Vitinho, o ganso Mané, o leitão Patrick e o galo Ramon

No sítio Guaricana, que ficava a vários quilômetros da cidade, morava João Vitor, com a família e os animais de criação. Vitinho, como era chamado por todos, adorava subir em árvores, sendo as brincadeiras de mau gosto a sua maior diversão. Assim fazia todos os dias: corria atrás do galo Ramon, perseguia o ganso Mané e Patrick, o leitão; depois, para se proteger, subia nos galhos de uma árvore no quintal, se balançando e jogando folhas e gravetos em quem passava ali de baixo. tudo sobre os olhares atentos e preocupados de Rita, sua mãe.

No outro dia pela manhã, sem ninguém perceber, Dona Rita pegou um facão e cortou todos os galhos mais baixos, dificultando a subida de quem quisesse se aventurar por aquele abacateiro. Horas depois, Abre a porta da cozinha Vitinho, de boné e estilingue nas mãos, para em seguida, sair correndo atrás do galo Ramon, com a intenção de arrancar as suas penas e de dar pedradas em Patrick, o leitão, que fogem desesperados. No meio do caminho, ele encontrou com o ganso Mané, que em defesa dos seus amigos, vem furioso em sua direção, dando-lhe bicadas e arranhões. Assustado e com medo da revolta da ave, ele sai em disparada e consegue subir com dificuldade no galho mais alto do abacateiro, e fica lá, fazendo caretas e tirando ondas.

Logo depois, para fazer companhia ao ganso Mané, chegaram Patrick e o galo Ramon. eles olharam para cima, analisaram a situação, deram umas risadinhas, e saíram imponentes, com ar de satisfação. Quando a poeira baixou, o moleque tentou descer por várias vezes e não conseguiu. Fez então um berreiro, gritando desesperado pela mãe, que chegou esbravejando, com um cinto nas mãos. Ela olha para o alto do abacateiro, com certa preocupação e diz: "Pois agora, meu filho, você vai ficar ai por mais um tempo, para aprender a se comportar, e depois nós conversamos. Só mais uma coisa: tome muito cuidado com esse ninho de marimbondo bem acima da sua cabeça",

Candio Domingues
Enviado por Candio Domingues em 31/10/2023
Reeditado em 24/11/2023
Código do texto: T7921431
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.