Grécia dos Mitos e dos Deuses - relato de viagem

Bah, faz um mês que embarcamos para nossa aventura mitológica na Grécia. Nesse passeio de sonhos, curtimos cada instante como se estivéssemos vivendo dentro das antigas histórias e mitos da Grécia Antiga!

Foi uma viagem incomum, inédita, e "de cair os butiás dos bolsos"! O roteiro nos ofereceu da Grécia a sua camada mais influente e duradoura - aquela que só existe na mente de quem, como nós, tem os heróis, deuses e mitos muito presentes na nossa imaginação! =)

E veja só... formamos um grupo de "Argonautas" altamente abençoados pelos deuses, desde o belíssimo tempo de sol - o divino sol de Febo Apolo - que pudemos curtir durante o passeio, e mais:

* Primeiro, porque contamos com o "captain, our captain" professor Claudio Moreno, hiperfã, pesquisador e autoridade absoluta de mitologia grega, que abrilhantou nosso passeio contando nossos 'causos' preferidos sobre deuses e heróis!

* Segundo, porque tivemos o acompanhamento da própria dona da agência de turismo Porto Brasil, a Ana Claudia, que idealizou o passeio com o incentivo de seu filho João Vitor, grande fã de mitologia grega, e cuidou de nós e de todos os aspectos do passeio com uma atenção, um zelo e uma dedicação primorosas!

* Terceiro, como se já não bastasse tudo isso, tivemos uma surpresa encantadora: nossa "guia local" grega, a simpaticíssima e hiperculta KonstanTina, nos ofereceu constantes Shows de Cultura nas suas explicações sobre todos os locais arqueológicos visitados, itens de museus, funcionamento de cidades, santuários, sociedades na época antiga. Impressionante essa guria!

Além de tudo isso, o simples fato de formarmos um grupo de fãs de mitologia viajando juntos, o que, convenhamos, é algo verdadeiramente inusitado, já constituiu um divino privilégio no andamento da viagem. Todos pudemos ver, uns nos outros, a "fãzice" de cada um, o brilho nos olhinhos, o entusiasmo do fã, ao visitar os lugares 'sagrados' das nossos histórias inesquecíveis dos nossos personagens favoritos!

Imaginem! Visitamos templos magníficos de deuses ainda mais magníficos! Zeus, Atena, Apolo, Poseidon, Hera, Hefesto! Estivemos em Atenas, Súnion, Delfos, Esparta, Micenas, Olímpia!!! Visitamos palácios de reis e rainhas - Agamemnon, Menelau, Helena, Nestor! Visitamos o fabuloso Oráculo de Delfos!!! Vimos templos, palácios, muralhas, santuários, túmulos, estádios e teatros tão primorosamente construídos, (e experimentamos a excepcional acústica dos teatros), que quase não acreditamos que foram desenvolvidos usando as técnicas disponíveis há tantos e tantos anos. Alguns certamente foram obra dos ciclopes!

Admiramos esculturas tão meticulosamente bem trabalhadas, em pedra, em mármore, em bronze, em ouro, os vasos em cerâmica, os relevos nos frisos dos templos, na decoração dos palácios, que, deslumbrados, arrebatados, embasbacados, pudemos perceber em um instante o que Fidias e os gregos queriam expressar com 'beleza ideal'. Aliás, expressar foi algo que aqueles escultores souberam fazer muito bem: todas as estátuas, sejam do material que forem, são tão expressivas e impressionantes, que "só faltam falar": As Esfinges! E as Cariátides! E o Apolo Auriga! E o Zeus-sem-Raio! E Atena e Apolo na Academia! Uau! O Zeus Olímpico sem dúvida havia de ser uma verdadeira Maravilha do mundo antigo!

Vimos a espetacular paisagem da Grécia, com as onipresentes oliveiras, as imponentes montanhas e o belíssimo litoral, lugares intensamente mágicos - ou, sei lá, dotados de alguma piração da natureza, - locais que "pediam" a instalação de um oráculo, de um palácio, de um santuário, de um templo! e que, fatalmente, inescapavelmente, teriam que ter dado origem a inúmeras lendas e mistérios, e grandes histórias de grandes feitos de grandes heróis. :)

É claro que vimos Hércules, Heitor, Helena, Ulisses, Aquiles, Ifigênia, Jasão, Teseu, Perseu, Orfeu, Castor, Pólux, Édipo, Europa, Cassandra, Penélope, tantos outros, e Pégaso e a Medusa e a Hidra e todas as criaturas, e mais todos os deuses... Todo mundo estava lá conosco em suas cidades e nos acompanhavam a cada novo local visitado e a cada bela história contada pelo professor!

Foi um grande privilégio ter curtido, em meio à magia desses lugares deslumbrantes, as histórias dos meus personagens favoritos, contadas com a graça, o conhecimento e a "fãzice" do professor Moreno, e com a companhia e o entusiasmo de todos os colegas Argonautas, especialmente do meu amorzão!

Pouco importa que os templos e palácios estejam em ruínas. Pouco importa que as histórias sejam fictícias. As ruínas estão ali, e as histórias estão aqui, nas nossas mentes, e aqui vão permanecer durante todo o tempo, enquanto quisermos manter a nossa imaginação tão livre como as das crianças! E se os deuses com isso se alegrarem, que possa ser para sempre! =)