Nova Zelândia e Terra Média (Middle Earth) - relato de viagem

Visitamos a Terra Média! digo, a Nova Zelândia! :-) Conhecemos Auckland, Rotorua, Wellington, Nelson, Christchurch, Queenstown, e também o Condado, Rivendell, Edoras, Isengard, o Abismo de Helm, Minas Tirith, Gondor e até Mordor! =) “A trip to remember!”

Em Auckland, visitamos o Museu Marítimo com todos aquelas incríveis embarcações, desde Maoris até os modernos high speed. Visitamos o War Memorial Museum, em que vimos uma escultura em tamanho real do extinto Moa, o avestruz gigante, e experimentamos uma simulação de terremoto! Encontramos uma lojinha dos All Blacks, a seleção de rúgbi do país. E subimos os 50 andares da Sky Tower!

Fizemos um city tour pelos arredores de Auckland, vimos “a cidade dos veleiros” a partir de cima de seus morros, e conhecemos o Arataki Centre, da cultura Maori, e a praia Piha de areias negras magnéticas, com sua Lion Rock, que parece o Rochedo Casterly! Aprendemos sobre as samambaias “silver fern”, a ave kiwi, as palmeiras-sem-coco Nikau, a Manuka Flower (de onde vem o mel Manuka Honey), a flor típica Pohutukawa da árvore de Natal natural da Nova Zelândia, as fern Koru com sua espiral onipresente na arte Maori, as pragas Possum, coelho e outras trazidas pelos europeus, as aves Kereru e Pukeko. E talvez o mais impressionante… as árvores milenares Kauri Tree!

Visitamos o Condado! A vila dos Hobbits!!! UAU! Que lugar fantástico, mágico, acolhedor, perfeito! :-) Cada toca supercaprichada, colorida, decorada, florida, a praça com a árvore, os caminhos entre as tocas, o Bolsão com seu grande carvalho, o banco, o cachimbo e o livro de Bilbo! Que maravilha! Tudo em tamanho hobbit, e as tocas grandes para filmagem! Até experimentamos uma cerveja do Dragão Verde! =) e trouxemos uma tea towel para relembrar os pequenos prazeres do condado: breakfast, second breakfast, elevenses, luncheon, afternoon tea, dinner e supper! =) Nos sentimos como hobbits neste Hobbiton! :-)

Em Rotorua, visitamos uma aldeia Maori na experiência Te Po (“a noite”), e conhecemos um pouco dessa cultura, visitamos a Araka, assistimos as danças Poi e Haka! Depois, ainda provamos um jantar estilo Hangi, assado no forno subterrâneo envolvido por águas termais! Uma delícia, especialmente a batata com molho de alho, e a carne de cordeiro!

Visitamos em Rotorua uma área geotermal incrível! Vales Wai-o-tapu e Wai-mangu! Vimos geisers espirrar água fervente a metros de altura, vimos lagos de lama em ebulição, vimos lagos ferventes de sílica e vários outros minerais (incluindo o malcheiroso dióxido de enxofre). Alguns são chamados inferno, buraco do inferno, ... Um espetáculo! Depois, experimentamos piscinas de águas termais num spa polinésio. :-D

Em Wellington, fizemos um tour Senhor dos Anéis com a superguia Manon. Visitamos a loja e a oficina da empresa Weta (Weta Cave). Achamos incrível o trabalho artístico que os caras fazem! Visitamos Hutt Valley, Hutt River, Harcourt Park e o Parque Regional de Kaitoke. Em termos tolkenianos, os arredores do condado (“Mushrooms!”, “Get out of the road”), LothLórien (e a capa élfica! e a Ferroada!), o lago de Déagol e Sméagol, o rio Anduin, o rio de Brego (e a espada de Strider Passolargo!), Rivendell, Isengard, … UAU!!! Cada lugar tão reconhecível, que já sabíamos quais cenas haviam sido filmadas ali. A sensação foi de estar na Terra Média!

Viajamos na imensa balsa “ferry” entre Wellington e Picton (e também entre Picton e Wellington - essa foi “uma jornada inesperada” por causa de um desvio no voo!). Perto de Nelson, visitamos o grande parque nacional Abel Tasman! Lindo lindo lindo! Fizemos kaiak desde Kaiteriteri até Anchorage e encontramos um casal de brasileiros. Vimos uma pequena colônia de focas nas pedras da belíssima costa. Então fizemos uma trilha (hike) até a Cleopatra’s Pool, um lugarzinho lindíssimo de nascente de rio onde se podia tomar banho e descer um tobogã natural! Muito lindo mesmo!

Em Nelson, com a superguia Lucy, visitamos a loja e oficina do ourives Jens Hansen, que fez “O Um Anel”! UAU! E fez mais de 15 cópias para o filme, incluindo um bem grandão para a cena da “queda” do anel na neve em Caradras! Visitamos uma caverna (Ngarua) cheia de estalactites! Visitamos, em Takaka Hill, a floresta de Chetwood, e o parque nacional de Kahurangi (Dimrill Dale e Eregion Hills). Vimos o lugar onde Gandalf assobia chamando Shadowfax, e as rochas em que a Sociedade sai de Moria! :-)

Passeamos pela rota lindíssima cênica da costa Oeste da Nova Zelândia, de Nelson até Greymouth! E depois, pela tão-linda-quanto rota ferroviária oeste-leste Tranzalpine, que cruza o país por um passo nas montanhas! Que dia cheio de paisagens belíssimas! Montanhas, rios azuizinhos, campos de gado de leite, mais rios, mais montanhas! Tudo lindo!

Perto de Christchurch, visitamos Edoras, a capital de Rohan, no monte Potts/Sunday. É incrível! A localização do monte Sunday, no meio de um vale rodeado de montanhas. Tudo tão lindo, tão lindo! Escalamos o monte e brincamos de espadinhas! Muito tri! Até estendemos a bandeira de Rohan na ventania do alto do monte! Muito show!

Gostamos muito da cidadezinha Christchurch. Uma revitalização da área em torno do rio que corta a cidade ficou encantadora, cheia de vegetação, barzinhos e muita muita gente! Visitamos o Botanical Garden, e vimos sequoias gigantes!, além do roseiral com as variedades inglesas e neozelandesas, inclusive com a Absolutely Fabulous!

Visitamos o incrível lago Tekapo e o imponente monte Cook - quer dizer, Caradras! Fantástico! Outro dia de viagem de paisagens muito muito lindas!

Chegamos a Queenstown, e gostamos muito dessa cidade - cheia de gente jovem e atividades de aventuras. Experimentamos o famoso Fergburger e jantamos no restaurante da Skyline Gondola, lá em cima do morro da cidade. Vimos a ave-símbolo do país, o Kiwi, no parque do Kiwi and Birdlife. E visitamos os Gardens, ao ladinho do nosso hotel, na beira da praia do lago.

Visitamos Wakatipu, ou Ithilien, onde Frodo, Sam e Gollum viram os Olifantes e os Haradrim, e onde Faramir os aborda com seu grupo de patrulha. Vimos também as Dead Marshes, os pântanos próximos do Portão Negro. Vimos as maravilhosas montanhas Remarkables, onde se acenderam uma parte dos faróis de Gondor. E vimos a locação de Isengard onde encaixaram a torre Orthanc.

No passeio de Jet Boat, em meio às manobras radicais, vimos o Pico de Montanha em que Gandalf derrota o Balrog de Morgoth! :-) Vimos outra montanha que serviu como Caradras. E vimos os Remarkables por outros ângulos dos faróis de Gondor! Fomos identificados como “especialistas” em Senhor dos Anéis (só pq falei duas palavras em élfico!).

E, por último, o Rodrigo pulou no Bungy Jump Nevis, de 134 metros! :-) Que coragem! =)

No retorno para casa, saímos de Auckland às 20:30 da quarta-feira, e chegamos a Porto Alegre às 19:30 da mesma quarta-feira! Muito louco isso de fuso horário! =)

Curtimos muito a Nova Zelândia E a Terra Média, já que visitamos uma e a outra! “A trip to remember!”