Patagônia - Ushuaia e El Calafate - relato de viagem

Fizemos um passeio lindo pela Patagônia Argentina. As paisagens são tão deslumbrantes, que chegam a tirar o fôlego do vivente! :-)

Aproveitamos tempo bom durante todo o passeio. Até "trouxemos o sol" para o fim do mundo! :-) Viajamos desde Porto Alegre com um grupo de gaúchos, gente muito boa! A interação do pessoal da excursão foi muito divertida e trouxe "um plus a mais" muito bem-vindo para todo o passeio. Dale gurizada medonha! =)

Conhecemos a cidade de Ushuaia, conhecida como "el Fin del Mundo", como consta nos carimbos oficiais em nossos passaportesm :-) Cidade lindinha, "cenográfica", de tão bonitinha e arrumadinha e cercada de um cenário incrível de mar, florestas e montanhas nevadas da Cordillera de los Andes. Encantadora!

Visitamos o Parque Nacional Tierra del Fuego, onde a natureza do fim do mundo está lá, tão liiinda e harmoniosa e imponente, que deslumbra! Conhecemos a Ensenada Zarratiegui, o Lago Acigami e a baía Lapataia, que nos ofereceram as mais lindas paisagens que ja vi. Creio que são os lugares mais lindos do mundo!

Andamos no Tren del Fin del Mundo, e nele pudemos ver grande parte das paisagens do parque. Uau! Se era pra ser um passeio de contemplação, de admirar paisagens, podem crer que admiramos muito! :-) Também visitamos o Presídio del Fin del Mundo. Aliás, ótimo lugar para se fazer um presídio (ou uma colônia penal, como era previsto originalmente). Frios, isolado de tudo, sem ninguém por perto, a não ser os guardas. Não admira que digam que ninguém conseguiu fugir. Os apenados achavam melhor tlir fazer o trabalho pesado, de corte de madeira e pedreiras, do que ficar congelando nas celas! Se a moda pega...! No mesmo museu, visitamos a seção Marítima e Antártica, e nos encantamos com os relatos e as reconstruções dos navios dos bravos que se lançaram a empreitadas de exploração "para allá del Fin del Mundo". :-)

Fizemos uma magnífica navegação pelo Canal Beagle, sim, o do barco do nosso heroi, Charles Darwin. :-) Vimos o Faro del Fin del Mundo, a superpopulosa Isla de las Aves, vimos uma colônia de nobres e dourados e fofos leões marinhos! Navegamos mais um bom bocado, e conseguimos ver La Pingüinera, a colônia de pinguins da Isla Martillo. Muuuuuitos pinguins! Muito, muitos! Centenas de bichinhos preto-e-branco, os Pinguins de Magalhães, e até um casal de Papuas (aqueles que caminham engraçado) e um liiindo casal de Pinguins-rei. Estes dois até "posaram se beijando" para uma belíssima foto do Rodrigo. Encantador! Uau! Imagens de lembrar para sempre!

Conhecemos o "povoado" El Calafate, na beira das montanhas da Cordillera de los Andes e junto ao gigantesco, azul-turquesa e belíssimo Lago Argentino. Cidadezinha muito simpática, cheia de lojinhas de artesanías, bares e restaurantes, e de passeios turísticos. :-) Na sorveteria de "helados artesanales", experimentamos o sabor Calafate, muito bom!, e assim garantimos, segundo a tradição, que algum dia retornaremos lá.

Curtimos lindas vistas da cidade, do lago e da vegetação arbustiva do clima semi-árido de altitude quando fizemos um passeio off-road até o alto do morro. Dali, passando frio com o poderoso Viento Patagônico, vimos também inúmeros picos nevados das montanhas.

Lá no alto, vimos formações rochosas absolutamente inusitadas: esculturas feitas pelo vento, o Labirinto de Piedras formado por Rocas Erraticas imensas trazidas pelo degelo do Campo de Hielo e por cascalhos iguaizinhos ao dos nossos rios (sim, de rio, do tempo anterior ao degelo dos glaciares!), e ainda, os misteriosos e, sei lá, inexplicáveis, Sombreros Mexicanos, umas formações circulares (2D) e também esféricas (3D) de mineral ferromagnético que construiu bonitas formas há milhões de anos.

El Calafate serviu como a nossa base para fantásticos passeios ao Parque Nacional Los Glaciares. Uau! que lugar lindo! Eu nunca tinha visto uma geleira, e desta vez vi umas quantas, com seus icebergs e tudo! Fiquei muito impressionada! Que maravilhas da natureza! Que formações incríveis, belíssimas, deslumbrantes!

Os guias explicaram que estes Campos de Hielo Norte y Sur de Patagônia formam a terceira maior reserva de água doce (e até potável) que o nosso planeta tem, com a Antártida e a Groenlândia. Vale destacar o cuidado que o pessoal do turismo procura reservar para a preservação.

Fizemos um passeio de navegação chamado muito apropriadamente de Ríos de Hielo. Navegamos pelos braços do Lago Argentino em que vagam os Témpanos, ou icebergs, que se soltaram dos Glaciares Upsala e Spegazzini. Bah, é muito lindo! Cada pedação de gelo maior que um barco! Impressionante! As montanhas nevadas parecem muito muito lindas junto à água verde-azul do lago. E quando nos aproximamos delas, podemos ver como que um lençolzão de gelo branco-azul, cheio de altos e baixos, vindo de lá de cima, de lá de longe, e se estendendo por entre as montanhas. Onde ele se encontra com a água, termina em um paredão bem alto (o Spegazzini é o mais alto, com 60 metros). Um passeio encantador, deslumbrante! De tirar o fôlego!

Nas passarelas para contemplação da geleira Perito Moreno, assistimos ao fantástico fenômeno da fratura da geleira. Acho que para mim esse foi o momento mais impressionante da viagem. Pedaços de gelo gigantes se desprendendo do imenso paredão, parte por parte, pedação por pedação, até que "veio tudo abaixo", e a geleira ficou menor. Uau! Fantástico! Incrível! Maravilhoso!

Mas o mais legal, e eu diria inesquecível, "amazing", "awesome", foi a experiência de trekking no gelo do Perito Moreno! Curti muito cada passo e cada momento do passeio, podendo apreciar a geleira em suas excrescências e reentrâncias, os altos e baixos do seu relevo gelado. Foi muito lindo admirar a formação da neve-cristalizada-em-gelo seguindo as variações do relevo da rocha de base.

Cada passo que dávamos com os ganchos de calçado para escalada nos permitiu sentir ao mesmo tempo a dureza e a suavidade da geleira. Tivemos que "fincar o pé" para caminhar, até mesmo quando os atenciosos trackers e guias do passeio formavam "escalones" artificiais para formar a trilha. Muito linda toda a formação, as subidas, as descidas, os picos e vales, os buracos, as cavernas, e especialmente, as trilhas de água!

Fiquei muito impressionada com a "água corrente" na geleira! Água pura, puríssima eu diria!, que pudemos pegar nas mãos e beber direto da fonte. Sentir-se dentro da geleira, andar por ela, brincar com o gelo, e até beber a sua água. Cara, esta experiência não tem igual! =)

Conhecer as paisagens da Patagônia, a sua vastidão, as diferentes formações de relevo e vegetação, o famoso vento, los glaciares e témpanos, uau! Tudo isso foi encantador! E olha que só paramos em apenas duas cidadezinhas, num passeio de uma semaninha. Pelo que lemos, ouvimos dizer e pesquisamos, creio que existe muito mais para admirar na imensidão da Patagônia, tanto da Argentina quanto do Chile. Curtimos tanto, que queremos conhecer muito mais!