Desiderata (*)
 

1655699.png
 

Viva em paz no meio do barulho e da pressa, e lembre-se de que há paz no silêncio. 

 

Tente, na medida do possível, manter boas relações com todas as pessoas. Fale a sua verdade de maneira tranquila e clara; e ouça os outros, mesmo os maçantes e ignorantes; eles também têm sua história. 

 

Evite pessoas barulhentas e agressivas, elas são irritações para o espírito. 

 

Se você se comparar com os outros, pode se tornar vaidoso e amargo; pois sempre haverá pessoas maiores e menores do que você. 

 

Aprecie suas conquistas assim como seus planos. Mantenha-se interessado em sua própria carreira, por mais humilde que ela seja; é uma posse real nos fortes mutáveis do tempo. 

 

Tome cuidado em seus negócios; pois o mundo está cheio de trapaças. Mas não permita que isso o cegue para a virtude que existe; muitas pessoas se esforçam por ideias nobres; e em todos os lugares a vida é cheia de heroísmo. 

 

Seja você mesmo. Especialmente, não finja afeto. Não seja cínico em relação ao amor; pois diante de toda aridez e desilusão, ele é perene como a grama. 

 

E aceite com amabilidade o conselho dos anos, entregando graciosamente as coisas da juventude. 

 

Nutra a força do espírito para protegê-lo nos inesperados infortúnios. Mas não se aflija com imaginações. 

 

Muitos medos nascem do cansaço e da solidão. 

 

Além de uma disciplina saudável, seja gentil com você mesmo. Você é filho do universo, assim como as árvores e as estrelas; você tem o direito de estar aqui. E seja claro ou não para você, sem dúvida o universo está se desenrolando como deveria. 

 

Portanto, esteja em paz com Deus, seja ele como você o concebe, e sejam quais forem seus trabalhos e aspirações, no meio da confusão barulhenta da vida, mantenha a paz com sua alma. 

 

Com todas as suas falsidades, trabalhos pesados e sonhos frustrados, ainda é um mundo belo. Tenha cuidado. 

Esforce-se para ser feliz.

 

Max Ehrmann.

 

                                  ********

 

 

Max Ehrmann (1872-1945) foi um escritor e advogado americano. Ele nasceu em Terre Haute, Indiana, e estudou direito na Universidade de Harvard. Embora tenha trabalhado como advogado durante a maior parte de sua vida, Ehrmann também tinha um interesse e talento pela escrita.

 

Ehrmann é mais conhecido por seu poema "Desiderata", que foi escrito em 1927, mas só ganhou popularidade após sua morte. O poema oferece conselhos e reflexões sobre a vida, e sua mensagem de paz, aceitação e busca pela felicidade ressoou com muitas pessoas ao longo dos anos.

 

Embora Ehrmann tenha escrito outros trabalhos, incluindo ensaios e poesias, "Desiderata" é sua obra mais famosa e duradoura. O poema continua a ser apreciado e compartilhado até os dias de hoje.

                                *******

(*) Aquilo que é objeto de desejo, ambição, vontade, anseio; aspiração: seu único desiderato era ser feliz. Etimologia (origem da palavra desiderato). Do latim desideratum; do verbo latino desiderare. 

 

                                 *******