Equador - relato de viagem

O Equador me surpreendeu. Não conhecia quase nada do país (talvez apenas a existência da "Linha do Equador" e de alguns times de futebol que já estiveram em Porto Alegre para jogar a Libertadores). Assim, o passeio me proporcionou surpresas bastante agradáveis!

A viagem já iniciou magnífica, pois ver os Andes do avião foi uma visão espetacular! A grandiosidade, a imponência das montanhas é mjuito impressionante! Algumas chegavam com seus picos nevados até acima das nuvens! Uma visão estupenda!

Para uma nerd como eu, estar na Mitad del Mundo foi uma emoção! O efeito de Coriolis realmente funciona! Eu vi acontecer! A água que cai por um ralo gira no sentido horário no hemisfério sul (como em Porto Alegre), cai direto no centro sobre a Linha do Equador, e gira no sentido anti-horário no hemisfério norte (como em Londres)! Uau!

E que sorte! Na mesma semana de estadia em Quito, haveria um jogo do Grêmio pela (pré-)Libertadores! Contra a Liga de Quito (LDU). Tanto insisti, que convenci o guia da excursão e mais oito companheiros de viagem, e fomos assistir ao jogo! Até levamos a Vitória (minha colega do banco que encontrei por lá), mas não trouxemos a 'vitória'... a Liga ganhou por 1 a 0. Estádio novo, cinco ou seis anos, tudo limpo, organizado, eficiente, com policiamento, cachorros, cavalos, choque, uns 40 gremistas, e o povo deles bem tranquilo fazendo festa em volta do estádio, tudo beleza. Ah! Até apareci na tevê! =)

Os parques turísticos são espetaculares! Especialmente os de preservação natural: as montanhas, a avenida dos vulcões, Pichincha de Quito, o Cotopaxi majestoso, o incrível parque Cajás, as lagoas de degelo, para todo lado que se olhe, há montanhas gigantescas! Muito impressionante mesmo a natureza do Equador!

Os Centros Históricos de cidades como Quito e a belíssima Cuenca, têm suas magníficas igrejas góticas (com gárgulas de animais da América!), seus prédios históricos superdecorados e tudo mais muito lindos, e conservados como nos tempos da vastíssima riqueza colonial! (Veio de lá um quebra-cabeça Quito Centro Histórico que retrata o interior de uma igreja barroca decorada com muito oooouro!)

As haciendas onde viveram Alejandro von Humboldt e Simón Bolívar também são mantidas com a aparência que tinham no passado, para receber os turistas! Em Guayaquil um imponente monumento a Bolívar e San Martin exalta os Libertadores da América! E que nova surpresa: até ruínas incas (Ingapirca) conservadas para o turismo o Equador tem!

Bah, muito engenhoso o trem Nariz del Diablo, que passa por paisagens lindas e grandiosas pelas montanhas, fazendo o seu zigzag (trechos com trilhos duplos em que o trem anda 'de ré' - em zigzag!) que permite que o trem suba de zero a 4mil metros sem ficar íngreme demais - fabuloso!

Bah, muitas flores! O Equador é um importante exportador de flores. E tem petróleo! Cidade limpa, trânsito tranquilo, comida barata, tudo graças a Rafael Correa (Já tenemos presidente!)! hehehe Lhamas, alpacas, 'artesanías', artigos de couro, frutas típicas, "hornado"! (Mas o chocolate 100% cacau NÃO é nada bom!)

E outra surpresa foram os chapéus Panamá... osgenuínos, autênticos, originais, legítimos são feitos em Cuenca, no Equador! Durante a visita à fábrica para ver o processo produtivo e contribuir com a economia equatoriana (fazer compras), experimentei váááários deles, e o senhor Homero Ortega, o dono da famosíssima fábrica, ficou um tempão tirando fotos de minzinha. :) Quase nem volto pra Porto Alegre, já ia ficar em Cuenca com o emprego de modelo de chapéus! :)