Galápagos - relato de viagem

Conhecer as Ilhas Encantadas do Pacífico já era um sonho antigo... ver de perto as paisagens, os animais, as plantas e todo o ambiente que Darwin viu e que o inspirou a desenvolver "a melhor ideia que alguém jamais teve": a teoria da evolução.

Já é lindo ver toda a biodiversidade deste Patrimônio Natural da Humanidade nos documentários, especialmente os da BBC e da NatGeo, com suas imagens espetaculares e sua edição primorosa. Imagina estar lá de fato!

Os passeios pelo arquipélago são todos acompanhados por um guia local, e até a entrada em qualquer das 50 ilhas - seja de barco, seja de avião - é controlada pelo governo, pois todo o complexo é um parque de preservação ambiental. Lá existe uma sede da Fundação Darwin, para onde vão pesquisadores do mundo inteiro investigar a fauna, flora, geologia e ecologia tão especiais de Galápagos.

Do avião, já se avistam as ilhas Dafne maior e Dafne menor. Que emoção! Chegando a Galápagos!!! Na própria ilha Baltra, onde há um aeroporto, a paisagem é árida (e portanto feiosa), mas no estreito da ilha Baltra com a ilha Santa Cruz (uma das três habitadas por humanos), já se vê o encanto da cor azul-turquesa daquelas águas do pacífico!

A primeira atração foi, é claro, a 'megafauna carismática' centenária que compartilha o nome com as ilhas: as Galápagos, ou Tartarugas Gigantes (Geochelone elephantopus)! Imensas, impressionantes! Do tamanho de um Fusca! (heheh brincadeirinha!) Até fiz uma foto para mostrar: o comprimento de uma delas era como o da minha envergadura! São centenáááárias (até 150 anos!), tranquilas, simpáticas e comilonas (mas vegetarianas - são verdadeiros 'cortadores de grama')!

O solitário George - que foi o último de sua espécie - tem lá sua lápide, além de um monumento em praça pública. E o nem um pouco solitário Diego tem lá sua, digamos, área de trabalho - já produziu mais de dois mil descendentes e já deixou de ser um dos últimos da sua espécie. :) O trabalho de berçário, criação e monitoramento das espécies de galápagos ameaçadas ou em risco é bem controlado e dá bons resultados.

A rocha Pinnacle, cartão-postal de Galápagos, rendeu inúmeras fotos, todas maravilhosas, algumas incluindo uma magnífica piscina natural circular, resultante da atividade vulcânica. Um pouco da formação geológica das ilhas foi apresentada aos turistas em um túnel de lava preservado, e em duas formações dele resultantes, los Gemelos. Na ilha Bartolomé, foi possível escalar um vulcão extinto (percorrendo uma boa trilha de escadarias hehehe). Na ilha de Santa Cruz, foi possível ver cactus gigantes e vegetação árida, depois, em pouco menos de meia hora de microônibus, vegetação de floresta úmida! Um contraste impensável...

Tentilhões também estavam presentes, com seus bicos esquisitos que diferenciam até 14 espécies! Iguanas terrestres (campeãs de camuflagem nas pedras) e iguanas marinhas (que só existem lá) podem ser vistas pelos turistas, especialmente na área da Fundação Darwin. Caranguejos gigantes vermelhos também vivem lá (e também só existem lá)! Golfinhos! Tubarões! Tartarugas marinhas e seus ninhos!!! Nos passeios de snorkelling, foi possível ver tartarugas marinhas de muito pertinho, e arraias, e estrelas do mar (uma azul!), e muitos peixes, e até (eu não a vi, mas ela me pegou - que azar!) uma água-viva gigante do Pacífico! :}

E as aves? Pelicanos, flamingos, fragatas (aquelas aves pretas com um imenso papo vermelho - que só existem lá), atobás de patas azuis (simmmm! de patas azuis! nunca pensei que isso fosse possível, mas eles existem lá - e só existem lá!). E - acreditem - pinguim! sim, pinguim tropical (o que, por si só, já parece um paradoxo em termos) - a única espécie de pinguim tropical existente no planeta se adaptou e vive em Galápagos!

Em uma das ilhas, os lobos marinhos imensos (e muito fedorentos) ocupam toda a praia de pedras. Formam um belo contraste com as pedras cinzentas da praia, a vegetação arbustiva vermelha (que só existe lá), os cactus gigantes verdes e a água azul-turquesa do mar. Uau! Impressionante! Uma paisagem que se fixa na memória.

A diversidade de espécies de plantas e animais que se adaptou e segue vivendo nestas ilhas encantadas é impressionante. Muitas não têm igual em nenhum outro lugar do planeta, só existem lá. Não é à toa que Darwin ficou inspirado. Galápagos é mesmo incrível!