AVENTURAS NA CASERNA

A primeira cia de fuzileiros estava diante do seu comandante, o Capitão Paiva.

O desfile da companhia tinha sido muito ruim e o comandante esbravejava:

Cambada de frouxos, vocês não honram a farda que vestem. Vão fazer ordem unida na chuva até acertarem o passo.

O primeiro pelotão comandado pelo tenente Miranda discutia entre si:

O soldado Afonso cognominado general opinava:

_ A culpa é destes dois mocorongos, o Baesso e o Manoel. Sempre são eles.

Chovia a cântaros e o Sargento Paulo gritava:

Enquanto não acertarem o passo vão ficar ai na chuva.

Diga se de passagem que o sargento também estava na chuva, e sem capa.

De repente o soldado 798 o Anesio avistou junto ao meio fio uma diminuta ra.

Ele se abaixou e recolheu o animal.

Ele ia aprontar.

O sargento Paulo encerrou o exercício de Ordem unida e nos recolheu ao alojamento.

O Baesso dormia ao lado do 798 quando este colocou aquela ra no cinto do Baesso que estava sem a gandola, com aquele peito branco todo descoberto.

O cinto com o sabre estava pendurado na cabeceira da cama e o o 98 ria de se mijar , a mao do Baesso voou para o sabre e o deixou fincado na cama.

O soldado Anesio pulou fora uma fracao de segundos antes.

Foi por pouco.

O sd Costa chamou o sd Anésio e disse:

O Baesso tá de guardando lá no paiol de munições. Vamos perturbar aquele mocorongo 9 ?

O Costa então acendeu uma tocha e fomos até ele.

Baesso marchava em frente ao paiol de munições quando o Costa trazendo acesa a tocha disse ao Baesso:

_ Vou explodir essa droga de paiol, sai da frente se não você vai morrer também /

Foi por pouco, o Baesso engatilhou o mosquetão e disse trincando os dentes:

_Dá mais um passo que você morre //

Foi por pouco, mas não foi a última.

Hoje, sete de setembro eu me lembro:

Caramba, não é que rimou ?

Depois do desfile na Vila S Cecilia, retornava mos para o quartel no caminhao dirigido pelo Chavier, o 865.

Na carroceria do caminhão havia uma fenda e o pobre do Baesso estava ao meu lado :

Na primeira curva eu o empurrei. e ele enfiou o pé no buraco.

Se eu não fosse de circo, já era, o sabre passou rente a minha barriga.

Baesso foi contido a custo pelo Branca de neve, o Edson, o 835.

Eu não posso deixar de citar aqui os quatro esteios do primeiro pelotão, o Edson na coluna da direita, o Xavier ao centro, o Clodoaldo e o Zé grande na ala esquerda.

Caetano e o Dorvalino os menores.

E o Aguiar, o chumbinho ?

Não é que o maluco disparou o mosquetão em forma ?

Mas essa é outra história.

Gente eu nao sou de contar vantagem pois também dei minhas mancadas:

Uma delas foi lá na pista de obstáculos quando caí e fui parar na enfermaria.

Logo eu que ri do balofo do tenente Miranda quando ele caiu. Fui fazer companhia a ele na enfermaria.

Eu estava assistindo um filme do Mazzaropi e me lembrei do amigo,o recruta Xavier.

Me lembro como se fosse hoje.

O Xavier era mineiro com certeza,um autêntico " jeca".

Imagine o recruta chegando no quartel para se apresentar,trazendo às costas uma baita de uma mala.

Mais tarde o gajo se tornou motorista e foi o seguinte:

Certa vez o Xavier nos transportava em um caminhão de volta pro quartel e em frente a igreja lá no bairro Bárbara, o maluco fez uma manobra sinistra.

Virou a direita e bateu em um caminhão que subia , deu marcha a ré e bateu no outro que descia.Nunca vi o companheiro,mas ele me deixou esta história.

Não é que um dos nossos, o Dias, se envolveu com uma famosa terrorista que esteve presa nas dependências do

_Poxa afinal estávamos em plena ditadura na década de 70.

Pois é, o nosso amigo Dias se envolveu com a famosa Estrela Dalva, que na época era considerada perigosa terrorista.

E minha gente, está ficando bom o nosso livrinho,cujo objetivo é deixar uma bela história pra vocês meus colegas de farda e também pro meu netinho o Joel que tem só um aninho e já gosta de ler.

Puxou o avô né ?

E o saudoso mula Peres, o 845 que era aqui do meu bairro, o Chiquinho da Dona Geralda ?

O lad Santana entrou de chofre no nosso alojamento naquela sexta feira pela manhã.

_ Peres, você está preso, recolha se ao xadrez //

_Poxa sargento, já cantou o boletim?

Pra piorar a situação, o Peres ainda bateu com a coronha do mosquetão na cabeceira da cama e dividiu a arma em duas.

_ Agora é que eu não saio da cadeia, disse o nosso amigo desolado e marchou para a prisão.

Falando em armamento e o Aguiar, o chumbinho ?

O 817,o Aguiar,não é que um dia, antes do trezentos da guarda se dirigir aos postos de guarda, não é que o maluco.uco,o mocorongo disparou a sua arma por acaso?

E ainda disse pro cabo Marins que ainda estava procurando os chumbinhos que caíram no chão.

O chumbinho que ele se referia era a sua munição.

O primeiro pelotão estava sob o comando do sgt Moscoso da 2 companhia.

O sargento a la vonté, cochilava naquele fim de tarde quando o 793, o Afonso resolveu aprontar :

_ Sargento, sargento. O general, o general //

O sargento pirou e quase passou mal por ser pego de surpresa.

Mas era uma pegadinha( a 1 companhia só tinha artistas)

Por pouco o nosso 793 não foi dormir no xadrez mas até hoje nós o chamamos de General.

O Evangelista que era o 863 participava ao meu lado de um exercício lá em Rialto quando atravessando um riacho, para sair de dentro d'água, ele ao tocar buscando apoio em uma pequena raiz, está detonou uma bomba de efeito moral.

O tenente Miranda ficou uma fera e deu com o sabre no capacete dele.

Se fosse na guerra, teríamos morrido.

Mas não parou por aí, o Baesso atravessava o riacho sobre um cabo de aco( comando crawl) quando eu empurrei com o pé balançando o cabo de aço, até fazer com que ele caísse com arma e tudo dentro

d 'água. Não preciso dizer que acabei escapando da morte outra vez.

Ah o 866 o Joaquim o cara era um zagueiro, calmo e muito técnico que fazia parte do timaço da nossa companhia ao lado do 804 oVieira, do Deivson o 828 e o Mendonça o 868 que era outro craque.

Me lembro um dia quando o time com alguns atletas cansados porque tinham estado de servico, jogava mal e perdia para a P E e o capitao mandou colocar no alto falante o hino da Seleção e eles acabaram virandp o jogo.

949, gritou o sargento Santana e o gaiato do Tarciso respondeu:

Lyndon johnson e por isso todos nós que demos risadas ficamos no pernoite.

Calma, minha gente, já vou terminar.

Finalizando este nosso livrinho eu vou destacar o nosso General, o Afonso, o 793 que idealizou e comenda o nosso grupo, que às vezes se reúne como por exemplo na casa do Evangelista.

O Caetano, o 799 que mora no meu bairro nos conduz a mim, o Barroso que é o 837.Eu operei o coração em 97 e por esta razão não saio sozinho de casa e não ando de ônibus,

Nosso último encontro terminou na casa do Branca de neve onde estavam presente o 838 o Canuto que era o cozinheiro do rancho que muitas vezes me quebrava o galho quando tinha fome e me dava um pão com carne, que eu devorava com gosto.,o Ribeiro o 819 que só pra rimar, era o armeiro da primeira companhia.

Ainda temos o Ambrósio que é o 815 e que não sei porque cargas d'águas gosta de se lembrar do flanco esquerdo onde o mesmo quase sempre estava de guarda naquele posto que ficava em frente ao rio Paraíba. que no inverno era terrivelmente frio

Bem amigos, eu vou ficando por aqui e agradeço a sua atenção.

Até a próxima.

Fim

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 11/09/2023
Código do texto: T7882956
Classificação de conteúdo: seguro