HINO Á ROBERTO BARROS

Inesquecível cavalheiro eu por um simples prazer de erguer o teu nome sobre todas as alturas tanto do mar quanto dos céus em que vejo brilhar santifica mente como as mais altas estrelas que nos favorece as luzis que aqui vista na terra se da lugar e nomes a belas pessoas a tua gloria que se ascende como um fabuloso farou de ouro e de luzes sem tilantes que nos enchem os nosso peitos fortes, sadios e guerreiros que como sempre somos adorados por vós e por todos e nos resplende como honra e consagração sobre as melhores miragens de nossas historias e das coisas mais lindas que se fizeram na vida e ficaram como belos filmes de cinemas em que possamos falar dês dos nossos nascimentos que pela a flor da juventude se nasceu um herói que como uma emanação e um foco de luz que nos fez despertar para o novo mundo em que nos encarece e nos faz amar como sempre a linda e a bela historia de um jovem que se conservou na vida entre belos conceitos e passatempo sobre o fruto da sabedoria e a fonte da juventude como se diz que são provas de amor e conceitos de valor que vem como uma bela lição do livro do tesouro da juventude que como um sonho de criança se nasceu e lhe fez homem e que nos faz clamar e esbarrar por cima de tudo e bendito seja a ti que te invocamos sobre os espaços ao limite do homem que lutou sempre na vida como representação sobre as secretas ciências para desvendar a vida no espaço e na terra que não se limitam tanto aos céus, nem tanto ao mar e simplesmente a plena vida e que hoje o teu nome por todo mundo é lembrado como um mito ou um lendário e por sua magnânima benéfica historia que como somos pernambucanos e nascidos de Vitoria uma cidade do interior de pernambuco Brasil chamada de Vitoria de Santo Antão que nos invoca consigo a bela historia do combate do monte das tabocas dos portugueses contra os holandeses após o início da revolta dos habitantes portugueses da Nova Holanda contra o domínio holandês no Brasil, ocorreu a Batalha. Em 3 de agosto de 1645, uma pequena unidade holandesa comandada pelo coronel Haus e pelo capitão Blaer, no cume rochoso de uma colina chamada Monte das Tabocas, a cerca de 50 quilômetros do Recife, encontrou uma força portuguesa de aproximadamente 1 mil homens comandada pelo líder da rebelião, João Fernandes Vieira. As forças armadas holandesas partiram para o ataque porque se consideravam muito mais bem armadas do que os portugueses com os seus camaradas nativos que tinham à sua disposição armas improvisadas como sequente mente se conta a historia e Haus fez um ataque furioso na colina que formava uma fortaleza natural em quatro ocasiões. Embora ele quase tenha conseguido tomar o monte, seus homens foram repelidos com perdas a cada vez. Afinal, os portugueses prometiam liberdade aos escravos negros em seus auxiliares se expulsassem os holandeses. Quando a luta cessou após o pôr do sol e os holandeses provavelmente perderam cerca de 200 da unidade de 700 soldados, eles decidiram recuar para a escuridão. Esta batalha marcou um ponto de virada na batalha a favor dos insurgentes portugueses.

E moras hoje na antiga cidade de Olinda que certamente te invocou também o espirito guerreiro dos portugueses que venceram também os holandeses que se conta uma linda e bela historia chamada de Olinda que foi fundada em 1537 por Duarte Coelho Pereira, primeiro Donatário da Capitania de Pernambuco. O nome da vila, conta a tradição que surgiu de uma expressão de encantamento de Coelho diante da paisagem avistada do alto das colinas que foi linda situação para se fundar uma vila na expulsão dos holandeses da antiga e velha cidade chamada de Olinda e eis adorado e vives hoje sobre esse povoado cercado de ilhas e antigos sítios históricos que nos guardam uma extraordinária e bela historia de um povo que ama a vida e a velha tradição olindense que não cala o silencio da gente porque é sinal de festa e amor no coração de todos e ate do povo recifense que sempre nos guardo com amor profundo o sorriso e o carnaval quente e melhor do mundo quanto o da Bahia e da gente para mostrar como somos ricos e inteligentes sobre um estado que sempre foi contagiante e de belas batalhas desafiantes que ficaram na historia de um povo irradiante que sempre mostrou o orgulho pernambucano que se mostra no sorriso imortal da gente por sermos fortes, artistas e inteligentes com muita honra e tradição sempre guarde remos o teu nome Roberto Vitoriense e Olindense que como mostras bem elevado sobre a mais definida alquimia que nos ensina e fez o homem se reconhecer sobre tanto o ouro da vida quanto a prata que nos consola me nos impulsiona a bela sabedoria e a cor prata é a mais veloz. Assim, a prata também é a cor do dinamismo e do esporte. Embora a cor principal da pompa e do luxo seja o dourado, o prateado também está presente nesses acordes. De acordo com a simbologia, enquanto o ouro simboliza o valor ideal, a prata representa o valor material e bem desemos que as diferencias estejam sobre o teu valor que como um belo escritor mostra-se o teu esplendor e como um artista que fizer-se conhecer vários aspectos da vida fosse coberto de diamantes e nem se tem soma de teu impio amor que nos insola, transforma, conduz, emana, eleva e nos carece de prazer e eis sempre o mesmo como do começo que nasce-se e cresce-se sem monotonias e estais sentado a direita de deus pais e sempre seras lembrado com muita honra e muita gloria eis realmente um senhor de muitas historias que narra-se do fogo serpentino as belas prosas e versos como cartola, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Machado de Assis, Mario de Andrade, Luís, Fernando Veríssimo, José de Alencar, João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa em que tu representa a independência sobre os jovens que no dia 12 de agosto que é o dia nacional que celebra a fase da juventude e a sua importância durante a vida do ser humano.

E assim como senhores dessa bendita região nos consola o teu nome sobre também suas melhores vitorias olímpicas de um jovem que fez da vida uma historia e escola de esportes que lhe fez como o melhor vencedor nos esportes bater o melhor recorde mundial em olimpíadas em ginasticas e maratonas que lhe conservou sobre a melhor forma de se viver e combater os desafios sombreis da vida que se rompe pelo o seu otimismo de ser homem e um visionário sobre os quatro cantos da vida que lhe propôs e lhe fez estudar as melhores maravilhas do mundo em combate sobre a morte que concebemos o teu amor pela vida e teu entusiasmo pela nação em que eis imortal como um anjo e resplendor de felicidades que como sempre permaneces feliz sobre qualquer amargura que se desprende na vida sobre o teu impio amor que nos alucina como os quatros elementos da natureza que lhe semeiam sobre suas forças e energias que contemplamos o teu impio amor pela vida e a natureza que se desprende como chamas de fogo e vira-se em magnânimas passagens que pela vida sempre levasse e ergue-se o teu nome em honra e salvação dos mortos sobre a ilha da ilusão ate a subida bendita do paraíso que procura-se como casa para morar e eis aqui saúde e capacidade sobre todos que vós ama-se e sempre amarais como uma chama bendita que nunca acabara mais e sim vivenciaremos a tua historia sobre a tua gloria que é como fama e gloria brilhante que nos dicionários antigos de nomes eis chamado de Roberto que eis adorado por todos e santificado por deus como fama e gloria brilhante e sempre esta rais presente na velha e maravilhosa historia do mundo entre tuas origens pessoais e tua personalidade nos faz reagir sobre os altares do céu em proclamação da republica que por natureza humana mostra-se superlativo como sempre sobre todas as vidas e modalidades de se viver as melhores dinâmicas que se formulam na vida e se faz o homem ganhar e viver e eis relatividades constantes sobre o grande universo e sobre a vida porque contempla-se a mera dignidade realista de se viver e compreender melhor a vida e seus acasos que não podes viver do desengano e sempre procura-se entender melhor os desafios mais relativos a vida e se consagras sobre as melhores soberanias quanto deus que nos fez dês do começo do mundo que sempre foi onipotente sobre o mundo de ressonância sem fim e eis republicano sobre as Américas tanto do sul quanto do norte que pacifica-se a melhor filosofia americana como melhor afeto de se conhecer e reconhecer a America do norte e de se viver e eis americano em teu valor que mostra-se sobre as marges da vida e do mundo da consciência e puro prazer que eis chocante, soante, pacifico sobre as monotonias de qualquer existências e displicências que não façam progredir o raciocínio humano sobre a terra porque eis adorado por todos, Roberto como sempre sobre este impio valor de palavras como o teu próprio clamar de resplandecência e amor que se codifica sobre a vida como a melhor excelência que esbarra-se sobre as fertilidades da vida e do mundo e que eis inquebrantáveis sobre qualquer benevolência que não mostre o teu valor diante de tuas grandezas que conhece-se o mundo dos jovens e flor eceses junto a juventude como provas que eis supremo, luta-se contra a vida e contra a morte, eis paz e amor sobre todas as insuficiências que se absorvem com teu clamor que te fez magnânimo, magnifico e fantástico sobre as não diferencias que iludem a melhor vida e os proveitos do ser humano no mundo sobre quaisquer conquistas porque possamos junto a ti conservar melhor a vida e o mundo quanto aprendestes em que se vive pra morrer e se morre pra nascer e assim apreendemos e conceituamos o mundo apreendendo com a vida e evoluindo com tua existência em que possamos contemplar o teu valioso nome em nome da pátria, da independência, da proclamação sempre se validamos, vivenciamos e agradecemos pára sempre pelo o teu divino amor.

Por: Roberto Barros