Expressão popular "Amigo da Onça"

No contexto atual, a expressão "Amigo da Onça" continua sendo muito utilizada para descrever aquelas pessoas falsas e traiçoeiras que se passam por amigos, mas que na verdade estão apenas esperando a oportunidade certa para dar o bote ou trair. Infelizmente, nos dias de hoje, essa realidade parece ser ainda mais evidente, com o aumento das relações superficiais e interesseiras em meio às redes sociais e à busca pelo sucesso a qualquer custo. É importante, portanto, manter-se atento e valorizar as verdadeiras amizades, aquelas construídas com sinceridade, lealdade e reciprocidade, para não cair nas artimanhas do falso "amigo da Onça".

Talvez você não saiba Amigo da Onça foi um personagem criado pelo chargista Andrade Maranhão para a revista O Cruzeiro. A charge circulou de 1943 a 1961 e se tratava sobre uma pessoa que sempre dava um jeito de levar vantagem sobre as outras, colocando seus amigos em situações embaraçosas. Você conhece algum ou alguns “Amigo da Orça” na sua vida?

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 19/04/2024
Código do texto: T8044869
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.