Serra do Rio do Rastro, Urubici e São Joaquim - relato de viagem

Neste Carnaval, resolvemos fugir do calor de “Forno Alegre” e conhecer a Serra Catarinense. Já havíamos ouvido impressões muito boas de viajantes que percorreram algumas das estradas da famosa Serra do Rio do Rastro, e fomos lá conferir.

Ficamos encantados! Achei muito impressionantes as inúmeras curvas da estrada e o desenho que essa obra corajosa esculpiu em composição com as rochas das montanhas e as araucárias da floresta em volta.

O passeio, que não gerava grandes expectativas (apenas curtir um friozinho e ver a estrada da serra), surpreendeu muito positivamente. Lugares que nunca tínhamos imaginado existem por ali e pudemos visitar. Vimos até sítios arqueológicos!

Eu amo araucárias! Ver um mato cheio delas me traz uma paz e uma sensação de alegria que nem sei descrever. Em Urubici e São Joaquim, vi centenas ou milhares delas. Imagina!

Uma parte da excursão incluía os tradicionais passeios de cidadezinhas do interior: a igreja matriz, o belvedere, o parque da festa nacional de seja-o-que-for-de-que-a-cidade-é-capital :-) Até mesmo essa parte mais comum do passeio surpreendeu, pois a igreja de Urubici é gigantesca, e tem um estilo bem diferentão! E a de São Joaquim, mais tradicional, mas de pedra!, exibe uns vitrais e umas esculturas muito inusitadas. Imagine que há um alto-relevo de Adão-e-Eva-no-Éden em tamanho real! Nos fundos da igreja, é claro.

Na terra da maçã, tivemos a oportunidade de visitar um pomar de macieiras. Os pomares se estendiam longe longe dos lados das estradas, em toda parte por onde andávamos. Vimos algumas bem vermelhinhas, como a da Branca de Neve, prontinhas já para a colheita.

As formações geológicas que vimos me deixaram impressionada! Lindas cascatas e grutas, formadas no meio da rocha de basalto e arenito tipo folhelho. Impressionante! Uma das cascatas tinha mais de cem metros de queda livre da água, e outra parecia um corpo de mulher grávida, com uma rocha-barrigão!, e tinha uma bela história indígena de sua origem.

Andamos por um cânion escavado para fazer uma estrada na serra - parece que é a maior obra de engenharia desse tipo na América do Sul! Achei grandiosa essa paisagem quando estávamos no meio dos paredões e das montanhas imensas bem pertinho de nós. Para cada lado que olhava, uma visão linda e impressionante de rocha e floresta. UAU!

Visitamos paleotocas de megatério e de tatu gigante pré-histórico - estão lá as marcas de suas garrinhas! Achamos as tocas parecidas com O Bolsão! :-) Pudemos admirar também algumas inscrições rupestres de milhares de anos!

Curtimos o friozinho, curtimos a estrada, e além disso, nos encantamos com todos os outros atrativos dessa região, para nós até então desconhecidos, e por isso surpreendentes! Voltamos para “Forno Alegre” impressionados e com vontade de voltar em outra oportunidade. :-)