Memória

Muitas foram as pedras que encontrei em minhas caminhadas.

Tudo foi muito difícil para mim; eu não tive moradia descente, e as vezes nem mesmo tive o básico de uma alimentação. Nunca me abriram portas, as que se abriram...foram elas abertas por mim mesmo.

O que fizeram foi querer me fazer acreditar que os fracos não escrevem suas histórias, que somente os fortes sobrevivem.

Mais eu sempre me perguntei, quem são os fortes, será que são os que tem o poder de mandar e desmandar, ou seria eles os endinheirados.

Essas perguntas me fiz várias vezes; mas descobri que, fortes são os que nunca deixam de lutar e de acreditar que podem ir mais além; esses sim, são os fortes.

Reconheço que para chegar aonde cheguei não foi fácil, foram tantos tropeços, ouve momentos em que pensei não suportar, os tombos foram grandes, alguns deles me fizeram sangrar, mais sempre que caía me levantava. Mesmo sem forças e me arrastando...nunca desisti, sempre segui em frente.

Não podia me entregar, eu sabia que seria mas fácil me levantar quando ainda tinha um pouco de forças, e não esperar ela se acabar para só então tentar reagir; eu tinha consciência de que seria muito mais difícil para mim se deixasse a situação se agravar.

Não estou me queixando de nada, acho que ao descrever toda essa minha trajetória de vida e que coloco em forma de desabafo...só quero com isso levar um pouco de acalento aos corações de quem esteja agora lendo esse texto, e que tenha tido as mesmas dificuldades que eu tive.

Foram muitas as idas e vindas; o fato é que, vi pessoas definhando, outras se entregando aos vícios e a prostituição; eram elas meninas novas e perdidas. Vi mães entregando seus filhos aos cuidados de outros por não terem elas condições financeiras para cuidar de sua criança. Chorei com a dor de um pai sustentando em seus braços o corpo do seu filho já sem vida.

Com tudo isso cheguei a conclusão que, para enfrentar a dura realidade do mundo, temos que ser muito mais que humanos, devemos ser heróis, ou super heróis usando armaduras de ferro e ter um coração blindado, só assim se consegue engolir tanta desigualdade e covardia. Aquele que tiver no peito um coração fraco não consegue ver tudo isso sem ter em seu rosto uma lágrima a rolar.

Para terminar meu raciocínio e por tudo que a vida me ensinou, vejo que, vitoriosos não são simplesmente os que estão no topo da pirâmide, e sim os que lá chegaram com muita luta e que nunca desistiram de tentar.

Poeta Igor Rodrigues Santos
Enviado por Poeta Igor Rodrigues Santos em 16/01/2024
Código do texto: T7977782
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.