25 de AGOSTO – APENAS PARA RELEMBRAR

Prólogo

Hoje, eu quero homenagear as pessoas de honra e coragem, pois é Dia do Soldado (25 de agosto)! A renúncia ou abstenção dos prazeres e de coisas materiais, com o objetivo de alcançar a perfeição moral e espiritual, não é para qualquer pessoa!

Com este simples texto eu quero relembrar a todos vocês que dedicam suas vidas a uma causa tão nobre: Servir à Pátria! Saibam que essa dedicação é muito importante. Feliz Dia do Soldado para todos nós que sabemos o valor desta abnegação! – (Nota deste Autor).

MINHA AUTOESTIMA SUBLIMANDO O AMOR-PRÓPRIO

Durante mais de trinta e dois anos eu servi à Pátria incorporado ao Exército Brasileiro! Ah! Esse foi o meu momento de glória. Em 15/01/1968 incorporei como soldado recruta para a prestação do serviço militar inicial obrigatório. Em 20/11/1968 fui licenciado voltando à vida civil.

No ano de 1969 eu quis voltar à caserna sendo sargento! Fui candidato único, na cidade de Campina Grande, PB, aprovado no concurso para ingressar na Escola de Sargentos das Armas – ESA, e quando fui para a reserva remunerada, em 28/02/2002, alcancei o posto de major para fins de proventos.

UM PERÍODO MEMORÁVEL

Em todo esse período, nas datas festivas, principalmente no Dia do Soldado (25 de agosto), nós militares, soldados, graduados e oficiais, vestíamos nossas mais traquejadas fardas e lustrávamos nossos coturnos e fivelas douradas.

Ah! Que saudade daquela época. Com imenso prazer eu faria tudo novamente, de forma quase igual, mas não cometeria os pequenos deslizes por conta dos arroubos da juventude. Pudera! Aos 21 anos de idade eu era 3º sargento!

O DIA EM QUE A BOIA ERA MELHORADA

Nos dias de festas o feijão semicozido, boiando no caldo insosso, incolor e ralo, servido aos soldados, era temperado. Isso mesmo... A boia, do dia a dia era melhorada nas datas festivas.

Cabe ressaltar que nunca houve filé mignon, contrafilé, picanha, maminha nem alcatra nas refeições dos graduados ou soldados, mas no dia 25 de agosto, a "galinha atropelada", como chamávamos as partes dos galináceos impossíveis de identificação, era substituída por uma carne não identificada, mas bem cozida e temperada.

Nessas datas também havia refrigerantes e doces, à guisa de sobremesas, e sorteios com distribuição de cestas básicas para todos.

AS ALEGRES CONFRATERNIZAÇÕES NAS DATAS FESTIVAS

Não posso deixar de mencionar as competições desportivas entre os componentes das subunidades e respectivos pelotões das Organizações Militares (OM).

Os sorrisos eram espontâneos. Os militares das forças auxiliares (Polícia e Bombeiros), a Polícia Federal, Polícia Civil... Todos participavam das competições desportivas com redobrada alegria.

Tudo isso é passado! As datas festivas, nos calendários ainda existem, mas nos quartéis, não mais são lembradas com o fervor e o patriotismo de outrora. Isto justifica o axioma: Nada é para sempre e tudo passa!

Com a proximidade da Semana da Pátria as expectativas de nós militares e da sociedade como um todo eram enaltecidas e nossas felicidades se estendiam do Dia do Soldado (25 de agosto) até o 7 de setembro (Independência do Brasil).

A Semana da Pátria convida à reflexão sobre o que é ser patriota. Cidadãos, Famílias e Instituições de Educação devem e podem participar de desfiles e de outras comemorações cívicas; no entanto, patriotismo vai além da participação em tais eventos.

O patriotismo deve existir sempre, ultrapassar a barreira da Semana da Pátria. Em se tratando de educação, patriotismo é formar bons cidadãos, comprometidos com o presente e o futuro do país. Deixemos a política para os políticos e cuidemos do engrandecimento de nossa Pátria por meio do trabalho e da unificação das nossas famílias!

Atualmente a sociedade não dispõe de segurança pública nem jurídica. Por isso as autoridades civis e militares temem quando deveriam estimular as reuniões dos patriotas. As comemorações cívicas estão sendo substituídas por manifestações políticas e nessas ocasiões o desrespeito aos Símbolos Nacionais é generalizado. Vivemos outros tempos. Nada é como antes!

CONCLUSÃO

APENAS PARA RELEMBRAR

Em 1923, no dia 25 de agosto, passou a ser comemorado o Dia do Soldado em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, e que se tornou o patrono do Exército Brasileiro.

Embora não haja mais, nos quartéis e entre os militares da ativa e na reserva, alegria e satisfação espontâneas para comemorarem o Dia do Soldado (25 de agosto), é de bom grado eu afirmar que, entre esses militares, há dignos profissionais que honram as profissões e tradições militares.