Vanderlei Pinto, conhecido no mundo das artes como Vander, transforma tudo em arte.

Carioca, engenheiro, exerceu suas atividades em Furnas até 1996. Iniciou seu contato com a arte na empresa, através do Curso de Educação do Olhar e Pintura em 1995. Fez curso de história da arte na Faculdade Estácio de Sá e curso de pintura na Escola de Artes Visuais Parque Lage. No Centro de Arte Calouste Gulbenkian, fez o curso de pintura acrílica e outros materiais. Estudou pintura e desenho no Ateliê do Artista Plástico Rosivelt Pinheiro.

Vander se reporta ao artista primordial, resgatando o material usado pelos habitantes das cavernas, utilizando fuligem e cinzas, para expressar através de signos e símbolos contemporâneos, uma escrita própria.

Suas artes já foram mostradas em diversas exposições em Espaços Culturais no Brasil e Exterior. Vander é especialista em trabalhos com uma técnica inédita realizado com fuligem de vela.

O artista deve aspirar para tentar modificar o mundo, deixando de lado sua atividade social ou política, havendo razões artísticas que se desprendem de sua obra. Deste modo, Vander Pinto desvenda-nos a natureza das coisas, a total realidade, na qual se inclui a realidade social.

Hoje se vive a realidade do racionamento e Vander nos traz a possibilidade de uma nova leitura construída sobre uma técnica incomum que resgata materiais primitivos, ou seja, fuligem e as cinzas.

Através do uso de símbolos e de criações inusitadas, sua expressividade é uma questão muito pessoal que é formada em função do mundo que deseja expressar, onde a caótica vivência do momento atual e ponto marcante do seu contexto pictórico. O desejo da abordagem de uma nova interpretação do presente e a necessidade de servir como ponte para esta descoberta, torna o artista não apenas um instrumento transmissor, mas também o principal criador de um belo pano de fundo para exibir o seu conteúdo.

Aqui, Vander nos Apresenta alguns trabalhos, executados por uma técnica onde utiliza chama de vela e lamparina e tinta acrílica sobre tela.

Veja a matéria toda no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=hxHzPxr55bU

Luiz Gonçalves Martins
Enviado por Luiz Gonçalves Martins em 08/03/2024
Reeditado em 08/03/2024
Código do texto: T8015457
Classificação de conteúdo: seguro