sinônimo PUTREFAÇÃO, palavra forte, que tem cheiro ruim , mesmo que apenas grafada, porque significa APODRECIMENTO.

Por outro lado a etimologia da palavra CORRUPÇÃO vem de COR( Coração) mais o sufixo (ruptos), esse que significa RUPTURA.

Ruptura, por sua vez, significa:

" rompimento, quebra violenta, interrupção, violação, corte, anulação de um pacto ou um tratado. Ruptura é o ato ou efeito de romper, de violar, de forma brusca, algo que havia sido acordado anteriormente: um contrato, um compromisso, um pacto, um tratado etc."

Portanto, por silogismo, CORRUPÇÃO ROMPE TUDO, inclusive, linguisticamente,

ROMPE OS CORAÇÕES 💔.

Para entender meu texto na prática é só olhar logo ali, a TEORIA explicitada no dia a dia , nos tantos CENÁRIOS DE HORROR.

Em suma: CORRUPÇÃO ROMPE OS "MUNDOS" 🙏💔