Vale Europeu - relato de viagem

VALE EUROPEU - Blumenau, Timbó, Rodeio, Pomerode, Brusque, NovaTrento - 7 a 10 setembro 2023

Fizemos um passeio muito lindo pelo vale europeu de Santa Catarina! Surpreendente! Com a superguia Marlise, embarcamos na 'nave' da Mariotur em Porto Alegre à noite e, depois de umas dez horas, amanhecemos na linda cidade de Blumenau. :)

Visitamos uma fábrica de cristais belíssimos GlasPark. Acompanhamos o processo de produção e vimos uma variedade de obras de arte produzidas na fábrica. Incríveis formas e cores e detalhes os artesãos conseguiram colocar nos cristais. Ficamos encantados ao ver 'ao vivo' a produção de um cisne de cristal!

Na Capital Brasileira da Cerveja, visitamos a tradicional Vila Germânica de Blumenau, sede da segunda maior Oktoberfest do planeta, atrás apenas da de Munchen na Alemanha. As lojinhas todas em estilo 'enxaimeloso', imitação do tradicional enxaimel, são tão bonitinhas! Até compramos um traje típico com tiara de flores. :) O Museu da Cerveja também foi ponto de visitação e ali aprendemos sobre o processo de fabricação da bebida e suas diversas variações. Teve degustação, claro!

No Centro de Blumenau, vimos a estátua do 'seu' Blumenau, fundador do povoado, vimos as palmeiras imperiais da grande avenida, a prefeitura linda em estilo enxaimeloso, assim como outros prédios. Almoçamos em um buffet que oferecia pratos típicos da culinária alemã, ou pelo menos colonial alemã, e no happy hour tomamos chope. :) À noite, visitamos a catedral da cidade, com sua torre de sinos, seus vitrais e sua impressionante arquitetura moderna.

Na cidade vizinha Timbó, conhecemos o maravilhoso Museu da Música, sediado em um antigo salão de baile da comunidade. Um grande acervo de instrumentos nos surpreendeu, assim como o excelente estado de conservação de itens antigos e novos. Encontrei um pianinho igualzinho a um que tínhamos na minha infância! Que tri! O museu tem até uma seção interativa em que os visitantes podem 'tocar' alguns instrumentos. E o mais legal desta visita: um colega da excursão era pianista e brindou a todos com um pequeno concerto! Muito tri!

Também em Timbó, visitamos o Museu do Imigrante e vimos uma exposição sobre a maldita segunda guerra mundial. Diante do museu, tiramos fotos em um banco de praça muito pitoresco: sustentado por esculturas de dois imigrantes: um alemão e um italiano, vestidos com seus trajes típicos da colônia. Perto da praça, apreciamos a bela ponte estaiada em meio a uma paisagem bem lindinha.

Seguimos para o município de Ascurra, para almoçar na Casa Di Dai, cuja família nos recebeu com música e alegria e muita comida boa, típica dos imigrantes italianos. Visitamos ali o Museu da Família: a casinha dos avós ou bisos da Dai, que foi mantida com todos os utensílios e decorações da época, mostrando como era a vida doméstica dos imigrantes.

Na cidadezinha de Rodeio, visitamos a igreja de São Francisco de Assis no alto de uma coxilhazinha. Apreciamos a escadaria de acesso, os vitrais, o órgão de tubos, a decoração do altar em estilo supermodernoso (uau!) e o indefectível presépio, invenção de São Francisco de Assis. A pracinha quase em frente à prefeitura é uma graça, e a cidadezinha faz parte de trilhas de cicloturismo da região, como aprendemos com alguns ciclistas que viajavam em grupo e tiravam fotos por ali.

A cidade de Pomerode nos reservou a maior parte das surpresas, talvez porque - confesso - não tínhamos grande conhecimento a respeito da colonização pomerana. Essa região entre a Polônia e a Alemanha teve emigrantes que vieram parar por estas bandas, como vimos no museu Casa do Imigrante Carl Weege. Ali se manteve preservada uma casa de colonos pomeranos como era no passado, com seus móveis, utensílios e decoração, tudo muito lindinho e arrumado.

Dos pomeranos, também visitamos a Casa Siewert, construída no estilo enxaimel e com sua fachada restaurada de acordo com os padrões do IPHAN. Vimos a antiga tafona, o tambo de leite, os instrumentos da lavoura. E recebemos uma verdadeira aula sobre o método de construção enxaimel, com a demonstração do encaixe das vigas e o uso da numeração para a correta montagem do 'quebra-cabeças'. Compramos uns queijos de produção local e nos deliciamos com os sabores coloniais.

Falando em sabores, visitamos a fábrica de chocolates Nugali, apreciamos as degustações e fizemos um pequeno rancho ali :) Em seguida, visitamos o centrinho de Pomerode, um lugar surpreendente pois altamente turístico. Uma charmosíssima praça de alimentação com barzinhos e pubs estilosos ofereciam cerveja e chope, além de petiscos, cafés e sorvetes. Tem até um trenzinho para levar os visitantes em um city tour. Nos lembrou muito Gramado.

No caminho de retorno, visitamos Brusque, a cidade da moda, e pudemos apreciar as malhas. Muito impressionante é o Parque das Esculturas, uma linda área gramada repleta de esculturas de grande porte em mármore produzidas para um concurso. Algumas delas me impactaram bastante por sua expressividade.

Seguimos a viagem de volta e visitamos o santuário Santa Paulina em Nova Trento, um enorme complexo católico com um templo gigante (é o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Aparecida), uma escadaria também portentosa e uma grande rampa de acesso. Ao redor do templo, se desenvolveu um amplo e variado centro de compras e lazer para atendimento aos peregrinos.

Prosseguimos na 'nave' até Porto Alegre e ficamos encantados com todas as maravilhas que pudemos conhecer visitar experimentar e apreciar neste passeio. É uma excursão que recomendo a todos para conhecer parte do processo de colonização do sul do país, tanto da parte italiana, como da alemã, como também da pomerana.

MALANOVICZ, Aline Vieira. "Vale Europeu - relato de viagem". Porto Alegre, 28 setembro 2023. https://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/index.php#