Você sabe o significado da expressão "Rodar a Baian" e como ela se tornou popular?

Eu decidi escrever sobre expressões populares que fazem parte do nosso dia a dia e que muitas vezes não imaginamos como surgiram e, muitas vezes, nem mesmo o que significam.

A primeira da série é a expressão “Rodar a Baiana!

A expressão "rodar a baiana" remonta a uma época em que as baianas de acarajé rodavam suas saias para chamar atenção e vender seus quitutes. Nos dias atuais, essa expressão pode ser interpretada de diversas formas, mas geralmente é usada para indicar alguém que está perdendo a paciência, agindo de forma exaltada ou provocando confusão. Em uma sociedade cada vez mais polarizada e cheia de tensões, é importante buscar formas mais pacíficas e construtivas de lidar com os conflitos, evitando "rodar a baiana" e agir de forma impulsiva e agressiva. É preciso promover o diálogo, o respeito e a empatia para construir um ambiente mais harmonioso e justo.

Uma possível origem da expressão "rodar a baiana" remonta ao início do século 20, durante os desfiles de Carnaval no Rio de Janeiro. Segundo essa versão, a expressão era utilizada para descrever um escândalo público. Alguns malandros costumavam beliscar as moças durante os desfiles, até que capoeiristas começaram a se vestir de baianas para protegê-las. Assim, quando alguém tentava assediar uma moça, levava um golpe de capoeira e via apenas a "baiana rodar", sem entender o que estava acontecendo.

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 19/04/2024
Reeditado em 19/04/2024
Código do texto: T8044868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.